Quem Citou Atlântida Pela Primeira Vez?

Reza September 30, 2021
The Lost City of Atlantis and 5 Other Lost Worlds

Atlântida é uma cidade lendária que, segundo as histórias, foi perdida no oceano. Ela já foi mencionada em diversas obras literárias e filosóficas desde a Antiguidade até os dias de hoje. Mas quem a citou pela primeira vez?

O mito de Atlântida

Antes de respondermos a essa pergunta, é importante entendermos um pouco mais sobre o mito de Atlântida e sua origem.

Segundo Platão, um filósofo grego que viveu no século IV a.C., Atlântida era uma cidade-estado avançada e poderosa localizada além das Colunas de Hércules, onde hoje se encontra o Estreito de Gibraltar. A cidade teria sido fundada pelo deus Posídon e seus descendentes viveram lá por gerações.

Porém, a cidade se tornou corrupta e arrogante, o que levou os deuses a castigá-la com um terremoto e um grande dilúvio que a engoliu completamente. Apenas alguns poucos sobreviventes teriam escapado da catástrofe.

Platão mencionou a história de Atlântida em dois de seus diálogos, o “Timeu” e o “Crítias”. Esses diálogos foram escritos por volta de 360 a.C. e são considerados como alguns dos primeiros registros escritos do mito de Atlântida.

Outras menções a Atlântida na Antiguidade

Além de Platão, outros escritores da Antiguidade mencionaram a lenda de Atlântida em suas obras. Entre eles, podemos citar:

For more information, please click the button below.
  • Heródoto: historiador grego que viveu no século V a.C. Ele mencionou em seu livro “Histórias” que os egípcios tinham conhecimento de uma ilha chamada Atlântida que teria sido destruída por um desastre natural.
  • Diodoro Sículo: historiador grego que viveu no século I a.C. Em sua obra “Biblioteca Histórica”, ele descreve uma ilha chamada Atlântida que ficava além das Colunas de Hércules e que teria sido inundada pelo mar.
  • Plutarco: historiador grego que viveu no século I d.C. Ele mencionou a lenda de Atlântida em seu livro “Vidas Paralelas”, comparando a cidade perdida com a cidade de Roma.

Menções a Atlântida na literatura e cultura popular

Além das referências na Antiguidade, a lenda de Atlântida também foi mencionada em diversas obras literárias e na cultura popular ao longo dos séculos.

Entre os autores que mencionaram Atlântida em suas obras, podemos citar:

  • Francis Bacon: filósofo inglês que viveu no século XVI. Ele mencionou Atlântida em seu livro “A Nova Atlântida”, que descreve uma ilha utópica.
  • Voltaire: escritor francês que viveu no século XVIII. Em seu livro “Micrômegas”, ele descreve um gigante que visitou a Terra e mencionou a lenda de Atlântida.
  • Júlio Verne: escritor francês que viveu no século XIX. Em seu livro “Vinte Mil Léguas Submarinas”, ele descreve uma expedição ao fundo do mar em busca de Atlântida.

Além disso, a lenda de Atlântida também inspirou filmes, séries, jogos e outras obras da cultura popular, como o filme “Atlantis: O Reino Perdido” da Disney (2001) e o jogo “Assassin’s Creed: Odyssey” (2018).

Conclusão

Embora Platão seja considerado como o primeiro escritor a mencionar a lenda de Atlântida, outros autores e historiadores da Antiguidade também fizeram referência a essa cidade perdida em suas obras. Além disso, a lenda de Atlântida continuou a inspirar escritores e artistas ao longo dos séculos, tornando-se um tema recorrente na literatura e na cultura popular.

FAQs

1. Atlântida realmente existiu?

Não há evidências históricas ou arqueológicas que comprovem a existência da cidade de Atlântida. A história é considerada uma lenda ou um mito.

2. Por que Atlântida é tão fascinante?

A lenda de Atlântida é fascinante porque trata de uma cidade perdida, que teria sido muito avançada e poderosa, mas que foi destruída por um grande desastre natural. Além disso, a história de Atlântida tem sido associada a diversas teorias conspiratórias e pseudocientíficas, o que a torna ainda mais misteriosa e intrigante.

3. Qual é a importância da lenda de Atlântida na cultura popular?

A lenda de Atlântida inspirou diversas obras literárias, filmes, séries, jogos e outras obras da cultura popular ao longo dos séculos. Ela é um tema recorrente na ficção científica e na fantasia, e continua a fascinar e intrigar as pessoas até os dias de hoje.

Related video of quem citou atlântida pela primeira vez

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait