Quando Ocorreu A Divisão Da Formação Em Licenciatura E Bacharelado

Reza April 14, 2021
Instituto IPB Seja qual for a sua escolha bacharelado,... Facebook

A divisão da formação em licenciatura e bacharelado é um processo que ocorreu ao longo da história do ensino superior no Brasil. O objetivo dessa divisão é oferecer diferentes formações para os profissionais que desejam atuar em áreas específicas, seja no ensino ou em outras áreas do conhecimento.

Histórico da divisão da formação em licenciatura e bacharelado

No Brasil, a história da educação superior começa no período colonial, quando foram criadas as primeiras universidades. A Universidade de Coimbra, em Portugal, foi a primeira a influenciar a educação superior brasileira.

No início, as universidades eram responsáveis por formar profissionais em diversas áreas do conhecimento, sem distinção entre licenciatura e bacharelado. No entanto, com o tempo, a necessidade de especialização em determinadas áreas do conhecimento começou a crescer.

Foi somente em 1934 que o Decreto nº 20.158 regulamentou a divisão da formação em licenciatura e bacharelado no Brasil. A partir desse decreto, as universidades passaram a oferecer cursos de licenciatura e bacharelado em áreas específicas.

Com a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1961, a divisão entre licenciatura e bacharelado foi consolidada. A LDB estabeleceu que os cursos de licenciatura deveriam ser voltados para a formação de professores, enquanto os cursos de bacharelado deveriam formar profissionais em outras áreas do conhecimento.

Principais diferenças entre licenciatura e bacharelado

A divisão entre licenciatura e bacharelado tem como objetivo oferecer diferentes formações para os profissionais que desejam atuar em áreas específicas. As principais diferenças entre essas formações são:

For more information, please click the button below.

Licenciatura

  • Tem como objetivo formar professores para atuar na educação básica;
  • É voltado para o ensino de disciplinas específicas;
  • Tem carga horária maior em disciplinas de educação e pedagogia;
  • Possui estágio obrigatório em escolas de ensino fundamental e médio;
  • Pode ser complementado com cursos de especialização em educação.

Bacharelado

  • Tem como objetivo formar profissionais em outras áreas do conhecimento, como medicina, engenharia, direito, entre outras;
  • É voltado para o aprofundamento em disciplinas específicas;
  • Tem carga horária maior em disciplinas específicas da área de atuação;
  • Não possui estágio obrigatório, mas pode ser complementado com estágios em empresas ou instituições da área de atuação;
  • Pode ser complementado com cursos de especialização em áreas específicas da atuação profissional.

Conclusão

A divisão da formação em licenciatura e bacharelado é um processo que ocorreu ao longo da história do ensino superior no Brasil. Essa divisão tem como objetivo oferecer diferentes formações para os profissionais que desejam atuar em áreas específicas, seja no ensino ou em outras áreas do conhecimento. Através da licenciatura, é possível formar professores para atuar na educação básica, enquanto o bacharelado tem como objetivo formar profissionais em outras áreas do conhecimento. A divisão entre licenciatura e bacharelado foi consolidada com a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1961.

FAQs

1. Quais são os cursos de licenciatura mais procurados?

Os cursos de licenciatura mais procurados no Brasil são Pedagogia, Letras, Matemática, História e Ciências Biológicas.

2. É possível atuar como professor com um diploma de bacharelado?

Não é possível atuar como professor na educação básica com um diploma de bacharelado. Para atuar como professor, é necessário ter um diploma de licenciatura ou complementação pedagógica.

3. É possível fazer um curso de licenciatura após um curso de bacharelado?

Sim, é possível fazer um curso de licenciatura após um curso de bacharelado. Existem programas de segunda licenciatura, que são destinados a profissionais que já possuem um diploma de ensino superior e desejam se formar em licenciatura.

Related video of quando ocorreu a divisão da formação em licenciatura e bacharelado

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait