Qual É O Significado Da Palavra Andaço?

Reza October 8, 2021
Convenção Dicio, Dicionário Online de Português

A palavra andaço é um termo da língua portuguesa que não é tão conhecido pela maioria das pessoas. Seu significado pode variar de acordo com o contexto em que é utilizado. No entanto, de forma geral, o termo andaço pode ser entendido como:

Andaço como substantivo masculino

Como substantivo masculino, andaço pode ser entendido como:

  • Andarilho;
  • Viajante que anda sem destino certo;
  • Pessoa que perambula sem rumo ou sem ter onde ficar.

Assim, pode-se dizer que andaço é uma pessoa que vive se deslocando de um lugar para outro sem uma direção ou objetivo específico, seja por opção ou por falta de opção.

Andaço como verbo

Andaço também pode ser utilizado como verbo, nesse caso, o seu significado é:

  • Andar sem rumo;
  • Perambular;
  • Caminhar sem destino;
  • Transitar sem objetivo definido.

Assim, quando andaço é utilizado como verbo, pode-se entender que é uma ação de andar sem rumo, sem um objetivo definido, seja por escolha ou por não ter um destino certo.

Origem da palavra andaço

A origem da palavra andaço é incerta, como acontece com muitas palavras da língua portuguesa. No entanto, sabe-se que ela é um termo antigo, que foi utilizado pela primeira vez no século XVI.

For more information, please click the button below.

Existem algumas teorias sobre a origem da palavra andaço. Uma delas diz que ela pode ter origem na palavra espanhola “andariego”, que significa andarilho, viajante ou peregrino. Outra teoria é de que a palavra possa ter surgido a partir da junção das palavras andar e passo, formando a palavra andapasso, que com o tempo teria se transformado em andaço.

Exemplos de frases com a palavra andaço

Para entender melhor o significado da palavra andaço, confira alguns exemplos de frases:

  • O andarilho era um andaço que perambulava de cidade em cidade sem destino certo;
  • Depois de perder o emprego, ele se tornou um andaço, viajando pelo país sem rumo;
  • Aquele homem parecia um andaço, sempre caminhando sem destino pelas ruas da cidade;
  • Eu gosto de andar pela cidade sem destino, é bom ser um andaço de vez em quando.

Conclusão

Em resumo, pode-se dizer que andaço é uma palavra que pode ser utilizada como substantivo masculino ou verbo. Como substantivo, refere-se a uma pessoa que vive se deslocando sem um destino ou objetivo definido. Como verbo, significa andar sem rumo ou objetivo. Não é uma palavra comum no dia a dia das pessoas, mas pode ser encontrada em textos literários e poéticos.

FAQs

1. Qual é a origem da palavra andaço?

A origem da palavra andaço é incerta, mas acredita-se que ela possa ter surgido a partir da palavra espanhola “andariego”, que significa andarilho, ou da junção das palavras andar e passo, formando a palavra andapasso, que com o tempo teria se transformado em andaço.

2. Como utilizar a palavra andaço em uma frase?

Algumas frases que podem ser utilizadas com a palavra andaço são: “O andarilho era um andaço que perambulava de cidade em cidade sem destino certo”; “Depois de perder o emprego, ele se tornou um andaço, viajando pelo país sem rumo”; “Eu gosto de andar pela cidade sem destino, é bom ser um andaço de vez em quando”.

3. Qual é o significado da palavra andaço como verbo?

Quando andaço é utilizado como verbo, significa andar sem rumo, perambular, caminhar sem destino ou transitar sem objetivo definido.

Related video of qual é o significado da palavra andaço

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait