Qual O Nome Popular Da Árvore Que Produz Os Pinhões?

Reza December 20, 2021
Araucária que produz pinhão de forma precoce é destaque no Balanço

Os pinhões são sementes comestíveis que são produzidas por várias espécies de árvores, principalmente as coníferas. No entanto, no Brasil, a árvore mais conhecida por produzir pinhões é a Araucaria angustifolia, também conhecida como pinheiro-do-Paraná, pinheiro-brasileiro ou simplesmente araucária.

Araucaria angustifolia

A Araucaria angustifolia é uma espécie nativa do Brasil, encontrada principalmente nas regiões sul e sudeste do país, em estados como Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. É uma árvore de grande porte, que pode atingir até 50 metros de altura e viver por mais de 700 anos.

Além de produzir os deliciosos pinhões, a araucária é uma espécie muito importante para a preservação da fauna e flora do país, já que serve de abrigo e alimento para diversas espécies de animais, como tucanos, gralhas, macacos e veados. A árvore também tem um papel importante na manutenção dos recursos hídricos, já que é capaz de armazenar grandes quantidades de água em suas raízes e tronco.

Os pinhões

Os pinhões são sementes muito apreciadas na culinária, sendo utilizados em diversas receitas, como pães, bolos, tortas, doces e salgados. Além de serem saborosos, os pinhões também são ricos em nutrientes, como proteínas, gorduras saudáveis, fibras e vitaminas do complexo B.

Para obter os pinhões, é necessário esperar que as pinhas da araucária amadureçam e se abram. As pinhas são estruturas em forma de cone, que podem chegar a medir mais de 30 centímetros de comprimento e pesar até 4 quilos. Cada pinha pode conter centenas de sementes, que são os pinhões.

Depois de colhidos, os pinhões podem ser consumidos crus ou cozidos. Para cozinhá-los, é necessário retirar a casca externa e a película que envolve a semente. Em seguida, os pinhões podem ser cozidos em água fervente por cerca de 20 minutos, até que fiquem macios.

For more information, please click the button below.

Conclusão

A Araucaria angustifolia, também conhecida como pinheiro-do-Paraná, é a árvore mais conhecida por produzir os deliciosos pinhões. Além de ser uma espécie importante para a preservação da fauna e flora do país, a araucária também é muito apreciada na culinária, sendo utilizada em diversas receitas. Os pinhões são ricos em nutrientes e podem ser consumidos crus ou cozidos.

FAQs

1. É possível encontrar araucárias em outras regiões do mundo?

Não. A Araucaria angustifolia é uma espécie nativa do Brasil e só é encontrada em algumas regiões do país.

2. Os pinhões são caros?

Os preços dos pinhões podem variar de acordo com a região e a época do ano. Em geral, eles são considerados um produto de valor elevado, já que a produção é limitada e a colheita é trabalhosa.

3. Como a araucária está relacionada à cultura do sul do Brasil?

A araucária é uma árvore muito presente na cultura do sul do Brasil, sendo considerada um símbolo da região. Os pinhões são utilizados em diversas receitas típicas da culinária gaúcha e paranaense, como o famoso barreado. Além disso, a araucária é representada em diversos tipos de artesanato e é uma presença constante na paisagem das regiões onde é encontrada.

Related video of qual o nome popular da árvore que produz os pinhões

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait