Qual O Volume Do Concreto Utilizado Na Construção?

Reza August 22, 2022
qual é o volume de concreto necessário para se construir a escada a

O que é concreto?

O concreto é um material composto por cimento, agregados (areia, pedra, brita), água e aditivos químicos que, misturados em proporções adequadas, formam uma massa homogênea e moldável. É um dos materiais mais utilizados na construção civil, pois possui diversas vantagens como resistência, durabilidade, versatilidade e facilidade de manutenção.

Como é calculado o volume de concreto utilizado na construção?

Para calcular o volume de concreto utilizado na construção é necessário conhecer as dimensões da estrutura a ser construída. O cálculo é feito multiplicando a área da base da estrutura pela altura desejada.

Por exemplo, se a base de uma laje tem área de 50 metros quadrados e a altura desejada é de 0,10 metros, o volume de concreto necessário para a construção da laje será de 5 metros cúbicos.

É importante ressaltar que é necessário considerar uma margem de erro no cálculo do volume de concreto, pois pode haver perdas durante o processo de mistura e transporte do material.

Como é feita a dosagem do concreto?

A dosagem do concreto é o processo de definir as proporções dos materiais que serão utilizados na mistura. Essas proporções variam de acordo com a finalidade do concreto e as características dos materiais disponíveis.

Para realizar a dosagem do concreto é necessário seguir as normas técnicas e utilizar tabelas de dosagem que levem em consideração as características dos materiais e as condições de exposição do concreto.

For more information, please click the button below.

Os principais materiais utilizados na dosagem do concreto são:

  • Cimento
  • Areia
  • Pedra
  • Brita
  • Água
  • Aditivos químicos

Os aditivos químicos são utilizados para melhorar as propriedades do concreto, como aumentar a resistência, retardar a secagem, reduzir o tamanho dos poros, entre outros.

Quais são os tipos de concreto mais utilizados na construção civil?

Existem diversos tipos de concreto que podem ser utilizados na construção civil, cada um com características específicas que os tornam mais ou menos adequados para determinadas aplicações.

Os tipos de concreto mais utilizados na construção civil são:

  • Concreto convencional: é o tipo mais comum de concreto, composto por cimento, areia, pedra e água. É utilizado em diversas aplicações, como lajes, vigas, pilares, entre outros.
  • Concreto armado: é o concreto que possui barras de aço em seu interior para aumentar a resistência à tração. É utilizado em estruturas que suportam cargas elevadas, como pontes, viadutos e edifícios.
  • Concreto protendido: é o concreto que possui cabos de aço tensionados em seu interior para aumentar a resistência à tração. É utilizado em estruturas que suportam cargas muito elevadas, como pontes estaiadas e edifícios altos.
  • Concreto de alta resistência: é o concreto que possui resistência à compressão superior a 50 MPa. É utilizado em estruturas que exigem alta resistência, como barragens, torres e silos.
  • Concreto leve: é o concreto que possui densidade inferior a 2.000 kg/m³. É utilizado em paredes, lajes e pisos para reduzir o peso da estrutura.
  • Concreto projetado: é o concreto que é aplicado por meio de jatos de ar comprimido. É utilizado em obras de grande porte, como túneis, barragens e taludes.

Conclusão

O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil devido às suas vantagens como resistência, durabilidade, versatilidade e facilidade de manutenção. Para calcular o volume de concreto utilizado na construção é necessário conhecer as dimensões da estrutura e realizar o cálculo multiplicando a área da base pela altura desejada. A dosagem do concreto é o processo de definir as proporções dos materiais que serão utilizados na mistura e deve ser realizada seguindo as normas técnicas e utilizando tabelas de dosagem que levem em consideração as características dos materiais e as condições de exposição do concreto. Existem diversos tipos de concreto que podem ser utilizados na construção civil, cada um com características específicas que os tornam mais ou menos adequados para determinadas aplicações.

FAQs

1- Qual a importância do cálculo do volume de concreto na construção?

O cálculo do volume de concreto é importante para determinar a quantidade de material necessário para a construção da estrutura, evitando desperdícios e diminuindo os custos da obra.

2- O que é concreto usinado?

O concreto usinado é o concreto que é produzido em centrais de concreto e transportado por caminhões betoneira até o local da obra, onde é despejado diretamente na forma.

3- Como é feito o transporte do concreto na obra?

O transporte do concreto na obra é feito por meio de caminhões betoneira, que possuem um tambor giratório onde o concreto é misturado e transportado até o local de despejo.

Related video of qual o volume do concreto utilizado na construcao

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait