Qual A Função Das Enzimas Digestivas?

Reza December 17, 2022
Mickaela Danae Saldaña Jorquera 8ºB 2019

As enzimas digestivas são substâncias que desempenham um papel fundamental no processo de digestão dos alimentos. Elas são produzidas pelas glândulas salivares, estômago, pâncreas e intestinos e têm como principal função quebrar as moléculas dos alimentos em componentes menores para que possam ser absorvidos pelo organismo.

Tipos de enzimas digestivas

Existem vários tipos de enzimas digestivas, cada uma com uma função específica. Os principais tipos são:

  • Amilase: Enzima produzida pelas glândulas salivares e pelo pâncreas que tem como função quebrar as moléculas de amido em açúcares simples;
  • Lipase: Enzima produzida pelo pâncreas que tem como função quebrar as moléculas de gordura em ácidos graxos e glicerol;
  • Protease: Enzima produzida pelo estômago e pelo pâncreas que tem como função quebrar as moléculas de proteína em aminoácidos;
  • Lactase: Enzima produzida pelo intestino delgado que tem como função quebrar as moléculas de lactose em glicose e galactose;
  • Maltase: Enzima produzida pelo intestino delgado que tem como função quebrar as moléculas de maltose em glicose;
  • Sacarase: Enzima produzida pelo intestino delgado que tem como função quebrar as moléculas de sacarose em glicose e frutose.

Como as enzimas digestivas atuam?

As enzimas digestivas atuam em um ambiente de pH específico e em temperaturas ideais para cada tipo de enzima. Quando os alimentos são ingeridos, as enzimas são secretadas pelas glândulas e atuam sobre os nutrientes dos alimentos, transformando-os em moléculas menores.

Por exemplo, a amilase atua na boca, onde o alimento é misturado com a saliva, que é rica em amilase. A enzima começa a quebrar o amido em moléculas menores, que são mais facilmente absorvidas pelo organismo.

A lipase é produzida pelo pâncreas e atua no intestino delgado, onde as moléculas de gordura são emulsificadas pelas bile produzidas pelo fígado. A lipase quebra as moléculas de gordura em ácidos graxos e glicerol, que são absorvidos pelas células do intestino e transportados para o fígado.

A protease é produzida pelo estômago e pelo pâncreas e atua no intestino delgado. Ela quebra as moléculas de proteína em aminoácidos, que são absorvidos pelas células do intestino delgado e transportados para o fígado.

For more information, please click the button below.

Importância das enzimas digestivas

As enzimas digestivas são essenciais para a absorção adequada dos nutrientes dos alimentos. Sem elas, os alimentos não seriam quebrados em componentes menores e não poderiam ser absorvidos pelo organismo. Isso resultaria em deficiências nutricionais e outros problemas de saúde.

Além disso, a produção adequada de enzimas digestivas é fundamental para a saúde do trato gastrointestinal. Quando a produção de enzimas é insuficiente, os alimentos não são digeridos corretamente, o que pode levar a problemas como flatulência, diarreia, constipação e desconforto abdominal.

Conclusão

As enzimas digestivas são substâncias essenciais para a digestão adequada dos alimentos e a absorção adequada dos nutrientes. Elas são produzidas pelo corpo e estão presentes em diferentes partes do trato gastrointestinal. Cada tipo de enzima tem uma função específica na quebra das moléculas dos alimentos em componentes menores. A produção adequada de enzimas digestivas é fundamental para a saúde do trato gastrointestinal e para evitar deficiências nutricionais e outros problemas de saúde.

FAQs

1. Como saber se estou produzindo enzimas digestivas suficientes?

Se você está tendo problemas digestivos como desconforto abdominal, gases, diarreia ou constipação, pode ser um sinal de que a produção de enzimas digestivas está comprometida. É importante consultar um médico para fazer um diagnóstico preciso.

2. As enzimas digestivas podem ser encontradas em suplementos?

Sim, as enzimas digestivas podem ser encontradas em suplementos alimentares. No entanto, é importante consultar um médico antes de tomar qualquer suplemento.

3. Como posso ajudar a produção de enzimas digestivas naturalmente?

Algumas maneiras de ajudar a produção de enzimas digestivas naturalmente incluem comer alimentos ricos em enzimas, como frutas, verduras e alimentos fermentados, mastigar bem os alimentos, evitar comer em excesso e controlar o estresse.

Related video of qual a funcao das enzimas digestivas

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait