Qual Faculdade Fazer Para Pericia Criminal

Reza November 8, 2022
FACOL oferece curso teóricoprático de Perícia Criminal FACOL

A profissão de perito criminal tem se tornado cada vez mais valorizada no Brasil. Com a crescente demanda por investigações forenses, é comum que muitas pessoas se interessem por seguir carreira na área de perícia criminal. Mas afinal, qual faculdade fazer para se tornar um perito criminal?

O que é a perícia criminal?

A perícia criminal é uma área da ciência forense que tem como objetivo investigar crimes e acidentes através de análises e coleta de evidências. O trabalho do perito criminal é fundamental para elucidar crimes e contribuir para a justiça.

Como se tornar um perito criminal?

Para se tornar um perito criminal é necessário ter formação em uma área específica da ciência forense. A seguir, listamos algumas das principais opções de cursos superiores para quem deseja seguir carreira na área de perícia criminal:

Ciências Biológicas

O curso de Ciências Biológicas pode ser uma boa opção para quem deseja seguir carreira na área de perícia criminal. Nessa graduação, o aluno aprende sobre a estrutura, funcionamento e evolução dos seres vivos, além de estudar temas como ecologia, genética e biotecnologia.

Na área de perícia criminal, o biomédico pode atuar em análises de DNA, identificação de cadáveres, estudos de toxicologia, análises de fluidos corporais, entre outros.

Farmácia

O curso de Farmácia também pode ser uma boa opção para quem deseja seguir carreira na área de perícia criminal. O farmacêutico pode atuar em análises toxicológicas, análises de medicamentos, identificação de substâncias em amostras biológicas, entre outras atividades.

For more information, please click the button below.

Química

O curso de Química pode ser uma excelente opção para quem deseja seguir carreira na área de perícia criminal. Nessa graduação, o aluno aprende sobre as propriedades e as transformações da matéria, além de estudar temas como análise química, química orgânica e inorgânica, dentre outros.

Na área de perícia criminal, o químico pode atuar em análises de drogas, análises de materiais de crime, identificação de substâncias químicas, entre outras atividades.

Medicina

O curso de Medicina também pode ser uma opção para quem deseja seguir carreira na área de perícia criminal. Nesse caso, a especialização em Medicina Legal pode ser uma alternativa interessante. O médico legista pode atuar em perícias de necropsia, análises de lesões corporais, identificação de vítimas de acidentes, entre outras atividades.

Física

O curso de Física pode ser uma opção interessante para quem deseja seguir carreira na área de perícia criminal. Nessa graduação, o aluno aprende sobre as leis da natureza e a relação entre matéria e energia, além de estudar temas como mecânica, termodinâmica e eletromagnetismo.

Na área de perícia criminal, o físico pode atuar em análises de balística, análises de acidentes de trânsito, análises de engenharia forense, entre outras atividades.

Conclusão

A escolha da faculdade para se tornar um perito criminal vai depender da área de interesse do estudante. É importante pesquisar bastante sobre as opções de cursos e avaliar qual delas está mais relacionada com a área de atuação desejada. Além disso, é importante lembrar que para atuar como perito criminal é necessário realizar concursos públicos e estar registrado no Conselho Regional de Perícia Oficial.

FAQs

1. Quais são as habilidades necessárias para se tornar um perito criminal?

Algumas das habilidades importantes para quem deseja seguir carreira na área de perícia criminal são: atenção aos detalhes, raciocínio lógico, capacidade de análise, boa comunicação, conhecimentos em ciências exatas e biológicas, entre outras.

2. Qual é a média salarial de um perito criminal?

O salário de um perito criminal pode variar bastante de acordo com a região do país, o nível de experiência, a instituição em que trabalha, entre outros fatores. No entanto, a média salarial de um perito criminal no Brasil é de cerca de R$ 7.000,00.

3. Quais são as principais atividades realizadas por um perito criminal?

Algumas das atividades realizadas por um perito criminal são: coleta de evidências, análises de amostras biológicas, análises químicas e físicas, identificação de substâncias, análises de balística, análises de acidentes de trânsito, entre outras.

Related video of qual faculdade fazer para pericia criminal

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait