Qual A Sílaba Tônica Da Palavra Pastel?

Reza November 1, 2021
Silaba Tonica De Livro EDUCA

A sílaba tônica é a sílaba que recebe maior destaque e intensidade na pronúncia da palavra. Em português, a posição da sílaba tônica pode variar de acordo com a palavra em questão. No caso da palavra “pastel”, a sílaba tônica é “pas”.

Explicação da sílaba tônica em “pastel”

Para entendermos qual é a sílaba tônica de “pastel” é necessário analisar como essa palavra é formada e quais são as regras de acentuação em português.

De acordo com as regras de acentuação, as palavras podem ser classificadas em:

  • Oxítonas: palavras cuja sílaba tônica é a última sílaba. Exemplo: café, paletó.
  • Paroxítonas: palavras cuja sílaba tônica é a penúltima sílaba. Exemplo: água, médico.
  • Proparoxítonas: palavras cuja sílaba tônica é a antepenúltima sílaba. Exemplo: música, sílaba.

Como “pastel” é uma palavra paroxítona, a sílaba tônica é a penúltima sílaba, que nesse caso é “pas”. Portanto, a pronúncia correta da palavra “pastel” é “pas-tel”.

Regras de acentuação em palavras paroxítonas

Além de “pastel”, existem diversas outras palavras paroxítonas em português. Para saber qual é a sílaba tônica dessas palavras, é necessário conhecer as regras de acentuação em palavras paroxítonas. Vamos ver algumas delas:

  • As palavras paroxítonas são acentuadas se terminarem em:
    • R, X, N, L, I, U, Ã, ÃO, ENS. Exemplo: difícil, tórax, hífen, fóssil, álbum, vírus, órfão, órgão, hifens.
    • PS. Exemplo: bíceps, fórceps.
    • Ditongos abertos éi e ói. Exemplo: céu, herói.
  • As palavras paroxítonas são acentuadas se não terminarem em ditongo crescente (junção de uma vogal e uma semivogal que formam uma única sílaba), seguido ou não de S. Exemplo: lâmpada, máquina.
  • As palavras paroxítonas são acentuadas se terminarem em ditongo crescente seguido de M ou N. Exemplo: acórdão, saudade.
  • As palavras paroxítonas são acentuadas se possuírem a letra “i” ou “u” tônicos formando hiato com vogal anterior. Exemplo: saúde, balaústre.

Conclusão

A sílaba tônica da palavra “pastel” é “pas”, já que se trata de uma palavra paroxítona. Além disso, existem diversas outras regras de acentuação em palavras paroxítonas que devem ser levadas em conta para saber a posição da sílaba tônica em outras palavras. É importante conhecer essas regras para pronunciar corretamente as palavras em português.

For more information, please click the button below.

FAQs

1. Todas as palavras paroxítonas são acentuadas?

Não, nem todas as palavras paroxítonas são acentuadas. Existem diversas regras de acentuação em português que devem ser levadas em conta para saber se uma palavra deve receber acento ou não.

2. Como saber se uma palavra é paroxítona?

Uma palavra é paroxítona se a sílaba tônica for a penúltima sílaba. Existem diversas exceções a essa regra, por isso é importante conhecer as regras de acentuação em português para identificar corretamente a posição da sílaba tônica em uma palavra.

3. É possível que uma palavra tenha mais de uma sílaba tônica?

Não, uma palavra só pode ter uma sílaba tônica. No entanto, algumas palavras podem ter sílabas que recebem um destaque menor na pronúncia, mas que não são consideradas sílabas tônicas.

Related video of qual a sílaba tônica da palavra pastel

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait