Qual A Diferença Entre Seres Unicelulares E Pluricelulares

Reza March 7, 2022
04 CéLula Tc 0910

Os seres vivos podem ser classificados de acordo com sua organização celular, em unicelulares ou pluricelulares. A principal diferença entre eles é a quantidade de células que compõem seus organismos.

Seres unicelulares

Os seres unicelulares são aqueles que possuem apenas uma célula que desempenha todas as funções necessárias para a sobrevivência do organismo. Essas células são geralmente microscópicas e podem ser encontradas em diversos ambientes, desde água doce até solos e até mesmo dentro de outros organismos.

Alguns exemplos de seres unicelulares são:

  • Bactérias
  • Protozoários
  • Leveduras

Esses organismos possuem uma grande capacidade de adaptação ao meio ambiente, o que lhes permite sobreviver em condições extremas, como temperaturas elevadas, altas concentrações de sal e até mesmo em ambientes com baixa disponibilidade de nutrientes.

Seres pluricelulares

Os seres pluricelulares são aqueles que possuem mais de uma célula, que se organizam em tecidos, órgãos e sistemas, desempenhando funções específicas no organismo. Essa organização permite que esses organismos tenham uma maior complexidade e diversidade de formas e funções do que os seres unicelulares.

Alguns exemplos de seres pluricelulares são:

For more information, please click the button below.
  • Animais
  • Plantas
  • Fungos

Os seres pluricelulares são capazes de realizar funções mais complexas do que os seres unicelulares, como locomoção, reprodução sexuada e a capacidade de crescer e se desenvolver. Eles também possuem uma maior capacidade de adaptação ao ambiente, por meio de mecanismos como a evolução e a seleção natural.

Principais diferenças

As principais diferenças entre seres unicelulares e pluricelulares são:

  • Número de células: os seres unicelulares possuem apenas uma célula, enquanto os pluricelulares possuem mais de uma célula;
  • Organização celular: nos seres unicelulares, todas as funções necessárias para a sobrevivência do organismo são realizadas por uma única célula, enquanto nos pluricelulares, as células se organizam em tecidos, órgãos e sistemas, desempenhando funções específicas;
  • Complexidade: os seres pluricelulares são mais complexos do que os unicelulares, possuindo uma maior diversidade de formas e funções;
  • Adaptação ao ambiente: os seres unicelulares possuem uma grande capacidade de adaptação ao ambiente, o que lhes permite sobreviver em condições extremas, enquanto os pluricelulares possuem mecanismos como a evolução e a seleção natural para se adaptar ao ambiente;
  • Crescimento e desenvolvimento: os seres pluricelulares possuem a capacidade de crescer e se desenvolver, enquanto os unicelulares apenas se reproduzem e crescem em tamanho.

Exemplos de seres unicelulares e pluricelulares

Alguns exemplos de seres unicelulares são:

  • Bactérias: organismos microscópicos que podem ser encontrados em diversos ambientes, como água doce, solos e dentro de outros organismos;
  • Protozoários: organismos unicelulares que podem ser encontrados em ambientes aquáticos e terrestres;
  • Leveduras: organismos unicelulares que são capazes de realizar fermentação e são amplamente utilizados na produção de alimentos e bebidas.

Alguns exemplos de seres pluricelulares são:

  • Animais: organismos pluricelulares que possuem uma grande diversidade de formas e funções, desde os animais mais simples, como as esponjas, até os mais complexos, como os seres humanos;
  • Plantas: organismos pluricelulares que são capazes de realizar fotossíntese e são responsáveis por produzir grande parte do oxigênio presente na atmosfera;
  • Fungos: organismos pluricelulares que desempenham funções importantes na decomposição de matéria orgânica e são utilizados na produção de alimentos e medicamentos.

Importância dos seres unicelulares e pluricelulares

Tanto os seres unicelulares quanto os pluricelulares são fundamentais para a manutenção dos ecossistemas e para a sobrevivência de outros organismos. Os seres unicelulares são importantes na decomposição de matéria orgânica e na ciclagem de nutrientes nos ecossistemas, enquanto os pluricelulares são responsáveis por produzir oxigênio, fixar carbono e servir como fonte de alimento para outros organismos.

Além disso, os seres unicelulares têm sido amplamente utilizados na indústria, na produção de alimentos, bebidas e medicamentos. As bactérias, por exemplo, são utilizadas na produção de iogurtes, queijos e cervejas, enquanto as leveduras são utilizadas na produção de pães e vinhos.

Os seres pluricelulares também possuem grande importância para a economia e para a qualidade de vida das pessoas. As plantas, por exemplo, são fundamentais na produção de alimentos, na produção de medicamentos e na geração de energia renovável. Os animais também são importantes na produção de alimentos e na realização de atividades econômicas, como a pecuária e a pesca.

Conclusão

Em resumo, a principal diferença entre seres unicelulares e pluricelulares é a quantidade de células que compõem seus organismos. Os seres unicelulares possuem apenas uma célula que desempenha todas as funções necessárias para a sobrevivência do organismo, enquanto os pluricelulares possuem mais de uma célula, que se organizam em tecidos, órgãos e sistemas, desempenhando funções específicas. Ambos os tipos de organismos são fundamentais para a manutenção dos ecossistemas e para a sobrevivência de outros organismos, além de possuírem grande importância para a economia e para a qualidade de vida das pessoas.

FAQ

1. Todos os seres unicelulares são microscópicos?

Não necessariamente. Embora a maioria dos seres unicelulares sejam microscópicos, existem alguns organismos unicelulares que podem ser vistos a olho nu, como algumas espécies de algas.

2. Todos os seres pluricelulares são animais?

Não. Além dos animais, existem outros tipos de seres pluricelulares, como as plantas e os fungos.

3. Todos os seres unicelulares são prejudiciais à saúde?

Não necessariamente. Embora existam alguns tipos de bactérias e protozoários que possam causar doenças, a maioria dos seres unicelulares são inofensivos e até mesmo benéficos para a saúde humana, como as bactérias presentes na flora intestinal, que auxiliam na digestão.

Related video of qual a diferença entre seres unicelulares e pluricelulares

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait