Quantas Questões Tem Que Acertar Para Passar Na Etec?

Reza January 3, 2023
Prova da etec

A Etec (Escola Técnica Estadual) é uma instituição de ensino público que oferece cursos técnicos e de ensino médio integrado ao técnico. Para ingressar em uma Etec, é necessário fazer uma prova de seleção, conhecida como Vestibulinho. Uma das principais dúvidas dos estudantes que desejam ingressar em uma Etec é quantas questões é preciso acertar para ser aprovado.

Como funciona o Vestibulinho da Etec?

O Vestibulinho é a forma de seleção utilizada pelas Etecs para escolher os alunos que ingressarão nos cursos técnicos e de ensino médio integrado ao técnico. A prova é realizada duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre, e é composta por 50 questões objetivas de múltipla escolha.

As questões do Vestibulinho abordam conteúdos do ensino fundamental e médio, como matemática, português, física, química, biologia, história e geografia. Além disso, há também uma redação, que vale 20 pontos.

Qual é a pontuação necessária para passar no Vestibulinho da Etec?

O critério de aprovação no Vestibulinho da Etec varia de acordo com a demanda de cada curso e com o número de vagas disponíveis. Em geral, a pontuação mínima para ser aprovado é de 30 pontos, considerando a soma das questões objetivas e da redação.

No entanto, é importante ressaltar que a nota de corte pode variar bastante de acordo com o curso escolhido. Cursos mais concorridos, como os de informática e mecânica, costumam exigir uma pontuação mais alta para a aprovação. Já cursos menos procurados, como os de agropecuária e paisagismo, podem ter uma nota de corte mais baixa.

Como é calculada a nota do Vestibulinho da Etec?

A nota do Vestibulinho da Etec é calculada a partir da soma das questões objetivas e da redação. Cada questão objetiva vale 1 ponto, totalizando 50 pontos. Já a redação vale 20 pontos.

For more information, please click the button below.

Para obter a nota final, é preciso somar a pontuação das questões objetivas e da redação e dividir o resultado por 7. Assim, a nota final pode variar de 0 a 10.

Exemplo:

Suponha que um candidato acertou 30 questões objetivas e obteve uma nota 7 na redação. Para calcular a nota final, é preciso somar a pontuação das questões objetivas (30 pontos) com a nota da redação (7 pontos), totalizando 37 pontos. Em seguida, divide-se o resultado por 7, obtendo-se a nota final de 5,28.

O que acontece se eu não atingir a nota de corte?

Caso o candidato não atinja a nota de corte estabelecida para o curso escolhido, ele não será classificado para a segunda fase do processo seletivo.

Entretanto, em algumas Etecs, é possível se inscrever na lista de espera para concorrer a vagas remanescentes. Nesse caso, é preciso aguardar a convocação da escola para fazer a matrícula.

Conclusão

Para ingressar em uma Etec, é necessário fazer o Vestibulinho, que é uma prova de seleção composta por 50 questões objetivas e uma redação. A pontuação mínima para ser aprovado varia de acordo com o curso escolhido e com o número de vagas disponíveis. Em geral, é necessário obter pelo menos 30 pontos para ser classificado para a segunda fase do processo seletivo.

FAQs

1. É possível se inscrever em mais de um curso no Vestibulinho da Etec?

Sim, é possível se inscrever em até dois cursos diferentes no Vestibulinho da Etec. No entanto, é preciso escolher cursos que tenham o mesmo conjunto de disciplinas básicas, para que as provas sejam aplicadas no mesmo dia e horário.

2. Existe alguma forma de ingressar na Etec sem fazer o Vestibulinho?

Sim, é possível ingressar na Etec por meio de transferência externa, para alunos que já estão matriculados em outras instituições de ensino técnico. Nesse caso, é preciso atender a alguns requisitos e passar por um processo seletivo específico.

3. Como me preparar para o Vestibulinho da Etec?

Uma boa forma de se preparar para o Vestibulinho da Etec é estudando as disciplinas básicas do ensino fundamental e médio, como matemática, português, física, química, biologia, história e geografia. Além disso, é importante ler bastante e treinar a escrita para se sair bem na redação. Existem diversos materiais de estudo disponíveis na internet e em livrarias especializadas, além de cursinhos preparatórios específicos para o Vestibulinho da Etec.

Related video of quantas questoes tem que acertar para passar na etec

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait