Quem Pode Tomar Santa Ceia Na Igreja Evangélica

Reza March 11, 2023
Catedral da Salvação Santa Ceia 10/07 ¨ A Mesa do Senhor

Introdução

A santa ceia é um dos sacramentos mais importantes da igreja evangélica. Ela simboliza a morte e a ressurreição de Jesus Cristo e é uma forma de comunhão com o corpo de Cristo. No entanto, existe uma questão importante que muitas pessoas têm dúvidas: quem pode tomar a santa ceia na igreja evangélica?

Quem pode tomar a santa ceia?

A resposta para essa pergunta pode variar de acordo com a denominação da igreja evangélica, mas existem algumas diretrizes gerais que podem ser seguidas. Em geral, a santa ceia é reservada para membros da igreja, mas isso não significa que não haja exceções. Aqui estão algumas possíveis respostas para a pergunta “quem pode tomar a santa ceia na igreja evangélica”:

1. Apenas membros da igreja

Algumas denominações evangélicas acreditam que apenas membros da igreja devem tomar a santa ceia. Isso significa que apenas aqueles que passaram por um processo de filiação e foram aceitos como membros podem participar da comunhão. Essa visão é baseada em 1 Coríntios 11:27-29, que diz: “Portanto, qualquer que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice; porque aquele que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.” Essa passagem bíblica é interpretada por algumas denominações como uma indicação de que apenas aqueles que são membros da igreja e vivem em comunhão com os outros membros devem tomar a santa ceia. A ideia é que a comunhão só pode ser verdadeira e significativa quando é compartilhada entre irmãos e irmãs na fé.

2. Qualquer pessoa pode tomar a santa ceia

Outras denominações evangélicas acreditam que a santa ceia é um sacramento aberto a todos os cristãos, independentemente de serem membros da igreja ou não. Essa visão é baseada em passagens bíblicas como 1 Coríntios 10:16-17, que diz: “O cálice de bênção que abençoamos, não é ele a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é ele a comunhão do corpo de Cristo? Visto que há um só pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo; porque todos participamos do mesmo pão.” Essa passagem é interpretada por algumas denominações como uma indicação de que a comunhão é aberta a todos os cristãos que creem em Jesus Cristo como seu salvador. A ideia é que a santa ceia é um momento de comunhão com o próprio Cristo e com todos os outros cristãos, independentemente de sua afiliação denominacional.

3. Crianças e jovens também podem tomar a santa ceia

Algumas denominações evangélicas permitem que crianças e jovens também tomem a santa ceia, desde que tenham recebido instrução adequada e compreendam o significado da comunhão. Essa visão é baseada em passagens bíblicas como Mateus 19:13-15, que diz: “Então lhe trouxeram algumas crianças para que pusesse as mãos sobre elas e orasse; mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, disse: Deixai as crianças, e não as impeçais de virem a mim, porque de tais é o reino dos céus.” Essa passagem é interpretada por algumas denominações como uma indicação de que as crianças também são bem-vindas na comunhão com Cristo. A ideia é que a santa ceia é um momento de união com o corpo de Cristo e que as crianças e jovens também fazem parte desse corpo.

Por que a igreja evangélica tem diferentes visões sobre quem pode tomar a santa ceia?

A razão pela qual diferentes denominações evangélicas têm diferentes visões sobre quem pode tomar a santa ceia é que não há uma resposta clara e objetiva nas escrituras. A Bíblia dá diretrizes gerais sobre a comunhão, mas não especifica quem pode ou não pode participar da santa ceia. Além disso, a igreja evangélica é uma comunidade diversa, com diferentes tradições e interpretações teológicas. Isso significa que cada denominação tem sua própria abordagem para a comunhão e pode ter diferentes visões sobre quem pode participar da santa ceia.

For more information, please click the button below.

Conclusão

Em resumo, a resposta para a pergunta “quem pode tomar a santa ceia na igreja evangélica” pode variar de acordo com a denominação. Algumas igrejas acreditam que apenas membros da igreja devem tomar a comunhão, enquanto outras acreditam que a santa ceia é um sacramento aberto a todos os cristãos. Algumas denominações também permitem que crianças e jovens participem da comunhão, desde que estejam devidamente instruídos. Independentemente da visão da igreja sobre quem pode tomar a santa ceia, é importante lembrar que a comunhão é um momento sagrado de união com o corpo de Cristo. Devemos sempre nos aproximar da mesa da comunhão com humildade, reverência e gratidão pelo sacrifício de Cristo.

Perguntas frequentes

1. A igreja evangélica é a única que tem a santa ceia?

Não, outras denominações cristãs, como a católica, também celebram a santa ceia, que é conhecida como Eucaristia ou comunhão.

2. É necessário ser batizado para tomar a santa ceia na igreja evangélica?

Isso depende da visão da igreja. Algumas denominações exigem que os participantes da comunhão sejam batizados, enquanto outras não têm essa exigência.

3. Qual é o significado da santa ceia na igreja evangélica?

A santa ceia é um sacramento que simboliza a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. O pão simboliza o corpo de Cristo e o vinho simboliza o sangue de Cristo. É um momento de comunhão com o corpo de Cristo e de lembrança do sacrifício que ele fez por nós na cruz.

Related video of quem pode tomar santa ceia na igreja evangélica

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait