Qual A Importância De Florence E Ana Nery Para Enfermagem?

Reza November 27, 2021
História da Enfermagem Florence Nightingale e Ana Neri YouTube

A Enfermagem é uma das profissões mais importantes que existem, pois cuida da saúde e do bem-estar das pessoas. Florence Nightingale e Ana Nery foram duas mulheres que se destacaram na história da enfermagem, sendo consideradas referências até hoje. Neste artigo, vamos entender a importância dessas duas mulheres para a enfermagem.

Florence Nightingale – A Dama da Lâmpada

Florence Nightingale nasceu em 12 de maio de 1820, na cidade italiana de Florença. Ela era filha de uma família rica e teve uma educação esmerada, aprendendo vários idiomas e estudando matemática, filosofia e ciências naturais. Porém, Florence decidiu seguir um caminho diferente do que era esperado para uma mulher de sua classe social. Ela queria se dedicar ao cuidado de doentes e feridos.

Em 1854, durante a Guerra da Crimeia, Florence Nightingale foi convidada pelo governo britânico para liderar uma equipe de enfermeiras que iria prestar assistência aos soldados feridos. Na época, as condições nos hospitais militares eram precárias e muitos soldados morriam devido à falta de higiene e de cuidados básicos. Florence e sua equipe transformaram o hospital em que trabalhavam, introduzindo medidas de higiene e organização que reduziram significativamente a mortalidade.

Após a guerra, Florence Nightingale dedicou o resto de sua vida ao desenvolvimento da enfermagem como ciência e profissão. Ela escreveu vários livros e artigos sobre a importância da higiene, da administração hospitalar e do cuidado com o paciente. Florence também fundou a primeira escola de enfermagem do mundo, em Londres, em 1860. A Escola Nightingale foi pioneira na formação de enfermeiras profissionais e teve um impacto enorme na melhoria da qualidade dos cuidados de saúde.

A contribuição de Florence Nightingale para a enfermagem foi imensa. Ela é considerada a fundadora da enfermagem moderna e sua influência pode ser sentida até hoje, em todo o mundo. Florence morreu em 13 de agosto de 1910, aos 90 anos de idade, mas seu legado permanece vivo e inspirador.

Ana Nery – A Enfermeira da Pátria

Ana Justina Ferreira Nery nasceu em 13 de dezembro de 1814, na cidade de Cachoeira, na Bahia. Ela era filha de um comerciante e teve uma infância tranquila e confortável. Em 1837, Ana se casou com Isidoro Antônio Nery, um militar que participou da Guerra do Paraguai.

For more information, please click the button below.

Em 1865, quando a Guerra do Paraguai teve início, Isidoro Nery foi convocado para combater no front. Ana decidiu acompanhá-lo, mesmo sabendo dos perigos que enfrentaria. Ela se ofereceu como enfermeira voluntária e foi aceita no Exército Brasileiro. Ana se tornou a primeira enfermeira do Brasil e da América Latina.

Durante a Guerra do Paraguai, Ana Nery prestou assistência aos soldados brasileiros feridos, cuidando deles com dedicação e amor. Ela enfrentou muitas dificuldades, como a falta de medicamentos e de recursos básicos, mas nunca desistiu de sua missão. Ana também ajudou a identificar soldados brasileiros que haviam sido capturados pelos paraguaios e estavam em campos de prisioneiros.

Após a guerra, Ana Nery voltou para casa, mas não recebeu nenhuma homenagem ou reconhecimento pelo seu trabalho. Ela morreu em 20 de maio de 1880, esquecida e sem recursos. Somente em 1923, o governo brasileiro reconheceu a importância de Ana Nery para a história do país e instituiu o Dia da Enfermeira, em sua homenagem.

Conclusão

Florence Nightingale e Ana Nery foram duas mulheres corajosas e determinadas, que dedicaram suas vidas ao cuidado de doentes e feridos. Elas enfrentaram desafios e preconceitos, mas nunca desistiram de sua missão. Graças ao trabalho dessas duas pioneiras, a enfermagem se tornou uma profissão respeitada e valorizada em todo o mundo. Hoje, enfermeiras e enfermeiros são fundamentais para a saúde e o bem-estar da população, e seu trabalho é reconhecido como essencial em todas as áreas da saúde.

FAQs

1. Qual foi a principal contribuição de Florence Nightingale para a enfermagem?

A principal contribuição de Florence Nightingale para a enfermagem foi a introdução de medidas de higiene e organização nos hospitais, que reduziram significativamente a mortalidade de pacientes. Ela também fundou a primeira escola de enfermagem do mundo, em Londres, que teve um impacto enorme na formação de enfermeiras profissionais.

2. Por que Ana Nery é considerada a primeira enfermeira do Brasil?

Ana Nery é considerada a primeira enfermeira do Brasil porque se ofereceu como voluntária para prestar assistência aos soldados brasileiros feridos durante a Guerra do Paraguai. Na época, não havia enfermeiras profissionais no país e Ana foi pioneira nesse trabalho.

3. Qual é a importância da enfermagem para a saúde e o bem-estar da população?

A enfermagem é uma profissão essencial para a saúde e o bem-estar da população, pois cuida dos pacientes nos hospitais, nas clínicas, nos postos de saúde e em outros locais de atendimento. As enfermeiras e enfermeiros são responsáveis por administrar medicamentos, fazer curativos, monitorar sinais vitais, orientar pacientes e familiares, entre outras atividades. Sem a enfermagem, o sistema de saúde não poderia funcionar adequadamente.

Related video of qual a importância de florence e ana nery para enfermagem

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait