Qual É A Visão Do Chargista Em Relação Ao Período

Reza February 15, 2022
Qual é a visão do chargista em relação ao período? De que forma ele

A visão do chargista em relação ao período pode variar bastante, dependendo do contexto histórico, político e social em que ele se encontra. Entretanto, é possível afirmar que, de modo geral, os chargistas costumam ter uma postura crítica em relação ao período em que estão vivendo, apontando os problemas e as contradições presentes na sociedade através de suas charges.

O que é um chargista?

Antes de falarmos sobre a visão do chargista em relação ao período, é importante entendermos o que é um chargista. O chargista é um artista que se utiliza da charge como forma de expressão. A charge é uma arte gráfica que tem como objetivo provocar uma reflexão crítica sobre algum tema específico, seja ele político, social, cultural ou econômico.

Como a charge se relaciona com o período histórico?

A charge é uma forma de arte que está intimamente relacionada com o período histórico em que é produzida. Ela reflete os valores, as crenças e as contradições presentes na sociedade em que está inserida. Por isso, a análise das charges produzidas em determinado período pode nos ajudar a compreender melhor os desafios e as tensões vividas naquele momento histórico.

Qual é a visão do chargista em relação ao período?

Como já mencionamos, a visão do chargista em relação ao período pode variar bastante, dependendo do contexto histórico, político e social em que ele se encontra. Entretanto, de modo geral, é possível afirmar que os chargistas costumam ter uma postura crítica em relação ao período em que estão vivendo, apontando os problemas e as contradições presentes na sociedade através de suas charges.

Os chargistas são artistas engajados, que utilizam a arte como forma de denunciar as injustiças e as opressões presentes na sociedade em que vivem. Eles não se contentam com a situação atual e buscam através de suas charges provocar uma reflexão crítica na população, despertando o desejo por mudanças e transformações sociais.

Exemplos de chargistas e suas visões sobre o período

Agora que já entendemos um pouco mais sobre a visão do chargista em relação ao período, vamos analisar alguns exemplos de chargistas e suas visões sobre o momento histórico em que estavam vivendo.

For more information, please click the button below.

Angeli

Angeli é um dos mais conhecidos chargistas brasileiros. Ele começou sua carreira nos anos 70, em plena ditadura militar, e suas charges refletiam a dura realidade vivida pelos brasileiros naquele período. Suas charges eram críticas ao regime militar e aos seus apoiadores, denunciando a censura, a tortura e as violações dos direitos humanos que eram praticadas pelo governo. Com o fim da ditadura, Angeli continuou produzindo charges críticas, agora voltadas para os problemas sociais e políticos do país.

Laerte

Laerte é outra chargista brasileira de destaque. Ela começou a produzir charges nos anos 70, durante a ditadura militar, e suas obras refletiam a repressão e a censura que eram praticadas pelo regime. Nos anos 80, Laerte se tornou uma das fundadoras do jornal humorístico “Casseta Popular” e suas charges passaram a ser mais voltadas para o humor e a sátira política. Atualmente, Laerte tem uma postura crítica em relação ao governo Bolsonaro e suas charges refletem a preocupação com a democracia e os direitos humanos no Brasil.

Quino

Quino é um chargista argentino famoso por criar a personagem Mafalda, uma menina de seis anos que fazia questionamentos sobre a vida e a sociedade em que vivia. As charges de Quino eram críticas ao autoritarismo e à violência que eram praticados pelo regime militar argentino nos anos 70. Suas obras refletiam a preocupação com as questões sociais, políticas e culturais da Argentina e da América Latina em geral.

Conclusão

A visão do chargista em relação ao período é sempre crítica e engajada. Os chargistas utilizam a arte como forma de denunciar as injustiças e as opressões presentes na sociedade em que vivem, buscando provocar uma reflexão crítica na população. Analisar as charges produzidas em determinado período pode nos ajudar a compreender melhor os desafios e as tensões vividas naquele momento histórico. Por isso, a charge é uma forma de arte importante e necessária para a reflexão crítica sobre a sociedade.

FAQs

O que é uma charge?

Uma charge é uma arte gráfica que tem como objetivo provocar uma reflexão crítica sobre algum tema específico, seja ele político, social, cultural ou econômico.

Qual é a relação da charge com o período histórico?

A charge está intimamente relacionada com o período histórico em que é produzida. Ela reflete os valores, as crenças e as contradições presentes na sociedade em que está inserida.

Qual é a postura do chargista em relação ao período histórico?

De modo geral, os chargistas costumam ter uma postura crítica em relação ao período em que estão vivendo, apontando os problemas e as contradições presentes na sociedade através de suas charges.

Related video of qual é a visão do chargista em relação ao período

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait