Qual É O Foco Narrativo Do Texto Lido?

Reza February 16, 2023
1. Complete com os elementos da narrativa do texto lidoa) Protagonista

O foco narrativo é um elemento fundamental em qualquer texto literário, pois é através dele que o autor escolhe a forma como a história será contada. É o ponto de vista do narrador que irá determinar a perspectiva do leitor em relação aos personagens e aos acontecimentos da trama.

O que é o foco narrativo?

O foco narrativo é a maneira como o autor escolhe contar a história, ou seja, é o ponto de vista do narrador. Ele pode ser classificado em três tipos:

  • Narrador em 1ª pessoa: o narrador é um personagem da história e conta a história a partir de sua perspectiva. Ele utiliza pronomes como “eu”, “meu” para se referir aos personagens e aos acontecimentos.
  • Narrador em 3ª pessoa: o narrador é um observador externo, que não participa da história. Ele utiliza pronomes como “ele”, “ela”, “eles” para se referir aos personagens e aos acontecimentos.
  • Narrador onisciente: o narrador sabe tudo sobre a história, inclusive os pensamentos e sentimentos dos personagens. Ele é como um Deus que tudo vê e tudo sabe.

Como identificar o foco narrativo de um texto?

Para identificar o foco narrativo de um texto, é preciso prestar atenção em alguns elementos, como:

  • O uso dos pronomes: se o narrador utiliza pronomes como “eu” e “meu”, ele é um narrador em 1ª pessoa. Se utiliza pronomes como “ele”, “ela”, “eles”, é um narrador em 3ª pessoa.
  • O conhecimento do narrador sobre a história: se o narrador sabe tudo sobre a história, inclusive os pensamentos dos personagens, ele é um narrador onisciente.
  • A presença ou ausência do narrador na história: se o narrador é um personagem da história, ele é um narrador em 1ª pessoa.

Qual é o foco narrativo do texto lido?

Para responder a essa pergunta, é preciso ler o texto e identificar o ponto de vista do narrador. Se o narrador utiliza pronomes como “eu” e “meu”, ele é um narrador em 1ª pessoa. Se utiliza pronomes como “ele”, “ela”, “eles”, é um narrador em 3ª pessoa. Se sabe tudo sobre a história, inclusive os pensamentos dos personagens, ele é um narrador onisciente.

É importante lembrar que nem sempre o foco narrativo é tão claro no texto, podendo haver elementos dos três tipos de narrador em uma mesma história. Nesse caso, é preciso identificar qual é o ponto de vista predominante.

Conclusão

O foco narrativo é um elemento fundamental em qualquer texto literário, pois é através dele que o autor escolhe a forma como a história será contada. É o ponto de vista do narrador que irá determinar a perspectiva do leitor em relação aos personagens e aos acontecimentos da trama. Para identificar o foco narrativo de um texto, é preciso prestar atenção em elementos como o uso dos pronomes, o conhecimento do narrador sobre a história e a presença ou ausência do narrador na história.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Como o foco narrativo influencia a leitura de um texto?

O foco narrativo influencia a leitura de um texto porque é o ponto de vista do narrador que irá determinar a perspectiva do leitor em relação aos personagens e aos acontecimentos da trama. Por exemplo, se o narrador é um personagem da história, a perspectiva do leitor será limitada aos conhecimentos e emoções desse personagem. Já se o narrador é onisciente, o leitor terá acesso a informações que os personagens não têm.

2. É possível que um texto tenha mais de um foco narrativo?

Sim, é possível que um texto tenha mais de um foco narrativo. Por exemplo, um narrador pode ser um personagem da história que conta a história a partir de sua perspectiva (1ª pessoa), mas em alguns momentos pode se afastar da história e contar algo que ele não presenciou (3ª pessoa). Nesse caso, é preciso identificar qual é o ponto de vista predominante.

3. Qual é o tipo de foco narrativo mais comum em textos literários?

O tipo de foco narrativo mais comum em textos literários é o narrador em 3ª pessoa, pois ele permite uma maior objetividade na narrativa e a possibilidade de descrever ações e emoções de vários personagens. No entanto, isso varia de acordo com o estilo do autor e com as necessidades da história que está sendo contada.

Related video of qual é o foco narrativo do texto lido

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait