Quantos Tijolos Pega Em Um Metro Quadrado?

Reza March 18, 2023
Aprendendo a calcular,Quantos tijolos por metro quadrado YouTube

Introdução

A quantidade de tijolos necessária para cobrir um metro quadrado de parede ou piso depende de vários fatores, como o tamanho do tijolo, o tipo de parede e o tipo de assentamento. Neste artigo, vamos discutir alguns desses fatores e apresentar algumas estimativas de quantos tijolos são necessários por metro quadrado.

Tamanho do tijolo

O tamanho do tijolo é um dos principais fatores que determinam quantos tijolos são necessários por metro quadrado. Os tijolos mais comuns no mercado brasileiro têm dimensões de 23 x 11,5 x 6,5 cm. No entanto, existem outros tamanhos disponíveis, como 20 x 10 x 5 cm, 25 x 12,5 x 7,5 cm e 30 x 15 x 7,5 cm.

Quanto menor o tamanho do tijolo, mais tijolos serão necessários para cobrir um metro quadrado. Por exemplo, se usarmos tijolos de 20 x 10 x 5 cm, serão necessários cerca de 50 tijolos por metro quadrado. Já se usarmos tijolos de 30 x 15 x 7,5 cm, serão necessários cerca de 22 tijolos por metro quadrado.

Tipo de parede

O tipo de parede também influencia na quantidade de tijolos necessários por metro quadrado. Existem dois tipos de paredes comuns nas construções brasileiras: parede de tijolos maciços e parede de tijolos furados.

A parede de tijolos maciços é feita com tijolos sem furos, o que significa que não há espaço vazio entre os tijolos. Esse tipo de parede é mais resistente e durável, mas também requer mais tijolos por metro quadrado. Para uma parede de tijolos maciços, serão necessários cerca de 120 tijolos por metro quadrado, considerando o tamanho padrão de 23 x 11,5 x 6,5 cm.

Já a parede de tijolos furados é feita com tijolos com furos, o que significa que há espaço vazio entre os tijolos. Esse tipo de parede é mais leve e econômico, mas também menos resistente do que a parede de tijolos maciços. Para uma parede de tijolos furados, serão necessários cerca de 90 tijolos por metro quadrado, considerando o tamanho padrão de 23 x 11,5 x 6,5 cm.

For more information, please click the button below.

Tipo de assentamento

O tipo de assentamento é outro fator que influencia na quantidade de tijolos necessários por metro quadrado. Existem dois tipos de assentamento comuns nas construções brasileiras: o assentamento comum e o assentamento em espinha de peixe.

O assentamento comum é o mais simples e comum, e consiste em colocar os tijolos lado a lado, formando uma parede reta. Para um assentamento comum, serão necessários cerca de 120 tijolos por metro quadrado, considerando o tamanho padrão de 23 x 11,5 x 6,5 cm.

Já o assentamento em espinha de peixe consiste em colocar os tijolos em um ângulo de 45 graus, formando um padrão em forma de espinha de peixe. Esse tipo de assentamento é mais trabalhoso e requer mais habilidade do pedreiro, mas também é mais resistente e esteticamente agradável. Para um assentamento em espinha de peixe, serão necessários cerca de 140 tijolos por metro quadrado, considerando o tamanho padrão de 23 x 11,5 x 6,5 cm.

Conclusão

Em resumo, a quantidade de tijolos necessários por metro quadrado depende do tamanho do tijolo, do tipo de parede e do tipo de assentamento. Em média, para uma parede de tijolos maciços com assentamento comum, serão necessários cerca de 120 tijolos por metro quadrado, enquanto para uma parede de tijolos furados com assentamento em espinha de peixe, serão necessários cerca de 140 tijolos por metro quadrado.

FAQs

Como calcular a quantidade de tijolos necessários para uma obra?

Para calcular a quantidade de tijolos necessários para uma obra, é necessário medir a área da parede ou piso que será coberta pelos tijolos e multiplicar essa área pela quantidade de tijolos necessários por metro quadrado. Por exemplo, se a parede tem 15 metros quadrados e será construída com tijolos maciços com assentamento comum, serão necessários cerca de 1800 tijolos (15 x 120).

Qual é o tamanho mais comum de tijolo no mercado brasileiro?

O tamanho mais comum de tijolo no mercado brasileiro é 23 x 11,5 x 6,5 cm.

Qual é o tipo de parede mais resistente: parede de tijolos maciços ou parede de tijolos furados?

A parede de tijolos maciços é mais resistente do que a parede de tijolos furados, devido à ausência de espaços vazios entre os tijolos.

Related video of quantos tijolos pega em um metro quadrado

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait