Qual A Diferença Entre Doença Genética E Hereditária?

Reza November 23, 2022
DoençAs HereditáRias

Doenças genéticas e hereditárias são frequentemente confundidas, mas há diferenças importantes entre elas. Neste artigo, vamos explicar o que é cada uma delas e como elas se diferenciam.

O que é uma doença genética?

Uma doença genética é causada por uma mutação ou alteração em um gene. Essa mutação pode ser herdada de um ou ambos os pais ou pode ocorrer espontaneamente durante o desenvolvimento do feto ou durante a vida adulta de uma pessoa.

As doenças genéticas podem ser causadas por uma única mutação em um único gene, como a fibrose cística, ou por mutações em vários genes, como o câncer de mama hereditário.

O que é uma doença hereditária?

Uma doença hereditária é uma doença genética que é passada de uma geração para outra através dos genes. Ela é transmitida de pais para filhos através dos gametas, ou seja, dos óvulos e espermatozoides.

Existem vários tipos de doenças hereditárias, incluindo as autossômicas dominantes, as autossômicas recessivas e as ligadas ao sexo.

Qual é a diferença entre doença genética e hereditária?

A principal diferença entre doença genética e hereditária é que uma doença genética pode ser causada por uma mutação em um gene, mas não necessariamente é herdada dos pais. Por outro lado, uma doença hereditária é sempre passada de uma geração para outra através dos genes.

For more information, please click the button below.

Algumas doenças genéticas não são hereditárias, o que significa que a mutação genética ocorre durante a vida de uma pessoa e não é passada para seus filhos. Por exemplo, algumas mutações genéticas podem ocorrer devido à exposição a substâncias tóxicas ou a radiação.

Por outro lado, algumas doenças hereditárias podem ser causadas por mutações em genes que não são herdados diretamente dos pais. Essas mutações podem ocorrer espontaneamente durante o desenvolvimento fetal ou durante a vida adulta de uma pessoa.

Exemplos de doenças genéticas e hereditárias

Algumas doenças genéticas e hereditárias incluem:

Doenças genéticas

  • Fibrose cística
  • Anemia falciforme
  • Síndrome de Down
  • Hemofilia
  • Câncer de mama hereditário

Doenças hereditárias

  • Distrofia muscular
  • Doença de Huntington
  • Síndrome de Marfan
  • Talassemia
  • Hemocromatose

Conclusão

Embora as doenças genéticas e hereditárias sejam frequentemente confundidas, é importante entender a diferença entre elas. As doenças genéticas podem ser causadas por mutações em um gene, mas não necessariamente são herdadas dos pais. Por outro lado, as doenças hereditárias são sempre passadas de uma geração para outra através dos genes. É importante entender o tipo de doença que você ou um ente querido tem para poder tomar as medidas adequadas para tratamento e prevenção.

FAQs

1. Todas as doenças genéticas são hereditárias?

Não, nem todas as doenças genéticas são hereditárias. Algumas mutações genéticas podem ocorrer durante a vida de uma pessoa e não são passadas para seus filhos.

2. Todas as doenças hereditárias são genéticas?

Sim, todas as doenças hereditárias são genéticas. Elas são causadas por uma mutação em um ou mais genes que é passada de uma geração para outra através dos gametas.

3. Toda mutação genética causa doença?

Não, nem todas as mutações genéticas causam doença. Algumas mutações podem ser inofensivas ou até mesmo benéficas. Outras mutações podem aumentar o risco de desenvolver uma doença, mas não necessariamente causam a doença em si.

Related video of qual a diferença entre doença genetica e hereditaria

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait