Qual O Significado Do Nome Abaporu?

Reza November 28, 2021
PPT TARSILA DO AMARAL PowerPoint Presentation, free download ID3684732

O nome Abaporu é uma palavra que tem origem na língua tupi-guarani, uma das línguas indígenas mais faladas no Brasil. Essa palavra foi criada pelo pintor modernista brasileiro Tarsila do Amaral, em 1928, como título de uma obra de arte que ela havia acabado de pintar.

A história da obra de arte Abaporu

Tarsila do Amaral pintou Abaporu em 1928, durante uma viagem que fez para Buenos Aires, na Argentina, para visitar o escritor e poeta Oswald de Andrade, que era seu marido na época. Segundo relatos, Tarsila havia se inspirado em uma lenda indígena que Oswald havia lhe contado, sobre uma mulher que teria se casado com um homem muito pequeno e que teria tido um filho gigante, que se chamava Abaporu.

A obra de arte Abaporu retrata um homem nu e magro, com pernas muito compridas e uma cabeça pequena, que parece estar sentado ou agachado em um campo. A pintura é marcada por cores fortes e contrastantes, como o amarelo e o vermelho, e por formas geométricas simples, como círculos e triângulos.

Abaporu foi uma das obras mais importantes do movimento modernista brasileiro, que aconteceu na década de 1920 e que buscava criar uma arte brasileira, que fosse inspirada nas raízes culturais do país e que se libertasse da influência europeia. A obra de Tarsila do Amaral foi tão impactante que, em 1928, ela presenteou Oswald de Andrade com o quadro, que se tornou um símbolo do movimento antropofágico, uma corrente artística que buscava devorar a cultura estrangeira e criar uma arte brasileira a partir dela.

O significado da palavra Abaporu

A palavra Abaporu é formada por duas palavras tupi-guarani: “aba”, que significa “homem” ou “gente”, e “poru”, que significa “grande” ou “gigante”. Portanto, Abaporu pode ser traduzido como “homem grande” ou “gente gigante”.

Essa definição faz sentido com a lenda indígena que inspirou Tarsila do Amaral, que conta a história de um filho gigante de uma mulher com um homem muito pequeno. Além disso, a figura humana representada na obra de arte Abaporu é muito alta e esguia, o que reforça a ideia de “homem grande”.

For more information, please click the button below.

O legado de Abaporu

A obra de arte Abaporu é considerada uma das mais importantes da arte brasileira e um ícone do movimento modernista. Ela influenciou muitos outros artistas brasileiros, que buscaram criar uma arte que fosse verdadeiramente brasileira, que refletisse as raízes culturais do país e que se libertasse da influência europeia.

Além disso, Abaporu se tornou um símbolo do Brasil no mundo todo. A obra de Tarsila do Amaral foi exposta em várias exposições internacionais, como a Bienal de Veneza, em 1950, e foi vendida por milhões de dólares em um leilão em Nova York, em 1995.

Hoje, Abaporu é uma obra de arte muito valorizada e admirada no Brasil e no mundo, e é considerada um patrimônio cultural do país.

Conclusão

O nome Abaporu é uma palavra tupi-guarani que foi criada pela pintora brasileira Tarsila do Amaral como título de uma obra de arte que ela havia acabado de pintar. A obra retrata um homem nu e magro, com pernas muito compridas e uma cabeça pequena, que parece estar sentado ou agachado em um campo. A palavra Abaporu significa “homem grande” ou “gente gigante”, e faz referência a uma lenda indígena que inspirou Tarsila do Amaral. Abaporu é considerada uma das obras mais importantes da arte brasileira e um ícone do movimento modernista, e influenciou muitos outros artistas brasileiros a criar uma arte que fosse verdadeiramente brasileira.

FAQs

1. Onde posso ver a obra de arte Abaporu?

A obra de arte Abaporu está atualmente no acervo do Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (MALBA), na Argentina. No entanto, a obra já foi exposta em vários museus e galerias de arte pelo mundo todo, e pode ser encontrada em livros e catálogos de arte.

2. Qual é o valor da obra de arte Abaporu?

O valor da obra de arte Abaporu é incalculável, pois se trata de uma obra de arte muito valorizada e admirada no Brasil e no mundo, e é considerada um patrimônio cultural do país. Em 1995, a obra foi vendida por milhões de dólares em um leilão em Nova York.

3. Qual é a importância da obra de arte Abaporu para a cultura brasileira?

A obra de arte Abaporu é muito importante para a cultura brasileira, pois é considerada um ícone do movimento modernista, que buscava criar uma arte brasileira, que fosse inspirada nas raízes culturais do país e que se libertasse da influência europeia. Além disso, Abaporu se tornou um símbolo do Brasil no mundo todo, e é considerada um patrimônio cultural do país.

Related video of qual o significado do nome abaporu

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait