Qual Era A Cor Do Cavalo Branco De Napoleão?

Reza August 5, 2022
De que cor, afinal, era o cavalo branco de Napoleão? Super História

Essa é uma pergunta que muitas pessoas já se fizeram ao longo do tempo. Afinal, é sabido que Napoleão Bonaparte, o famoso líder militar francês, tinha um cavalo branco que o acompanhava nas batalhas. Mas qual era a cor exata desse cavalo? Será que era realmente branco?

A história por trás do cavalo de Napoleão

Para entendermos melhor a cor do cavalo de Napoleão, é importante conhecermos um pouco da história por trás desse animal. O cavalo em questão era um belo animal da raça árabe, que foi dado de presente ao líder francês pelo sultão do Egito, em 1799.

De acordo com relatos históricos, esse cavalo era bastante especial para Napoleão, que o batizou com o nome de Marengo, em homenagem à batalha que havia vencido na Itália no mesmo ano. Marengo se tornou o cavalo de guerra preferido de Napoleão, e o acompanhou em diversas batalhas, incluindo a famosa Batalha de Waterloo, em 1815.

Após a morte de Napoleão, em 1821, Marengo foi vendido a um oficial britânico, e acabou sendo utilizado como reprodutor em diversos haras da Inglaterra. Ele morreu em 1831, e foi empalhado, ficando exposto no Museu Nacional do Exército, em Londres.

A cor do cavalo de Napoleão

Apesar da crença popular de que o cavalo de Napoleão era branco, na verdade essa informação não é totalmente precisa. De acordo com especialistas em cavalos e em história militar, a cor de Marengo seria mais próxima do que conhecemos como “cinza puro”.

Essa cor é bastante comum em cavalos árabes, como era o caso de Marengo, e se caracteriza por um tom claro de pelos, misturando tons de branco e preto. Em algumas fotos que existem de Marengo, é possível ver que ele realmente tinha essa cor, e não era completamente branco.

For more information, please click the button below.

Por que se acredita que o cavalo era branco?

Apesar de a cor exata do cavalo de Napoleão não ser branca, é importante entendermos por que essa informação se popularizou. Isso se deve em parte às pinturas e retratos que foram feitos de Napoleão ao longo do tempo, nos quais ele sempre aparece montado em um cavalo branco.

Essas representações podem ter sido feitas com o intuito de glorificar a figura de Napoleão, dando a ele uma imagem de poder e nobreza. Além disso, o fato de Marengo ter se tornado uma figura lendária na história militar também contribuiu para a popularização da ideia de que ele era branco.

Conclusão

Em resumo, o cavalo de Napoleão Bonaparte não era branco, como muitas pessoas acreditam. Na verdade, ele tinha uma cor mais próxima do que conhecemos como “cinza puro”, que é bastante comum em cavalos da raça árabe, como era o caso de Marengo.

Apesar disso, a imagem de Napoleão montado em um cavalo branco se tornou bastante popular ao longo do tempo, graças a retratos e pinturas que foram feitos dele. Essa imagem ajudou a construir a figura lendária de Napoleão como um líder poderoso e nobre, e contribuiu para a popularização da ideia de que seu cavalo era branco.

FAQs

1. O cavalo de Napoleão era mesmo da raça árabe?

Sim, de acordo com relatos históricos, Marengo, o cavalo de Napoleão, era da raça árabe. Essa raça é conhecida por ser bastante veloz e resistente, o que a tornava ideal para uso em batalhas.

2. Existem fotos do cavalo de Napoleão?

Sim, existem algumas fotos e pinturas que retratam Marengo, o cavalo de Napoleão. Nelas, é possível ver que a cor do animal era mais próxima do que conhecemos como “cinza puro”, e não branco.

3. Onde está o cavalo de Napoleão hoje em dia?

Marengo, o cavalo de Napoleão, morreu em 1831, e foi empalhado. Seu corpo ficou exposto no Museu Nacional do Exército, em Londres, até 2003, quando foi restaurado e transferido para o Royal United Services Institute for Defence and Security Studies, também em Londres.

Related video of qual era a cor do cavalo branco de napoleão

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait