Qual O Aumentativo De Voz?

Reza May 7, 2021
O Aumentativo De Voz EDUCA

O aumentativo é uma forma de aumentar o tamanho ou intensidade de uma palavra. No português, existem diferentes formas de aumentativo, dependendo do gênero e da terminação da palavra. No caso da palavra “voz”, o aumentativo mais comum é “vozeirão”.

O que é aumentativo?

O aumentativo é um recurso da língua portuguesa que permite expressar uma ideia de tamanho, intensidade ou importância maior do que a palavra original. É uma forma de enfatizar ou destacar algo em relação aos demais elementos da frase.

Como funciona o aumentativo em português?

Em português, o aumentativo pode ser formado de diferentes maneiras, dependendo da terminação e do gênero da palavra. As principais formas de aumentativo são:

  • -ão: utilizado para substantivos masculinos, como “cão” (cachorrão), “pão” (pãozão), “coração” (coraçãozão).
  • -ona: utilizado para substantivos femininos, como “mão” (mãozona), “unha” (unhona), “carne” (carnona).
  • -ão/-ona: utilizado para adjetivos, como “bonito” (bonitão/bonitona), “feio” (feião/feiona), “forte” (fortão/fortona).
  • -alhão/-alhona: utilizado para expressar algo exagerado ou negativo, como “mentiroso” (mentirosoalhão/mentirosoalhona), “preguiçoso” (preguiçosoalhão/preguiçosoalhona), “guloso” (gulosão/gulosona).
  • -arrão/-arrona: utilizado para expressar algo grande, desproporcional ou exagerado, como “cabelo” (cabelarrão/cabelarrona), “nariz” (narigão/narigona), “dente” (dentarrão/dentarrona).

Por que usar o aumentativo?

O uso do aumentativo pode ter diferentes objetivos, dependendo do contexto e da intenção do falante. Algumas das principais funções do aumentativo são:

  • Enfatizar ou destacar algo em relação aos demais elementos da frase;
  • Expressar um grau maior de intensidade, tamanho ou importância;
  • Transmitir uma ideia de exagero, humor ou ironia;
  • Enriquecer a expressividade da língua e tornar a comunicação mais interessante e criativa.

Como usar o aumentativo de forma adequada?

Para usar o aumentativo de forma adequada, é importante levar em consideração algumas regras e orientações da língua portuguesa:

  • Escolher o aumentativo adequado para o gênero e a terminação da palavra;
  • Não exagerar no uso do aumentativo, para não tornar a comunicação artificial ou enfadonha;
  • Usar o aumentativo com moderação e bom senso, de forma a adequar a expressividade à situação comunicativa;
  • Aprender as diferentes formas de aumentativo e praticar a sua aplicação em diferentes contextos.

Qual o aumentativo de voz?

No caso da palavra “voz”, o aumentativo mais comum é “vozeirão”. Essa forma de aumentativo é utilizada para expressar uma voz muito forte, potente ou grave, como a de um cantor lírico ou um locutor de rádio. Também pode ser usada de forma humorística ou exagerada, para expressar uma voz muito alta ou estridente.

For more information, please click the button below.

Qual a diferença entre aumentativo e diminutivo?

O diminutivo é um recurso da língua portuguesa que permite expressar uma ideia de tamanho menor do que a palavra original. É uma forma de expressar afeto, carinho ou intimidade, ou ainda de expressar uma ideia de inferioridade ou desvalorização.

Já o aumentativo, como vimos, é uma forma de expressar uma ideia de tamanho, intensidade ou importância maior do que a palavra original. É uma forma de enfatizar ou destacar algo em relação aos demais elementos da frase.

Como usar o aumentativo e o diminutivo na mesma frase?

É possível usar o aumentativo e o diminutivo na mesma frase, para expressar ideias opostas ou complementares em relação ao tamanho, intensidade ou importância de algo. Para isso, basta escolher as palavras adequadas e aplicar as regras de formação do aumentativo e do diminutivo de acordo com a necessidade comunicativa.

Conclusão

O aumentativo é um recurso da língua portuguesa que permite expressar uma ideia de tamanho, intensidade ou importância maior do que a palavra original. No caso da palavra “voz”, o aumentativo mais comum é “vozeirão”, utilizado para expressar uma voz muito forte, potente ou grave. Para usar o aumentativo de forma adequada, é importante levar em consideração as regras e orientações da língua portuguesa, escolhendo a forma adequada para o gênero e a terminação da palavra, e aplicando-o com moderação e bom senso.

FAQs

1. O aumentativo é um recurso exclusivo do português?

Não, o aumentativo é um recurso presente em várias línguas, como o espanhol, o italiano e o francês, entre outras.

2. O aumentativo pode ser usado em todos os contextos comunicativos?

Sim, o aumentativo pode ser usado em diferentes contextos comunicativos, desde situações formais até informais, dependendo do objetivo e da intenção do falante.

3. Existe uma regra para escolher entre o aumentativo e o superlativo?

Sim, o superlativo é utilizado para expressar o grau máximo de uma qualidade, enquanto o aumentativo expressa uma ideia de tamanho ou intensidade maior do que a palavra original. Em geral, o superlativo é mais adequado para expressar uma qualidade positiva, como “mais bonito”, “mais inteligente”, enquanto o aumentativo é mais adequado para expressar uma ideia de tamanho ou intensidade maior, como “gigante”, “enorme”.

Related video of qual o aumentativo de voz

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait