Quem Criou O Handebol E Em Que Ano?

Reza December 15, 2021
Handebol

O handebol é um esporte de origem europeia que surgiu no início do século XX. Foi criado por um professor de educação física chamado Karl Schelenz, na cidade de Berlim, na Alemanha, em 1919. Schelenz adaptou as regras do antigo jogo dinamarquês de “håndbold” para criar o handebol moderno.

Origens do håndbold dinamarquês

O håndbold dinamarquês era um jogo coletivo semelhante ao handebol, que era praticado em escolas e clubes esportivos da Dinamarca. A palavra “håndbold” significa “bola de mão” em dinamarquês, e o jogo era jogado com as mãos, em vez de com os pés, como no futebol.

O håndbold dinamarquês era jogado em um campo de grama, com dois times de sete jogadores cada. O objetivo era marcar gols no gol do adversário, que tinha cerca de 1,5 metro de largura e 1,8 metro de altura. O jogo era rápido e físico, e os jogadores usavam táticas e estratégias para superar seus adversários.

A criação do handebol moderno

Em 1919, Karl Schelenz, um professor de educação física alemão, estava procurando um novo esporte para seus alunos jogarem durante o inverno. Ele decidiu adaptar as regras do håndbold dinamarquês para criar um novo jogo que pudesse ser jogado em quadras cobertas.

Para isso, Schelenz reduziu o número de jogadores de sete para seis, o tamanho da bola e do campo e criou novas regras para o jogo. Ele também adicionou um gol maior e uma área de goleiro, que não existia no håndbold dinamarquês.

O handebol moderno foi jogado pela primeira vez em uma competição oficial em Berlim, em 1925. A partir daí, o esporte se espalhou rapidamente pela Europa, sendo incluído nos Jogos Olímpicos pela primeira vez em 1936, em Berlim.

For more information, please click the button below.

Regras do handebol moderno

O handebol moderno é jogado em uma quadra retangular de 40×20 metros, com duas equipes de sete jogadores cada. O objetivo do jogo é marcar gols no gol adversário, que mede 2×3 metros. O jogo dura 60 minutos, divididos em dois tempos de 30 minutos cada, com um intervalo de 10 a 15 minutos.

Algumas das regras mais importantes do handebol incluem:

  • Os jogadores não podem tocar a bola com os pés ou as pernas;
  • O goleiro é o único jogador que pode tocar a bola com os pés dentro da área de gol;
  • Os jogadores não podem segurar a bola por mais de três segundos;
  • Os jogadores não podem dar mais de três passos sem quicar a bola no chão;
  • Os jogadores não podem entrar na área de gol adversária;
  • O jogo começa com um lançamento do meio da quadra;
  • Os jogadores podem substituir uns aos outros a qualquer momento durante o jogo.

Conclusão

O handebol é um esporte emocionante e dinâmico que tem suas raízes no håndbold dinamarquês do início do século XX. Foi criado por Karl Schelenz em 1919, na cidade de Berlim, na Alemanha, e rapidamente se espalhou pela Europa, sendo incluído nos Jogos Olímpicos pela primeira vez em 1936. Desde então, o handebol se tornou um esporte popular em todo o mundo, com milhões de jogadores e fãs em todos os continentes.

FAQs

1. O handebol é um esporte olímpico?

Sim, o handebol é um esporte olímpico desde os Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim. Atualmente, o handebol é disputado tanto por homens quanto por mulheres nas Olimpíadas.

2. Em quantos países o handebol é praticado?

O handebol é praticado em mais de 150 países em todo o mundo, com milhões de jogadores e fãs em todos os continentes. O esporte é especialmente popular na Europa, onde é jogado em todos os níveis, desde escolas até ligas profissionais.

3. Qual é o time de handebol mais bem sucedido do mundo?

O time de handebol mais bem sucedido do mundo é a seleção masculina da França, que ganhou quatro títulos mundiais e três medalhas de ouro olímpicas. A seleção feminina da Noruega também é muito bem sucedida, com quatro títulos mundiais e duas medalhas de ouro olímpicas.

Related video of quem criou o handebol e em que ano

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait