Quem Trouxe O Petit Gateau Para O Brasil

Reza January 9, 2022
Chef JPB ensina a fazer Petit Gateau; veja receita Paraíba G1

Introdução

O petit gateau, também conhecido como petit gâteau, é uma sobremesa francesa que se popularizou em diversos países do mundo, inclusive no Brasil. O doce é conhecido por sua casca crocante e recheio cremoso, geralmente de chocolate. Mas afinal, quem trouxe o petit gateau para o Brasil?

História do petit gateau

O petit gateau foi criado na França no século XVIII. A receita original era um bolo de chocolate que era cozido por fora e mantido líquido por dentro. A sobremesa ficou conhecida como “fondant au chocolat” e se popularizou em todo o país. No entanto, o petit gateau como conhecemos hoje foi criado acidentalmente pelo chef francês Michel Bras, em 1981. Ele deixou um bolo de chocolate no forno por tempo demais e descobriu que o resultado final era uma casca crocante e um interior cremoso. A partir daí, o petit gateau se tornou uma das sobremesas mais populares em restaurantes franceses e se espalhou pelo mundo. Hoje, é possível encontrar o doce em diversos países, inclusive no Brasil.

Petit gateau no Brasil

O petit gateau chegou ao Brasil na década de 1990, trazido por restaurantes franceses que se instalaram no país. O doce conquistou rapidamente os brasileiros e logo se tornou uma das sobremesas mais pedidas nos restaurantes. No entanto, não se sabe ao certo quem foi o responsável por trazer o petit gateau para o Brasil. Diversos chefs franceses abriram restaurantes no país na década de 1990, como Erick Jacquin, Claude Troisgros e Laurent Suaudeau, e todos eles serviam o doce em seus cardápios. Outros chefs brasileiros também contribuíram para a popularização do petit gateau no país. Um dos mais conhecidos é Alex Atala, que incluiu o doce em seu cardápio no restaurante D.O.M., em São Paulo.

Conclusão

Embora não seja possível afirmar com certeza quem trouxe o petit gateau para o Brasil, é indiscutível que o doce se tornou uma das sobremesas mais populares do país. Hoje, é possível encontrar o petit gateau em restaurantes de diversas regiões do Brasil, seja em sua versão clássica de chocolate ou em outras variações de sabores.

FAQs

1. Qual é a diferença entre petit gateau e fondant au chocolat?

Embora os dois sejam feitos com massa de chocolate e possuam um recheio cremoso, o petit gateau é caracterizado por sua casca crocante e interior derretido, enquanto o fondant au chocolat é um bolo com uma consistência mais macia e uniforme.

2. O petit gateau é uma sobremesa difícil de fazer em casa?

Embora seja uma sobremesa que requer um pouco de técnica, é possível fazer o petit gateau em casa com um pouco de prática. Existem diversas receitas disponíveis na internet que ensinam a preparar a sobremesa passo a passo.

For more information, please click the button below.

3. O petit gateau é uma sobremesa saudável?

Não, o petit gateau é uma sobremesa calórica e rica em açúcar e gordura, o que o torna uma opção pouco saudável. No entanto, como todas as sobremesas, é possível aproveitar o petit gateau de vez em quando, desde que seja consumido com moderação.

Related video of quem trouxe o petit gateau para o brasil

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait