Qual O Sinônimo De Cordel

Reza June 30, 2021
O Que é Um Cordel Exemplo Vários Exemplos

O cordel é uma tradição literária popular do nordeste brasileiro que consiste em pequenos livros feitos artesanalmente com papel jornal ou reciclado, contendo poemas e histórias ilustradas com xilogravuras. Essa forma de literatura surgiu no final do século XIX e início do século XX e continua sendo uma importante manifestação cultural da região.

Sinônimos de cordel

Embora o termo “cordel” seja amplamente utilizado para se referir a essa forma de literatura, existem outros sinônimos que também são utilizados em diferentes regiões do país.

Literatura de folhetos

Esse é um dos sinônimos mais comuns de cordel, principalmente em regiões como o Rio de Janeiro e São Paulo. O termo “folheto” se refere à forma como esses livros são produzidos, geralmente em uma única folha de papel que é dobrada várias vezes para formar um pequeno livro.

Literatura de corda

Esse sinônimo é mais comum em regiões como a Bahia e Sergipe, onde o termo “corda” é utilizado para se referir à linha que é usada para costurar os livros. Além disso, o termo “corda” também pode ser uma referência ao fato de que esses livros eram originalmente pendurados em cordas nos mercados para serem vendidos.

Literatura de chapéu

Esse sinônimo é mais comum em algumas regiões do Ceará, onde os vendedores de cordel costumavam utilizar um chapéu para armazenar os livros e vendê-los nas ruas.

Conclusão

Embora o termo “cordel” seja o mais utilizado para se referir a essa forma de literatura popular do nordeste brasileiro, existem outros sinônimos que são utilizados em diferentes regiões do país, como “literatura de folhetos”, “literatura de corda” e “literatura de chapéu”. Essa diversidade de termos reflete a importância e a riqueza cultural do cordel, que continua sendo uma manifestação artística e literária muito valorizada no Brasil.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. O cordel é uma forma de literatura muito popular no Brasil?

Sim, o cordel é uma forma de literatura muito popular no nordeste brasileiro e é considerado uma importante manifestação cultural da região.

2. Como o cordel é produzido?

O cordel é produzido artesanalmente, utilizando papel jornal ou reciclado, e é ilustrado com xilogravuras. Os livros são geralmente costurados com linha e dobrados várias vezes para formar um pequeno livro.

3. O cordel é uma forma de literatura antiga ou moderna?

O cordel surgiu no final do século XIX e início do século XX, mas continua sendo uma forma de literatura muito valorizada e produzida até hoje.

Related video of qual o sinônimo de cordel

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait