Qual Osso Possui A Fossa Do Olecrano?

Reza July 8, 2021
Level 3 Humerus Elbow Anatomy and Fracture Classification Memrise

A fossa do olecrano é uma depressão óssea localizada na extremidade distal do úmero, um dos ossos do braço. É uma estrutura importante para a articulação do cotovelo e recebimento do processo coronóide da ulna durante a flexão do antebraço.

O úmero

O úmero é um osso longo e tubular que forma a parte superior do braço. Ele é composto por uma cabeça, um colo anatômico, um corpo e duas extremidades: proximal e distal.

A extremidade proximal do úmero é formada pela cabeça, que é esférica e articula-se com a cavidade glenoidal da escápula para formar a articulação do ombro. Essa articulação é conhecida como articulação glenoumeral e é responsável pela maior parte dos movimentos do braço.

A extremidade distal do úmero é formada por duas projeções ósseas: o epicôndilo lateral e o epicôndilo medial. Entre essas projeções, há uma depressão óssea chamada de fossa do olecrano.

A fossa do olecrano

A fossa do olecrano é uma depressão óssea localizada na extremidade distal do úmero, no lado posterior do osso. Ela é profunda e recebe a projeção óssea da ulna, conhecida como processo coronóide, durante a flexão do antebraço.

Essa depressão óssea é uma estrutura importante para a articulação do cotovelo, pois permite que o processo coronóide da ulna se encaixe no úmero, aumentando a estabilidade e a amplitude de movimento da articulação.

For more information, please click the button below.

Conclusão

A fossa do olecrano é uma estrutura óssea importante para a articulação do cotovelo. Ela está localizada na extremidade distal do úmero e recebe a projeção óssea da ulna durante a flexão do antebraço.

FAQs

1. Quais são os ossos do braço?

Os ossos do braço são o úmero, localizado na parte superior do braço, e a ulna e o rádio, localizados no antebraço.

2. O que é a articulação do cotovelo?

A articulação do cotovelo é uma articulação sinovial composta por três ossos: o úmero, a ulna e o rádio. Ela permite a flexão e extensão do antebraço em relação ao braço.

3. O que é o processo coronóide da ulna?

O processo coronóide da ulna é uma projeção óssea localizada na extremidade proximal da ulna, que se encaixa na fossa do olecrano do úmero durante a flexão do antebraço.

Related video of qual osso possui a fossa do olecrano

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait