Quem Tomaria Essa Decisão Em Esparta E Em Atenas

Reza November 21, 2021
2 Esparta e Atenas YouTube

Para entender quem tomaria decisões em Esparta e em Atenas, é importante primeiro entender a diferença entre essas duas cidades-estado gregas.

Esparta

Esparta era uma cidade-estado situada na região do Peloponeso, na Grécia Antiga. Seu sistema político era uma oligarquia militar, onde apenas os homens que haviam passado por um rigoroso treinamento militar, conhecido como agoge, tinham direito a voto e a participar das decisões políticas da cidade.

O Conselho dos Anciãos, conhecido como Gerúsia, era composto por 28 homens com idade superior a 60 anos, que eram eleitos pelos cidadãos e ocupavam o cargo vitalício. Eles eram responsáveis por tomar as principais decisões políticas e militares da cidade.

Além disso, Esparta tinha dois reis hereditários, que eram responsáveis por liderar o exército em tempos de guerra, mas não tinham poder político significativo.

Atenas

Atenas, por outro lado, era uma democracia direta, onde todos os cidadãos do sexo masculino com mais de 18 anos tinham direito a voto e poderiam participar das assembleias políticas da cidade. Assembleias ocorriam regularmente e as decisões eram tomadas por maioria de votos.

Além disso, Atenas tinha o Conselho dos Quinhentos, conhecido como Bulé, que era responsável por preparar propostas de leis e supervisionar a execução das decisões tomadas pela assembleia. Os membros do Conselho eram escolhidos por sorteio e serviam por um ano.

For more information, please click the button below.

Por fim, havia os tribunais, onde os cidadãos podiam julgar casos civis e criminais. Os júris eram compostos por um grande número de cidadãos, escolhidos por sorteio.

Quem tomaria decisões em Esparta e em Atenas

Como podemos ver, os sistemas políticos de Esparta e Atenas eram bastante diferentes. Em Esparta, as principais decisões políticas eram tomadas pelo Conselho dos Anciãos, enquanto em Atenas as decisões eram tomadas pela assembleia, com a ajuda do Conselho dos Quinhentos.

Em Esparta, apenas os homens que haviam passado pelo treinamento militar tinham direito a voto e a participar das decisões políticas. Isso significa que a maioria da população não tinha voz nas decisões políticas da cidade.

Em Atenas, por outro lado, todos os cidadãos do sexo masculino com mais de 18 anos tinham direito a voto e podiam participar das assembleias e tribunais. Isso significa que as decisões políticas eram tomadas por uma maioria da população, o que tornava Atenas uma democracia direta.

Conclusão

Em suma, em Esparta as principais decisões políticas eram tomadas pelo Conselho dos Anciãos, enquanto em Atenas as decisões eram tomadas pela assembleia, com a ajuda do Conselho dos Quinhentos. Em Esparta, apenas os homens que haviam passado pelo treinamento militar tinham direito a voto e a participar das decisões políticas, enquanto em Atenas todos os cidadãos do sexo masculino com mais de 18 anos tinham direito a voto e podiam participar das assembleias e tribunais.

FAQs

1. Qual era o sistema político de Esparta?

Esparta era uma oligarquia militar, onde apenas os homens que haviam passado por um rigoroso treinamento militar tinham direito a voto e a participar das decisões políticas da cidade.

2. Como eram tomadas as decisões políticas em Atenas?

As decisões políticas em Atenas eram tomadas pela assembleia, com a ajuda do Conselho dos Quinhentos, em um sistema de democracia direta. Todos os cidadãos do sexo masculino com mais de 18 anos tinham direito a voto e podiam participar das assembleias e tribunais.

3. Quem eram os membros do Conselho dos Anciãos em Esparta?

O Conselho dos Anciãos, conhecido como Gerúsia, era composto por 28 homens com idade superior a 60 anos, que eram eleitos pelos cidadãos e ocupavam o cargo vitalício. Eles eram responsáveis por tomar as principais decisões políticas e militares da cidade.

Related video of quem tomaria essa decisão em esparta e em atenas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait