Quem Tem Tatuagem Pode Doar Sangue?

Reza February 6, 2022
Por que pessoas com tatuagem não podem doar sangue?

A doação de sangue é um ato de solidariedade e amor ao próximo que pode salvar vidas. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quem pode ou não doar sangue. Uma das perguntas mais comuns é se quem tem tatuagem pode doar sangue.

O que é uma tatuagem?

Antes de responder à pergunta central, é importante entender o que é uma tatuagem. Segundo o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), “tatuagem é a introdução de pigmento na pele por meio de agulhas”. É um processo que pode levar algumas horas, dependendo do tamanho e complexidade do desenho.

Por que a tatuagem pode ser um problema para a doação de sangue?

Uma das principais preocupações com relação à tatuagem e a doação de sangue é a possibilidade de transmissão de doenças infecciosas. Como a tatuagem envolve a introdução de agulhas na pele, há um risco potencial de contaminação pelo vírus da hepatite C e pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), entre outros.

Além disso, a tatuagem pode causar uma reação inflamatória na pele que pode levar a infecções. Se a pessoa doar sangue logo após fazer uma tatuagem, ela pode estar com uma infecção não detectada no momento da doação, o que pode colocar em risco a saúde do receptor do sangue.

Quem tem tatuagem pode doar sangue?

A resposta para essa pergunta é: depende. Atualmente, o Ministério da Saúde permite a doação de sangue por pessoas que fizeram tatuagem ou piercing desde que cumpram alguns requisitos. São eles:

  • A tatuagem ou piercing deve ter sido feito em um estabelecimento regulamentado pela Vigilância Sanitária;
  • O procedimento deve ter sido realizado há mais de 12 meses;
  • A pessoa não pode apresentar nenhum sinal ou sintoma de doenças infecciosas;
  • A pessoa não pode ter feito uso de drogas injetáveis ou ter tido relações sexuais sem proteção nos últimos 12 meses.

Se a pessoa que tem tatuagem ou piercing cumprir esses requisitos, ela pode doar sangue sem problemas. No entanto, é importante lembrar que cada caso é único e que a decisão final sobre a aceitação ou não da doação de sangue cabe aos profissionais de saúde que realizam o processo.

For more information, please click the button below.

Como é feita a triagem antes da doação de sangue?

Antes de realizar a doação de sangue, a pessoa deve passar por uma triagem para avaliar se ela está apta a doar. Essa triagem inclui uma entrevista com um profissional de saúde que irá verificar se a pessoa atende aos requisitos para doação de sangue.

Entre as perguntas que são feitas na entrevista estão:

  • Se a pessoa teve alguma doença nos últimos dias ou semanas;
  • Se a pessoa tomou algum medicamento recentemente;
  • Se a pessoa teve febre ou infecção nos últimos dias;
  • Se a pessoa teve contato com alguém que teve doenças infecciosas;
  • Se a pessoa teve relações sexuais sem proteção nos últimos 12 meses;
  • Se a pessoa fez uso de drogas injetáveis nos últimos 12 meses;
  • Se a pessoa fez tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses.

Se a pessoa responder positivamente a alguma dessas perguntas, ela não poderá doar sangue naquele momento. Caso contrário, ela poderá prosseguir para a próxima etapa, que inclui a coleta de uma pequena amostra de sangue para fazer alguns testes preliminares.

Conclusão

Em resumo, quem tem tatuagem pode doar sangue desde que cumpra alguns requisitos, como ter feito a tatuagem em um estabelecimento regulamentado pela Vigilância Sanitária e ter passado pelo menos 12 meses desde o procedimento. É importante lembrar que a decisão final sobre a aceitação ou não da doação de sangue cabe aos profissionais de saúde que realizam o processo.

FAQs

1) A pessoa que tem tatuagem pode doar sangue se ela fizer a tatuagem em casa?

Não. A pessoa que fez a tatuagem em casa ou em um estabelecimento não regulamentado pela Vigilância Sanitária não pode doar sangue, pois há um risco maior de contaminação por doenças infecciosas.

2) A pessoa que tem piercing pode doar sangue?

Sim, desde que cumpra os mesmos requisitos que a pessoa que tem tatuagem, ou seja, ter feito o piercing em um estabelecimento regulamentado pela Vigilância Sanitária e ter passado pelo menos 12 meses desde o procedimento.

3) A pessoa que tem tatuagem ou piercing pode ser impedida de doar sangue mesmo cumprindo todos os requisitos?

Sim, isso pode acontecer em casos específicos em que a pessoa apresenta algum sinal ou sintoma de doenças infecciosas ou não está em condições físicas adequadas para realizar a doação de sangue.

Related video of quem tem tatuagem pode doar sangue

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait