Quando O Esmalte Foi Inventado

Reza September 2, 2022
Pin em

O esmalte é um produto de beleza muito popular entre as mulheres e também é utilizado pelos homens. Ele é aplicado nas unhas das mãos e dos pés para deixá-las mais bonitas e bem cuidadas. Mas você sabe quando o esmalte foi inventado? Neste artigo, vamos discutir sobre a história do esmalte e como ele se tornou tão popular hoje em dia.

História do esmalte

A história do esmalte remonta a mais de 5.000 anos atrás, no antigo Egito. As mulheres egípcias usavam henna para colorir as unhas das mãos e dos pés. A henna é uma planta que produz um corante vermelho que é usado para tingir as unhas e os cabelos.

Depois disso, a moda das unhas coloridas chegou à China, onde era comum usar um tipo de esmalte feito de cera de abelha, clara de ovo, gelatina e pétalas de flores. Essa mistura era aplicada nas unhas para dar-lhes cor e brilho.

Durante o século XVII, na Europa, as mulheres costumavam usar uma mistura de cera, óleo e corante para tingir as unhas. No entanto, essa mistura não durava muito tempo nas unhas e era necessária uma nova aplicação do produto várias vezes ao dia.

A partir do século XIX, o esmalte começou a ser produzido em massa e se tornou mais acessível às pessoas comuns. O primeiro esmalte produzido comercialmente foi feito de nitrocelulose, que é um tipo de resina. Esse tipo de esmalte secava mais rápido e durava mais tempo nas unhas.

Evolução do esmalte

Com o passar dos anos, o esmalte evoluiu muito e hoje em dia existem muitas opções de cores, texturas e acabamentos. Além disso, o esmalte também pode ter funções específicas, como fortalecer as unhas, prevenir a quebra e hidratar.

For more information, please click the button below.

Atualmente, os esmaltes são feitos de uma mistura de resinas, solventes e pigmentos. Existem esmaltes à base de água e esmaltes à base de solvente. Os esmaltes à base de água são mais seguros para o meio ambiente e para a saúde das pessoas, pois não contêm substâncias químicas tóxicas como o tolueno e o formaldeído.

Além disso, existem também os esmaltes em gel, que são mais duráveis e resistentes a quebras e lascas. Os esmaltes em gel são curados usando uma luz UV ou LED e duram até duas semanas nas unhas.

Por que o esmalte é tão popular?

O esmalte é tão popular porque é uma forma fácil e acessível de cuidar das unhas e ao mesmo tempo deixá-las bonitas e bem cuidadas. Além disso, existem muitas opções de cores e texturas, permitindo que as pessoas expressem sua personalidade e estilo através das unhas.

O esmalte também é uma forma de autocuidado, pois muitas pessoas se sentem mais confiantes e felizes quando estão com as unhas bem cuidadas. Além disso, o ato de pintar as unhas pode ser relaxante e terapêutico para algumas pessoas.

Conclusão

O esmalte é um produto de beleza popular desde os tempos antigos e evoluiu muito ao longo dos anos. Hoje em dia, existem muitas opções de cores, texturas e acabamentos. Além disso, o esmalte pode ter funções específicas, como fortalecer as unhas e hidratar.

O esmalte é tão popular porque é uma forma fácil e acessível de cuidar das unhas e ao mesmo tempo deixá-las bonitas e bem cuidadas. Além disso, o ato de pintar as unhas pode ser relaxante e terapêutico para algumas pessoas.

FAQs

1. O esmalte pode ser prejudicial para a saúde das unhas?

Depende do tipo de esmalte utilizado. Alguns esmaltes contêm substâncias químicas tóxicas como o tolueno e o formaldeído, que podem enfraquecer as unhas e causar alergias. Por isso, é importante escolher esmaltes que sejam seguros para a saúde das unhas.

2. Como remover o esmalte das unhas?

O esmalte pode ser removido das unhas usando um removedor de esmaltes. É importante escolher um removedor que não contenha acetona, pois a acetona pode enfraquecer as unhas. Além disso, é importante hidratar as unhas após a remoção do esmalte.

3. Como escolher a cor do esmalte certo?

A cor do esmalte deve ser escolhida de acordo com o seu estilo pessoal e com a ocasião. Para o trabalho, é recomendável escolher cores mais neutras como o nude e o vermelho clássico. Para ocasiões especiais, é possível escolher cores mais ousadas e vibrantes.

Related video of quando o esmalte foi inventado

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait