Quantas Ligações Covalentes Existem Na Molécula De Amônia?

Reza August 20, 2021
Lewis Structure Ammonia Covalent Bond Lone Pair Chemical Bond, PNG

A amônia é uma molécula composta por um átomo de nitrogênio (N) e três átomos de hidrogênio (H). A fórmula química da amônia é NH3. Essa molécula possui um formato trigonal piramidal.

Ligações covalentes

As ligações químicas entre os átomos que formam a molécula de amônia são covalentes. A ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de elétrons entre átomos para formar uma molécula. No caso da amônia, o átomo de nitrogênio compartilha elétrons com cada um dos três átomos de hidrogênio para formar três ligações covalentes.

As ligações covalentes são muito importantes na química e na vida cotidiana. Elas ocorrem quando dois átomos precisam compartilhar elétrons para atingir a configuração eletrônica estável. As ligações covalentes podem ser simples, duplas ou triplas, dependendo do número de pares de elétrons compartilhados pelos átomos.

Modelo de Lewis

O modelo de Lewis é uma representação gráfica das ligações covalentes em uma molécula. Ele mostra como os elétrons são compartilhados entre os átomos para formar as ligações químicas. Na molécula de amônia, o modelo de Lewis mostra o átomo de nitrogênio no centro, com três pares de elétrons compartilhados com os três átomos de hidrogênio.

Os pares de elétrons compartilhados são representados por linhas retas entre os átomos. Os elétrons não compartilhados são representados por pontos ao redor do átomo. No caso da amônia, o átomo de nitrogênio tem um par de elétrons não compartilhados.

Conclusão

Portanto, a molécula de amônia possui três ligações covalentes entre o átomo de nitrogênio e os três átomos de hidrogênio. As ligações covalentes são importantes para a formação de moléculas e compostos químicos, e são representadas graficamente pelo modelo de Lewis.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. O que é uma ligação covalente?

Uma ligação covalente é uma ligação química em que dois átomos compartilham elétrons para formar uma molécula. É caracterizada pelo compartilhamento de elétrons entre átomos para atingir a configuração eletrônica estável.

2. Como é representada graficamente uma ligação covalente?

Uma ligação covalente é representada graficamente pelo modelo de Lewis, que mostra como os elétrons são compartilhados entre os átomos para formar a ligação química. Os pares de elétrons compartilhados são representados por linhas retas entre os átomos, e os elétrons não compartilhados são representados por pontos ao redor do átomo.

3. Qual é o formato da molécula de amônia?

A molécula de amônia possui um formato trigonal piramidal, com o átomo de nitrogênio no centro e os três átomos de hidrogênio formando uma pirâmide ao redor dele.

Related video of quantas ligações covalentes existem na molécula de amônia

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait