Quanto Tempo Tomando Anticoncepcional Estou Protegida

Reza December 3, 2021
Na segunda cartela da pílula anticoncepcional já estou protegida

Introdução

Muitas mulheres utilizam anticoncepcionais como método para evitar uma gravidez indesejada. Porém, é comum surgir a dúvida de quanto tempo tomando anticoncepcional estou protegida. A resposta para essa pergunta pode variar de acordo com o tipo de anticoncepcional utilizado.

Como funcionam os anticoncepcionais

Os anticoncepcionais são medicamentos que possuem substâncias hormonais que impedem a ovulação, ou seja, a liberação de um óvulo pelo ovário. Além disso, esses medicamentos também alteram a consistência do muco cervical, tornando-o mais espesso e dificultando a passagem dos espermatozoides.

Tipos de anticoncepcionais

Existem diversos tipos de anticoncepcionais, como a pílula, o adesivo, o anel vaginal, o DIU, entre outros. Cada um desses métodos possui uma forma de administração e uma composição hormonal específica.

Pílula anticoncepcional

A pílula anticoncepcional é o método mais utilizado pelas mulheres. Existem dois tipos de pílula: a pílula combinada e a pílula progestínica. A pílula combinada é composta por estrogênio e progesterona e deve ser tomada diariamente, sempre no mesmo horário, durante 21 dias. Após esse período, há uma pausa de 7 dias, durante a qual a mulher menstrua. É importante ressaltar que, mesmo durante a pausa, a mulher está protegida contra a gravidez. Já a pílula progestínica é composta apenas por progesterona e também deve ser tomada diariamente, sem pausa. Esse tipo de pílula é indicado para mulheres que não podem utilizar a pílula combinada, devido a alguma condição de saúde.

Adesivo anticoncepcional

O adesivo anticoncepcional é um método que consiste na aplicação de um adesivo na pele, que libera hormônios contraceptivos. O adesivo deve ser trocado semanalmente, durante 3 semanas, seguido de uma pausa de 7 dias. Durante a pausa, a mulher menstrua e continua protegida contra a gravidez.

Anel vaginal

O anel vaginal é um método que consiste na aplicação de um anel flexível na vagina, que libera hormônios contraceptivos. O anel deve ser trocado mensalmente e pode ser retirado durante a relação sexual, sem prejuízo à proteção contra a gravidez.

For more information, please click the button below.

DIU

O DIU é um dispositivo intrauterino que é colocado dentro do útero por um profissional de saúde. Existem dois tipos de DIU: o de cobre e o hormonal. O DIU de cobre é composto apenas por cobre e pode ser utilizado por até 10 anos. Já o DIU hormonal libera progesterona e pode ser utilizado por até 5 anos. Ambos os tipos de DIU são extremamente eficazes na prevenção da gravidez.

Quanto tempo tomando anticoncepcional estou protegida?

O tempo de proteção contra a gravidez varia de acordo com o tipo de anticoncepcional utilizado. A seguir, veremos quanto tempo cada método protege:

Pílula anticoncepcional

A pílula anticoncepcional começa a proteger contra a gravidez a partir do primeiro dia de uso, desde que seja iniciada no primeiro dia da menstruação. Caso a mulher inicie a pílula em outro momento do ciclo menstrual, deve utilizar outro método contraceptivo de barreira (como a camisinha) nos primeiros 7 dias.

Adesivo anticoncepcional

O adesivo anticoncepcional começa a proteger contra a gravidez a partir do primeiro dia de uso, desde que seja iniciado no primeiro dia da menstruação. Caso a mulher inicie o adesivo em outro momento do ciclo menstrual, deve utilizar outro método contraceptivo de barreira nos primeiros 7 dias.

Anel vaginal

O anel vaginal começa a proteger contra a gravidez a partir do primeiro dia de uso, desde que seja iniciado no primeiro dia da menstruação. Caso a mulher inicie o anel em outro momento do ciclo menstrual, deve utilizar outro método contraceptivo de barreira nos primeiros 7 dias.

DIU

O DIU começa a proteger contra a gravidez imediatamente após sua colocação.

Conclusão

A resposta para a pergunta “quanto tempo tomando anticoncepcional estou protegida” varia de acordo com o tipo de anticoncepcional utilizado. É importante que a mulher converse com um profissional de saúde antes de escolher o método contraceptivo mais adequado para ela.

FAQs

1. É possível engravidar tomando anticoncepcional?

Sim, é possível engravidar tomando anticoncepcional, embora a probabilidade seja muito baixa. Isso pode ocorrer caso a mulher não tome o anticoncepcional corretamente, esqueça de tomar a pílula ou trocar o adesivo ou anel no momento correto.

2. É possível utilizar anticoncepcional durante a amamentação?

Sim, é possível utilizar anticoncepcional durante a amamentação. Porém, é importante escolher um método que não prejudique a produção de leite materno. O anticoncepcional indicado para essa fase é a pílula progestínica.

3. O anticoncepcional protege contra doenças sexualmente transmissíveis?

Não, o anticoncepcional não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Para evitar a transmissão dessas doenças, é necessário utilizar um método contraceptivo de barreira, como a camisinha.

Related video of quanto tempo tomando anticoncepcional estou protegida

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait