Quem Eram Os Publicanos No Tempo De Jesus

Reza September 17, 2022
III NOTÍCIAS HISTÓRICAS Publicanos AELA Associação Espírita Luz

No tempo de Jesus, os publicanos eram uma classe social muito mal vista pela sociedade judaica. Eles eram coletadores de impostos, cobrando taxas sobre bens e serviços que eram pagos ao Império Romano. Como os romanos eram considerados inimigos pelos judeus, os publicanos, por extensão, eram vistos como traidores.

A origem dos publicanos

Os publicanos surgiram na época do Império Romano, quando o governo precisava de uma forma de arrecadar impostos dos territórios conquistados. Eles eram judeus que se ofereciam para trabalhar como cobradores de impostos em nome do Império Romano. Em troca, eles receberiam uma porcentagem dos impostos arrecadados, o que os tornava muito ricos.

Os publicanos eram vistos como uma classe social inferior na sociedade judaica, já que eles trabalhavam para o inimigo romano. Além disso, muitos publicanos eram acusados de cobrar mais impostos do que o devido, enriquecendo às custas do povo.

A relação de Jesus com os publicanos

Apesar da má reputação dos publicanos, Jesus não os desprezava. Pelo contrário, ele frequentemente se associava com eles, o que chocava os fariseus e outros líderes religiosos da época.

Um exemplo disso é a história de Levi, um publicano que se tornou discípulo de Jesus. Em Lucas 5:27-32, Jesus encontra Levi sentado em sua coletoria de impostos e o convida para seguir seus passos. Levi aceita o convite e, em seguida, organiza um banquete para Jesus em sua casa, convidando outros publicanos e pecadores para a festa.

Os fariseus ficam escandalizados com a presença de Jesus em uma festa com publicanos e pecadores e questionam seus discípulos sobre isso. Jesus responde dizendo que ele veio para chamar os pecadores ao arrependimento e não os justos.

For more information, please click the button below.

O arrependimento de Zacarias

Outro exemplo da relação de Jesus com os publicanos é a história de Zacarias, narrada em Lucas 19:1-10. Zacarias era um chefe de coletoria de impostos e rico, mas também era visto como um pecador. Ele ouve falar de Jesus e decide subir em uma árvore para ver o Mestre passar.

Quando Jesus chega ao local e vê Zacarias na árvore, ele o chama pelo nome e diz que irá jantar em sua casa. Zacarias fica surpreso e feliz com a visita de Jesus e promete devolver tudo o que havia roubado, além de dar metade de seus bens aos pobres.

Essa história mostra que, mesmo sendo um publicano e um pecador, Zacarias conseguiu se arrepender e mudar de vida após o encontro com Jesus.

Conclusão

Os publicanos eram uma classe social muito mal vista na época de Jesus, já que eles trabalhavam para o inimigo romano e eram acusados de cobrar mais impostos do que o devido. No entanto, Jesus não os desprezava e frequentemente se associava com eles, mostrando que todos são dignos do amor e do perdão de Deus.

FAQs

1. Por que os publicanos eram vistos como traidores?

Os publicanos eram vistos como traidores porque eles trabalhavam para o Império Romano, que era visto como um inimigo pelos judeus. Além disso, muitos publicanos eram acusados de cobrar mais impostos do que o devido, enriquecendo às custas do povo.

2. Por que Jesus se associava com os publicanos?

Jesus se associava com os publicanos porque ele acreditava que todos são dignos do amor e do perdão de Deus, independentemente de sua posição social. Ele queria mostrar que o reino de Deus é para todos, inclusive para os que são vistos como pecadores pela sociedade.

3. Como os publicanos se arrependiam de seus pecados?

Assim como qualquer pessoa, os publicanos se arrependiam de seus pecados ao reconhecerem suas falhas e pedirem perdão a Deus. A história de Zacarias, por exemplo, mostra que ele se arrepende após o encontro com Jesus e decide devolver tudo o que havia roubado, além de dar metade de seus bens aos pobres.

Related video of quem eram os publicanos no tempo de jesus

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait