Qual Numeração De Cateter Para Furar O Septo?

Reza December 8, 2022
CATÉTER INTRAVENOSO en 2021 Teorias de enfermeria, Enfermería

O septo nasal é uma parede que divide as narinas em duas passagens, direita e esquerda. O furo no septo nasal é uma abertura feita através dessa parede, com o objetivo de facilitar a respiração em casos de obstruções nasais severas. Esse procedimento é conhecido como septoplastia.

Na septoplastia, um cateter é inserido através do septo nasal, para manter a abertura criada durante a cirurgia. A numeração do cateter varia de acordo com o diâmetro necessário para manter a abertura criada na septoplastia.

Numeração de cateter

A numeração de cateter é uma medida do diâmetro interno do tubo. O diâmetro é medido em French (FR), unidade de medida francesa que corresponde a 1/3 de um milímetro. Quanto maior o número, maior o diâmetro interno do tubo.

Os cateteres utilizados em septoplastia variam de 10 FR a 16 FR, dependendo do diâmetro do septo nasal do paciente. O cateter deve ser escolhido para que fique confortável para o paciente, sem causar nenhum desconforto durante o período pós-operatório.

Tipos de cateter

Existem diversos tipos de cateteres, cada um com uma finalidade específica. Na septoplastia, o cateter utilizado é o tipo Foley, que é um tubo flexível e macio, feito de silicone ou látex. O cateter de Foley tem um balão na extremidade, que é inflado após a passagem do tubo pelo septo nasal, para mantê-lo no lugar.

Além do cateter de Foley, podem ser utilizados outros tipos de cateteres em cirurgias nasais, como o cateter de Venturi, que é utilizado para irrigação nasal, e o cateter de Yankauer, que é utilizado para sucção nasal.

For more information, please click the button below.

Como é feita a septoplastia?

A septoplastia é uma cirurgia realizada em ambiente hospitalar, com anestesia geral ou local. O procedimento dura em média uma hora e é feito por um otorrinolaringologista.

Após a anestesia, o médico faz uma incisão no septo nasal, para ter acesso à parede interna. Ele remove parte do septo ou desloca-o para um lado, para facilitar a passagem de ar pelas narinas. Em seguida, um cateter é inserido pelo septo nasal, para manter a abertura criada durante a cirurgia.

Após a cirurgia, o paciente deve ficar em repouso por alguns dias e evitar esforços físicos. O cateter é mantido no local por alguns dias, para garantir que a abertura criada não se feche. O médico irá prescrever medicamentos para dor e inflamação, e orientações para a limpeza nasal.

Complicações da septoplastia

A septoplastia é um procedimento seguro, mas como qualquer cirurgia, pode apresentar riscos e complicações. Alguns dos possíveis riscos incluem:

  • Hemorragia nasal
  • Infecção
  • Dor e desconforto
  • Alterações na sensibilidade nasal
  • Obstrução nasal

É importante seguir todas as orientações médicas após a cirurgia, para minimizar os riscos de complicações.

Conclusão

A numeração do cateter utilizado em septoplastia varia de acordo com o diâmetro interno do tubo. O cateter de Foley é o tipo mais comum utilizado nesse procedimento. A cirurgia é segura, mas pode apresentar riscos e complicações. É importante seguir todas as orientações médicas após a cirurgia, para garantir uma recuperação adequada.

FAQs

1. Qual é a finalidade do cateter em uma septoplastia?

O cateter é utilizado para manter a abertura criada durante a cirurgia, para facilitar a respiração em casos de obstruções nasais severas.

2. O cateter de Foley é doloroso?

O cateter de Foley é um tubo flexível e macio, que não causa desconforto durante o período pós-operatório. Ele é mantido no local por alguns dias, para garantir que a abertura criada não se feche.

3. Qual o tempo médio de recuperação após uma septoplastia?

O tempo médio de recuperação após uma septoplastia é de 7 a 10 dias. O paciente deve ficar em repouso por alguns dias e evitar esforços físicos. O médico irá prescrever medicamentos para dor e inflamação, e orientações para a limpeza nasal.

Related video of qual numeração de cateter para furar o septo

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait