Que Fatos Anteriores Propiciaram A Filmagem Da Ararinha?

Reza July 21, 2022
Reportagem Ararinha Azul imagens 10e20 Filmes YouTube

Introdução

A ararinha-azul é uma espécie de ave que se tornou símbolo da fauna brasileira, porém, infelizmente, está extinta na natureza. A última vez que um exemplar foi visto em vida selvagem foi em 2000, no estado da Bahia. Desde então, esforços têm sido feitos para que a espécie não seja considerada extinta por completo. Entre esses esforços, a filmagem da ararinha é uma das iniciativas mais importantes.

Fatos anteriores

A extinção da ararinha-azul na natureza se deve principalmente à caça predatória e à degradação do seu habitat natural. Em 1986, a ararinha-azul foi classificada como espécie ameaçada de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A partir daí, foram realizados esforços para a conservação da espécie. Em 1990, foi criado o Programa de Conservação da Ararinha-azul (PROCARN) para proteger a espécie da extinção. O programa contou com a participação de várias instituições, incluindo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil) e a Associação para a Preservação da Fauna e da Flora da Bahia (APROFFA). Em 1995, foi criada a Estação Ecológica de Curaçá (EEC), na Bahia, com o objetivo de proteger o habitat da ararinha-azul. A estação foi criada em uma área de 11.800 hectares que abrangia o último refúgio da espécie na natureza. Apesar dos esforços para proteger a espécie, em 2018, a ararinha-azul foi declarada oficialmente extinta na natureza pela IUCN. Isso significa que não há mais nenhum exemplar da espécie vivendo na natureza.

Filmagem da ararinha

Em 2019, a ararinha-azul voltou a ser vista pela primeira vez em quase 20 anos. A ave foi filmada por uma equipe da SAVE Brasil e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) em uma área de caatinga no interior da Bahia. A filmagem da ararinha foi possível graças aos esforços de conservação da espécie e à criação de áreas protegidas. A Estação Ecológica de Curaçá, por exemplo, protegeu o habitat da espécie e permitiu que a ararinha sobrevivesse até os dias de hoje. Além disso, a criação do Programa de Conservação da Ararinha-azul e a participação de diversas instituições no processo de conservação da espécie foram fundamentais para que a ararinha pudesse ser filmada.

Conclusão

A filmagem da ararinha-azul é um marco importante na história da conservação da espécie. Ela só foi possível graças aos esforços de conservação e à criação de áreas protegidas. A ararinha-azul ainda é considerada extinta na natureza, mas a filmagem da espécie renova as esperanças de que ela possa ser reintroduzida em seu habitat natural no futuro.

FAQ

1. Como a ararinha-azul foi extinta na natureza?

A ararinha-azul foi extinta na natureza principalmente devido à caça predatória e à degradação do seu habitat natural.

2. A ararinha-azul ainda existe em cativeiro?

Sim, existem exemplares da ararinha-azul em cativeiro. O objetivo é que, no futuro, eles possam ser reintroduzidos em seu habitat natural.

For more information, please click the button below.

3. Qual é a importância da conservação da ararinha-azul?

A ararinha-azul é uma espécie símbolo da fauna brasileira, e sua conservação é importante não só para a manutenção da biodiversidade, mas também para a preservação da cultura e do patrimônio do país.

Related video of que fatos anteriores propiciaram a filmagem da ararinha

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait