Qual Foi A Promessa De Deus Para Abraão?

Reza August 10, 2021
Clube Bíblico Junior A promessa a Abraão

A promessa de Deus para Abraão é um tema muito importante na Bíblia, em especial no Antigo Testamento. Para compreendermos a fundo essa promessa, precisamos entender quem foi Abraão e qual foi a sua importância na história do povo de Israel.

Quem foi Abraão?

Abraão (também conhecido como Abram) foi um patriarca hebreu, descendente de Sem, filho de Noé. Ele nasceu em Ur, na Caldéia, atual Iraque, por volta do ano 2000 a.C., e viveu até os 175 anos de idade. Abraão era casado com Sara, que era estéril, mas que posteriormente teve um filho chamado Isaque.

De acordo com a tradição judaica, Abraão foi o primeiro a acreditar em um único Deus verdadeiro, em contrapartida aos politeístas que predominavam na época. Ele é considerado o pai do povo hebreu, pois foi através dele que Deus estabeleceu a aliança com os hebreus, prometendo-lhes a terra de Canaã como herança eterna.

Qual foi a promessa de Deus para Abraão?

A promessa de Deus para Abraão é registrada em Gênesis 12:1-3:

“O Senhor disse a Abrão: ‘Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados’”.

Essa promessa é conhecida como a Aliança Abraâmica. Ela consiste em três elementos principais:

  • Deus prometeu a Abraão que faria dele uma grande nação;
  • Deus prometeu abençoá-lo e tornar seu nome famoso;
  • Deus prometeu abençoar todas as famílias da terra por meio de Abraão.

Essa promessa foi uma das mais importantes da história de Israel, pois estabeleceu a relação de Deus com o povo escolhido, e foi cumprida em partes ao longo da história do povo hebreu.

For more information, please click the button below.

Como foi cumprida a promessa de Deus para Abraão?

Para entendermos como a promessa de Deus para Abraão foi cumprida, é preciso conhecer alguns dos principais acontecimentos da história de Israel após Abraão.

Após a morte de Abraão, a promessa de Deus foi transmitida para o seu filho Isaque, que teve dois filhos gêmeos, Esaú e Jacó. Deus escolheu Jacó para ser o herdeiro da promessa, e mudou o seu nome para Israel. Jacó teve doze filhos, que deram origem às doze tribos de Israel.

No Egito, os descendentes de Israel foram escravizados pelos egípcios, mas Deus os libertou através de Moisés. Ele os conduziu pelo deserto até a terra de Canaã, que foi prometida por Deus a Abraão como herança eterna.

Após a conquista de Canaã, os hebreus estabeleceram-se como um povo independente, formando um reino com Saul, Davi e Salomão como reis. Durante esse período, Deus abençoou o povo hebreu, tornando-o próspero e poderoso.

No entanto, o reino de Israel foi dividido em dois após a morte de Salomão, e ambos os reinos foram conquistados por potências estrangeiras. O reino do norte foi conquistado pelos assírios em 722 a.C., enquanto o reino do sul foi conquistado pelos babilônios em 586 a.C.

Após o exílio na Babilônia, os hebreus retornaram a Jerusalém e reconstruíram o templo. Eles também esperavam a vinda de um messias, que seria o descendente de Davi e que restauraria o reino de Israel e cumpriria a promessa de Deus para Abraão.

Essa expectativa messiânica foi cumprida com a vinda de Jesus Cristo, que é considerado pelos cristãos como o filho de Davi e o messias prometido. Através de Jesus, todas as famílias da terra foram abençoadas, pois ele trouxe a salvação para todos os povos.

Conclusão

A promessa de Deus para Abraão é uma das mais importantes da história de Israel e da Bíblia como um todo. Ela estabeleceu a relação de Deus com o povo escolhido, e foi cumprida em partes ao longo da história do povo hebreu. A promessa foi cumprida plenamente com a vinda de Jesus Cristo, que trouxe a salvação para todos os povos da terra.

FAQs

1. Como a promessa de Deus para Abraão é importante para os judeus?

A promessa de Deus para Abraão é importante para os judeus porque estabelece a relação de Deus com o povo escolhido e promete a terra de Canaã como herança eterna. Além disso, a promessa é uma prova do amor e da fidelidade de Deus para com o seu povo.

2. Como a promessa de Deus para Abraão é importante para os cristãos?

A promessa de Deus para Abraão é importante para os cristãos porque estabelece a relação de Deus com toda a humanidade, prometendo abençoar todas as famílias da terra através de Abraão. Além disso, a promessa é uma prova do amor e da fidelidade de Deus para com a humanidade, e foi cumprida plenamente em Jesus Cristo.

3. Qual é a importância da figura de Abraão na história da humanidade?

A figura de Abraão é importante na história da humanidade porque ele foi o primeiro a acreditar em um único Deus verdadeiro em contrapartida aos politeístas que predominavam na época. Ele é considerado o pai do povo hebreu e estabeleceu a aliança com Deus, que foi fundamental para a história do povo hebreu e da Bíblia como um todo.

Related video of qual foi a promessa de deus para abraão

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait