Quantos Capítulos Tem O Livro De Salmos?

Reza March 14, 2022
O Livro de Salmos by BV Films Editora Issuu

O livro de Salmos é um dos livros mais importantes da Bíblia Sagrada. Ele é composto por uma coleção de 150 salmos, que são poemas e cânticos que foram escritos para serem cantados em adoração a Deus. Cada salmo é uma expressão de louvor, gratidão, arrependimento, súplica, confiança ou esperança em Deus.

Origem e autoria do livro de Salmos

O livro de Salmos é uma coleção de poemas e cânticos que foram escritos por vários autores ao longo de muitos séculos. Alguns salmos foram escritos por Davi, o rei de Israel, outros por Asafe, o músico, e outros por filhos de Corá e outros autores anônimos.

A tradição judaica atribui a autoria do livro de Salmos a Davi, mas isso não é certo, pois muitos salmos foram escritos depois de sua morte. Outros salmos foram escritos durante o exílio babilônico e depois do retorno dos judeus a Jerusalém.

O livro de Salmos foi compilado e organizado em sua forma atual depois do exílio babilônico, por volta do século V a.C. Ele faz parte da coleção dos livros poéticos e sapienciais do Antigo Testamento, que inclui também Jó, Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos.

Estrutura do livro de Salmos

O livro de Salmos é dividido em cinco partes, que correspondem aos cinco livros da Torá, a lei de Moisés. Cada parte termina com uma doxologia, que é um hino de louvor a Deus. A estrutura do livro de Salmos é a seguinte:

  1. Salmos 1-41
  2. Salmos 42-72
  3. Salmos 73-89
  4. Salmos 90-106
  5. Salmos 107-150

Cada salmo é numerado de forma independente, mas eles são organizados de acordo com um esquema litúrgico, que inclui salmos para a adoração matinal, vespertina, de sábado e de festas religiosas. Alguns salmos são atribuídos a ocasiões específicas, como o Salmo 51, que foi escrito por Davi depois de seu adultério com Bate-Seba.

For more information, please click the button below.

Conteúdo do livro de Salmos

O livro de Salmos contém uma grande variedade de temas e estilos literários. Há salmos de louvor, como o Salmo 100, que exorta a todos a adorar a Deus com alegria e gratidão. Há salmos de lamentação, como o Salmo 22, que descreve o sofrimento do justo e sua confiança em Deus. Há salmos de sabedoria, como o Salmo 1, que ensina o caminho dos justos e a maldição dos ímpios.

Alguns salmos são proféticos, como o Salmo 22, que descreve a crucificação de Jesus Cristo, e o Salmo 110, que fala do Messias que reinará sobre todas as nações. Outros salmos são poéticos, como o Salmo 23, que descreve Deus como um pastor que guia e protege seu rebanho.

Conclusão

O livro de Salmos é uma obra-prima da literatura poética e religiosa. Seus salmos expressam a mais profunda adoração, gratidão, louvor, arrependimento, súplica, confiança e esperança em Deus. Eles são uma fonte de inspiração e consolo para todos os que buscam a Deus e desejam viver segundo a sua vontade. O livro de Salmos é um tesouro da tradição judaico-cristã e merece ser lido e estudado com reverência e gratidão.

FAQs

1. Qual é o salmo mais conhecido do livro de Salmos?

O salmo mais conhecido do livro de Salmos é o Salmo 23, que começa com as palavras “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará”. Ele é um salmo de confiança em Deus como provedor, guia e protetor.

2. Qual é o salmo mais longo do livro de Salmos?

O salmo mais longo do livro de Salmos é o Salmo 119, que tem 176 versículos. Ele é um salmo de louvor à lei de Deus e à sua sabedoria.

3. Qual é o salmo mais curto do livro de Salmos?

O salmo mais curto do livro de Salmos é o Salmo 117, que tem apenas dois versículos. Ele é um salmo de louvor a Deus por sua misericórdia e fidelidade.

Related video of quantos capítulos tem o livro de salmos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait