Quantos Sacos De Cimento Por Metro Quadrado?

Reza May 26, 2022
Quantos Sacos De Cimento Por M3 De Concreto

O cimento é um material essencial na construção civil, sendo utilizado na composição de argamassas e concretos. Em obras de construção ou reforma, é comum que surjam dúvidas sobre a quantidade de cimento a ser utilizada em determinada área, como no caso do questionamento “quantos sacos de cimento por metro quadrado?”.

Entendendo a relação entre cimento e área

Antes de responder a esta pergunta, é preciso compreender que a quantidade de cimento necessária para uma obra não é determinada apenas pela área a ser construída. Outros fatores que influenciam na quantidade de cimento são:

  • O tipo de obra: se é uma construção de alvenaria, uma laje, um contrapiso, entre outros;
  • A espessura da camada de cimento: quanto mais espessa, maior será a quantidade de cimento necessária;
  • A resistência desejada do concreto ou argamassa: quanto maior a resistência, maior será a quantidade de cimento necessária.

Calculando a quantidade de cimento por metro quadrado

Para calcular a quantidade de cimento por metro quadrado, é necessário primeiro definir qual o tipo de obra que será realizada e qual a espessura da camada de cimento que será utilizada.

Construção de alvenaria

Para a construção de uma parede de alvenaria comum, é necessário utilizar uma argamassa de cimento e areia. A proporção mais comum é de 1:3, ou seja, uma parte de cimento para três partes de areia.

Assim, para cada metro quadrado de parede com espessura de 10 cm, são necessários:

  • 0,015 m³ de argamassa;
  • 35 kg de cimento;
  • 105 kg de areia.

Para calcular a quantidade de sacos de cimento necessários, é preciso considerar que cada saco de cimento tem em média 50 kg. Portanto, para 1 m² de parede com espessura de 10 cm, serão necessários cerca de 0,7 sacos de cimento.

For more information, please click the button below.

Laje

Para a construção de uma laje, é necessário utilizar uma mistura de concreto. A proporção mais comum é de 1:2:3, ou seja, uma parte de cimento, duas partes de areia e três partes de brita.

Assim, para cada metro quadrado de laje com espessura de 10 cm, são necessários:

  • 0,025 m³ de concreto;
  • 63 kg de cimento;
  • 126 kg de areia;
  • 189 kg de brita.

Para calcular a quantidade de sacos de cimento necessários, é preciso considerar que cada saco de cimento tem em média 50 kg. Portanto, para 1 m² de laje com espessura de 10 cm, serão necessários cerca de 1,26 sacos de cimento.

Contrapiso

Para a construção de um contrapiso, é necessário utilizar uma mistura de concreto. A proporção mais comum é de 1:4:8, ou seja, uma parte de cimento, quatro partes de areia e oito partes de brita.

Assim, para cada metro quadrado de contrapiso com espessura de 5 cm, são necessários:

  • 0,0125 m³ de concreto;
  • 32 kg de cimento;
  • 128 kg de areia;
  • 256 kg de brita.

Para calcular a quantidade de sacos de cimento necessários, é preciso considerar que cada saco de cimento tem em média 50 kg. Portanto, para 1 m² de contrapiso com espessura de 5 cm, serão necessários cerca de 0,64 sacos de cimento.

Conclusão

Como vimos, a quantidade de cimento necessária por metro quadrado varia de acordo com o tipo de obra e a espessura da camada de cimento utilizada. É importante sempre fazer um cálculo preciso da quantidade de materiais necessários antes de iniciar uma obra, a fim de evitar desperdícios e garantir um resultado final satisfatório.

FAQs

1. É possível utilizar menos cimento do que o calculado?

Embora seja possível reduzir a quantidade de cimento utilizada em uma obra, é importante lembrar que isso pode comprometer a resistência e a durabilidade da construção. Portanto, é recomendável seguir as proporções indicadas nos cálculos para garantir um resultado seguro e duradouro.

2. É possível utilizar mais cimento do que o calculado?

Embora seja possível utilizar uma quantidade maior de cimento do que a indicada nos cálculos, isso pode encarecer a obra sem necessidade. Além disso, o excesso de cimento pode prejudicar a trabalhabilidade do concreto ou da argamassa, dificultando o trabalho dos profissionais envolvidos na obra.

3. O que fazer com o cimento que sobrar?

O cimento é um material que pode ser armazenado por longos períodos de tempo, desde que seja mantido em local seco e arejado. Portanto, se sobrar cimento após a conclusão da obra, é possível armazená-lo para utilização futura em outras obras ou reparos.

Related video of quantos sacos de cimento por metro quadrado

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait