Quando A Fisioterapia Foi Regulamentada Como Profissão

Reza July 23, 2022
Fisioterapia conheça essa profissão tão importante! Revista + Saúde

A fisioterapia é uma profissão da área da saúde que tem como objetivo prevenir, tratar e reabilitar pacientes que apresentam problemas de locomoção, respiração, circulação e outras disfunções físicas. A regulamentação da profissão é um processo importante para garantir a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais e proteger a saúde da população.

Regulamentação da fisioterapia no Brasil

No Brasil, a fisioterapia foi regulamentada em 13 de outubro de 1969, pela Lei 6.316, que dispõe sobre o exercício da profissão de fisioterapeuta e cria os Conselhos Federal e Regionais de Fisioterapia. A lei define a fisioterapia como uma profissão de nível superior, que exige formação acadêmica específica e registro no Conselho Regional de Fisioterapia para exercer a profissão.

Antes da regulamentação, a fisioterapia era uma atividade exercida por pessoas sem formação específica, como massagistas, enfermeiros e praticantes de atividades físicas. Com a lei, a profissão passou a ser reconhecida como uma especialidade da saúde, com responsabilidades e competências definidas.

Competências do fisioterapeuta

De acordo com a Lei 6.316/69, o fisioterapeuta tem como competências:

  • Realizar avaliação cinético-funcional dos pacientes;
  • Elaborar diagnóstico fisioterapêutico;
  • Planejar e executar tratamento fisioterapêutico;
  • Reavaliar o paciente e redefinir o plano terapêutico;
  • Realizar consultoria, auditoria e assessoria fisioterapêutica;
  • Prescrever órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

Formação em fisioterapia

Para se tornar um fisioterapeuta, é necessário cursar uma graduação em Fisioterapia, que tem duração média de cinco anos. Durante o curso, o aluno estuda disciplinas teóricas e práticas relacionadas à anatomia, fisiologia, biomecânica, cinesiologia, patologia, entre outras áreas.

Além do curso de graduação, o fisioterapeuta pode optar por fazer especializações em áreas específicas da fisioterapia, como fisioterapia esportiva, fisioterapia respiratória, fisioterapia neurológica, entre outras.

For more information, please click the button below.

Atuação do fisioterapeuta

O fisioterapeuta pode atuar em diversas áreas da saúde, como hospitais, clínicas, consultórios, unidades básicas de saúde, escolas, empresas, entre outras. Algumas das áreas de atuação da fisioterapia são:

  • Fisioterapia ortopédica e traumatológica;
  • Fisioterapia neurológica;
  • Fisioterapia respiratória;
  • Fisioterapia esportiva;
  • Fisioterapia geriátrica;
  • Fisioterapia pediátrica.

Importância da regulamentação da fisioterapia

A regulamentação da fisioterapia é importante por diversos motivos. Alguns deles são:

  • Proteção da saúde da população: Com a regulamentação, os pacientes têm a garantia de que estão sendo atendidos por profissionais qualificados e capacitados, que seguem padrões éticos e técnicos;
  • Valorização da profissão: A regulamentação reconhece a fisioterapia como uma profissão de nível superior, com competências e responsabilidades específicas;
  • Organização da profissão: A criação dos Conselhos Federal e Regionais de Fisioterapia permite a fiscalização do exercício da profissão, garantindo a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais;
  • Estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento da fisioterapia: Com a regulamentação, a fisioterapia passou a ser vista como uma área de conhecimento em constante evolução, estimulando a pesquisa e o desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias.

Conclusão

A regulamentação da fisioterapia como profissão é um marco importante na história da saúde no Brasil. Com a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Fisioterapia, a profissão foi organizada e regulamentada, garantindo a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais e protegendo a saúde da população. Hoje, a fisioterapia é reconhecida como uma área de conhecimento em constante evolução, que contribui significativamente para a promoção da saúde e qualidade de vida da população.

FAQs

1. Quais são as competências do fisioterapeuta?

De acordo com a Lei 6.316/69, o fisioterapeuta tem como competências realizar avaliação cinético-funcional dos pacientes, elaborar diagnóstico fisioterapêutico, planejar e executar tratamento fisioterapêutico, reavaliar o paciente e redefinir o plano terapêutico, realizar consultoria, auditoria e assessoria fisioterapêutica e prescrever órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

2. O que é necessário para se tornar um fisioterapeuta?

Para se tornar um fisioterapeuta, é necessário cursar uma graduação em Fisioterapia, que tem duração média de cinco anos. Durante o curso, o aluno estuda disciplinas teóricas e práticas relacionadas à anatomia, fisiologia, biomecânica, cinesiologia, patologia, entre outras áreas.

3. Em quais áreas da saúde o fisioterapeuta pode atuar?

O fisioterapeuta pode atuar em diversas áreas da saúde, como hospitais, clínicas, consultórios, unidades básicas de saúde, escolas, empresas, entre outras. Algumas das áreas de atuação da fisioterapia são ortopédica e traumatológica, neurológica, respiratória, esportiva, geriátrica e pediátrica.

Related video of quando a fisioterapia foi regulamentada como profissão

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait