Quem Era Nicodemos Na Bíblia

Reza October 29, 2022
Bible Fun For Kids Nicodemus
Nicodemos foi um personagem importante no Novo Testamento da Bíblia. Ele é mencionado três vezes no Evangelho de João e é descrito como um líder dos fariseus e um membro do Sinédrio, o conselho judaico supremo da época.

O encontro de Nicodemos com Jesus

A primeira vez que Nicodemos é mencionado na Bíblia é em João 3. Ele procura Jesus à noite e começa a conversar com ele. Nicodemos reconhece que Jesus é um professor de Deus, porque ninguém poderia fazer os sinais que ele fez se Deus não estivesse com ele. Jesus respondeu a Nicodemos com uma das citações mais famosas da Bíblia: “Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3). Nicodemos não entendeu o que Jesus queria dizer com isso e perguntou como um homem pode nascer de novo quando já é velho. Jesus explicou que ele não estava falando de um novo nascimento físico, mas de um renascimento espiritual, em que alguém se torna um filho de Deus através da fé em Jesus. Nicodemos ficou surpreso com a resposta de Jesus e perguntou como isso poderia acontecer. A resposta de Jesus foi outra citação famosa: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Nicodemos defende Jesus no Sinédrio

A segunda vez que Nicodemos é mencionado na Bíblia é em João 7:50-51. Durante uma discussão no Sinédrio sobre se Jesus deveria ser preso, Nicodemos defendeu Jesus. Ele perguntou aos outros líderes judeus se era justo condenar alguém antes de ouvir o que ele tinha a dizer. Os outros líderes judeus zombaram de Nicodemos e o ridicularizaram, perguntando se ele também era um seguidor de Jesus. Mas Nicodemos não se intimidou e continuou a defender o que ele achava ser justo.

Nicodemos ajuda a enterrar Jesus

A terceira e última vez que Nicodemos é mencionado na Bíblia é em João 19:39-42. Depois que Jesus foi crucificado, Nicodemos se juntou a José de Arimateia para ajudar a enterrar o corpo de Jesus. Eles envolveram o corpo com especiarias e o colocaram em um sepulcro novo. Nicodemos é lembrado na história da Bíblia como alguém que procurou Jesus em busca de respostas e que teve a coragem de defendê-lo diante de seus colegas líderes judeus. Ele também foi um dos poucos que ajudaram a enterrar Jesus após sua crucificação.

Conclusão

Nicodemos desempenhou um papel importante na história da Bíblia. Ele era um líder religioso judeu que procurou Jesus em busca de respostas e teve a coragem de defender o que ele achava ser justo diante de seus colegas líderes judeus. Nicodemos também ajudou a enterrar o corpo de Jesus após sua crucificação. Embora Nicodemos não seja tão conhecido quanto outros personagens bíblicos, sua história nos ensina a sermos corajosos ao defender o que acreditamos ser justo e a procurar respostas para nossas perguntas mais profundas na vida.

FAQs

Quem eram os fariseus?

Os fariseus eram um grupo de líderes religiosos judeus que seguiam a lei e as tradições judaicas rigorosamente. Eles eram conhecidos por sua interpretação estrita da lei e por se oporem a Jesus e seus ensinamentos.

O que é o Sinédrio?

O Sinédrio era o conselho judaico supremo da época de Jesus. Era composto por líderes religiosos judeus e era responsável por tomar decisões importantes sobre a lei e a religião judaica.

For more information, please click the button below.

Qual é a importância da citação “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito”?

Essa citação, encontrada em João 3:16, é considerada uma das mais importantes da Bíblia porque resume o evangelho ou as boas novas de Jesus. Ela ensina que Deus amou o mundo o suficiente para sacrificar seu próprio Filho para que todos aqueles que acreditam nele possam ter a vida eterna. É uma expressão do amor e da graça de Deus para com a humanidade.

Related video of quem era nicodemos na biblia

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait