Quantos Metros De Fio São Necessários Para Puxar Luz?

Reza March 10, 2022
Quantos metros de fio são necessários para puxar a luz de um poste de

Para entendermos quantos metros de fio são necessários para puxar luz, precisamos primeiro entender como funciona a instalação elétrica de uma residência ou empresa.

Instalação Elétrica

A instalação elétrica é composta por um circuito fechado que começa no quadro de distribuição, também conhecido como disjuntor, e passa pelos fios até chegar às tomadas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos. Esses fios são responsáveis por levar a energia elétrica até os pontos de consumo.

Existem dois tipos de fios que são utilizados em uma instalação elétrica:

  • Fio neutro: é responsável por levar a corrente elétrica de volta ao quadro de distribuição;
  • Fio fase: é responsável por levar a corrente elétrica até os pontos de consumo.

Além desses dois fios, existe ainda um terceiro fio que é o fio terra. Ele é responsável por proteger os equipamentos elétricos e as pessoas contra descargas elétricas.

Dimensionamento do Fio

Para determinar quantos metros de fio são necessários para puxar luz, é preciso fazer um dimensionamento correto do fio. Esse dimensionamento leva em consideração a potência dos equipamentos elétricos que serão ligados, a corrente elétrica que irá passar pelos fios e a distância entre o quadro de distribuição e os pontos de consumo.

Existem normas técnicas que determinam qual é o tamanho mínimo do fio que deve ser utilizado em uma instalação elétrica, levando em consideração a corrente elétrica que irá passar pelos fios e a distância entre o quadro de distribuição e os pontos de consumo.

For more information, please click the button below.

Essas normas técnicas são estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e têm como objetivo garantir a segurança das pessoas e dos equipamentos elétricos.

Exemplo Prático

Para entendermos melhor como funciona o dimensionamento do fio, vamos fazer um exemplo prático.

Suponha que você queira instalar uma lâmpada de 100 watts em um ponto que está a uma distância de 10 metros do quadro de distribuição.

Para calcular o tamanho do fio que deve ser utilizado, é preciso levar em consideração a potência da lâmpada e a distância entre o quadro de distribuição e o ponto de consumo.

A potência da lâmpada é de 100 watts, o que significa que ela consome uma corrente elétrica de aproximadamente 0,8 amperes (100 watts / 127 volts).

Usando uma tabela de dimensionamento de fios, é possível verificar que para uma distância de 10 metros e uma corrente elétrica de 0,8 amperes, o fio adequado é o fio de 1,5 mm².

Portanto, para puxar luz até esse ponto, serão necessários aproximadamente 10 metros de fio de 1,5 mm².

Conclusão

Em resumo, para saber quantos metros de fio são necessários para puxar luz, é preciso fazer um dimensionamento correto do fio levando em consideração a potência dos equipamentos elétricos que serão ligados, a corrente elétrica que irá passar pelos fios e a distância entre o quadro de distribuição e os pontos de consumo.

É importante ressaltar que o dimensionamento correto do fio é fundamental para garantir a segurança das pessoas e dos equipamentos elétricos. Por isso, é recomendável que a instalação elétrica seja feita por um profissional capacitado e que siga as normas técnicas estabelecidas pela ABNT.

FAQs

1) O que acontece se utilizar um fio menor do que o recomendado?

Se utilizar um fio menor do que o recomendado, pode haver sobrecarga na fiação, o que pode ocasionar um curto-circuito e até mesmo um incêndio.

2) É possível utilizar o mesmo fio para vários pontos de consumo?

Depende da potência dos equipamentos elétricos que serão ligados e da distância entre o quadro de distribuição e os pontos de consumo. Em alguns casos, é possível utilizar o mesmo fio para vários pontos de consumo, desde que ele tenha sido dimensionado corretamente.

3) Quais são as vantagens de fazer um dimensionamento correto do fio?

As vantagens de fazer um dimensionamento correto do fio são:

  • Garantia da segurança das pessoas e dos equipamentos elétricos;
  • Economia de energia elétrica;
  • Evita sobrecarga na fiação, o que pode ocasionar um curto-circuito e até mesmo um incêndio.

Related video of quantos metros de fio são necessários para puxar luz

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait