Quantos Termos Tem A Pa 5 10 785?

Reza July 25, 2021
Quantos termos tem a PA (5,10..,785)?

O que é uma PA?

PA é a sigla para Progressão Aritmética. É uma sequência de números em que a diferença entre um termo e outro é sempre a mesma. Essa diferença é chamada de razão da PA. Por exemplo, a PA 2, 4, 6, 8, 10 tem razão 2, pois a diferença entre cada termo é 2.

Como identificar a razão de uma PA?

Para identificar a razão de uma PA, basta subtrair um termo pelo seu anterior. Por exemplo, na PA 2, 4, 6, 8, 10, a razão é:

  • 4 – 2 = 2
  • 6 – 4 = 2
  • 8 – 6 = 2
  • 10 – 8 = 2

Logo, a razão é 2.

Como encontrar a quantidade de termos de uma PA?

Para encontrar a quantidade de termos de uma PA, é necessário saber o primeiro termo, o último termo e a razão. Então, basta aplicar a seguinte fórmula:

n = (an – a1) / r + 1

onde:

For more information, please click the button below.
  • n é a quantidade de termos
  • an é o último termo
  • a1 é o primeiro termo
  • r é a razão

Resolvendo o problema

No problema apresentado, temos a PA 5, 10, 785. Para encontrar a quantidade de termos, precisamos saber o primeiro termo, o último termo e a razão. O primeiro termo é 5, o último termo é 785, mas qual é a razão?

Para encontrar a razão, podemos subtrair um termo pelo seu anterior:

  • 10 – 5 = 5
  • 785 – 10 = 775

Perceba que a razão da PA não é constante, o que significa que essa sequência não é uma PA. Portanto, não é possível utilizar a fórmula apresentada acima para encontrar a quantidade de termos.

Conclusão

Podemos concluir que a sequência 5, 10, 785 não é uma PA, já que a razão não é constante. Portanto, não é possível encontrar a quantidade de termos utilizando a fórmula apresentada. É importante estar atento às informações dadas no problema para saber qual fórmula utilizar.

FAQs

1. Toda sequência numérica é uma PA?

Não, para que uma sequência seja considerada uma PA, é necessário que a diferença entre um termo e outro seja constante.

2. É possível encontrar a razão de uma PA a partir de qualquer termo?

Sim, é possível encontrar a razão de uma PA a partir de qualquer termo, desde que se conheça outro termo anterior a ele.

3. É possível ter uma PA com apenas dois termos?

Sim, é possível ter uma PA com apenas dois termos, já que a razão seria a diferença entre esses dois termos.

Related video of quantos termos tem a pa 5 10 785

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait