Quando O Voleibol Passou A Fazer Parte Dos Jogos Olímpicos

Reza November 21, 2022
Voleibol História, Regras e Fundamentos [Tudo Sobre Voleibol]

O voleibol é um esporte muito popular em todo o mundo e faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1964. No entanto, o caminho para o voleibol se tornar um esporte olímpico não foi fácil e envolveu muita discussão e negociação.

Origens do voleibol

O voleibol foi criado em 1895 pelo americano William G. Morgan, então diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (YMCA) em Holyoke, Massachusetts. Ele desenvolveu o esporte como uma alternativa ao basquetebol, que era muito popular na época, mas muitas vezes se mostrava muito violento e difícil para os alunos mais jovens.

Assim, Morgan criou um esporte com uma rede mais baixa, uma bola mais leve e um tempo de jogo mais curto, que poderia ser jogado dentro ou fora de quadra. O objetivo era passar a bola por cima da rede e fazê-la cair no chão do lado do adversário.

O voleibol rapidamente se espalhou pelo mundo e em 1947 foi fundada a Federação Internacional de Voleibol (FIVB), com sede em Paris, França.

A inclusão do voleibol nos Jogos Olímpicos

Desde sua criação, o voleibol se tornou um esporte popular em todo o mundo, com campeonatos e torneios internacionais sendo realizados regularmente. No entanto, apesar de sua popularidade, o voleibol ainda não era considerado um esporte olímpico.

Em 1949, a FIVB iniciou uma campanha para incluir o voleibol nos Jogos Olímpicos. No entanto, a International Olympic Committee (IOC) não estava convencida da importância do voleibol para o programa olímpico e recusou a proposta.

For more information, please click the button below.

Em 1957, a FIVB tentou novamente incluir o voleibol nos Jogos Olímpicos, argumentando que o esporte era praticado por milhões de pessoas em todo o mundo e que já havia sido incluído em vários outros eventos esportivos internacionais. Ainda assim, a proposta foi rejeitada pelo IOC.

Finalmente, em 1960, a FIVB foi bem-sucedida em sua terceira tentativa de incluir o voleibol nos Jogos Olímpicos. Naquela época, o voleibol já havia se estabelecido como um esporte popular em todo o mundo, com campeonatos internacionais regulares e milhões de praticantes em todo o mundo.

Em 1964, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o voleibol estreou como um esporte olímpico. Foram realizados torneios masculinos e femininos, com equipes de todo o mundo competindo pelo ouro, prata e bronze.

O voleibol nos Jogos Olímpicos hoje

Desde sua estreia nos Jogos Olímpicos em 1964, o voleibol se tornou um dos esportes mais populares do programa olímpico. Hoje, o voleibol é um dos poucos esportes que tem torneios tanto para homens quanto para mulheres, com equipes de todo o mundo competindo pelo ouro, prata e bronze.

O torneio olímpico de voleibol é composto por duas fases: a fase de grupos e a fase eliminatória. Na fase de grupos, as equipes são divididas em grupos de quatro e jogam entre si. As duas melhores equipes de cada grupo avançam para a fase eliminatória, que inclui quartas de final, semifinais e finais.

Além do voleibol de quadra, o vôlei de praia também se tornou um esporte olímpico em 1996, nos Jogos Olímpicos de Atlanta. O vôlei de praia é jogado em duplas e é conhecido por suas partidas emocionantes e intensas.

Conclusão

O voleibol se tornou um esporte olímpico em 1964, após anos de esforços da Federação Internacional de Voleibol para convencer o Comitê Olímpico Internacional da importância do esporte. Desde então, o voleibol se tornou um dos esportes mais populares do programa olímpico, com torneios tanto para homens quanto para mulheres e milhões de fãs em todo o mundo.

FAQs

1. Quantas medalhas já foram conquistadas pelo Brasil no voleibol olímpico?

O Brasil é um dos países mais bem-sucedidos no voleibol olímpico, tendo conquistado um total de 13 medalhas, sendo 5 de ouro, 3 de prata e 5 de bronze.

2. Como é a bola de voleibol usada nas Olimpíadas?

A bola de voleibol usada nas Olimpíadas é feita de couro sintético e tem um diâmetro de cerca de 65-67 cm. Ela pesa entre 260 e 280 gramas e é inflada a uma pressão de 0,30 a 0,325 kgf/cm².

3. Quantos jogadores compõem uma equipe de voleibol olímpica?

Uma equipe de voleibol olímpica é composta por 12 jogadores, sendo 6 em quadra e 6 reservas. As equipes também podem ter um técnico e um assistente técnico.

Related video of quando o voleibol passou a fazer parte dos jogos olímpicos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait