Quais São Os Sete Sacramentos Da Igreja Católica?

Reza June 5, 2022
Arquivos Os 7 sacramentos Associação Apostolado do Sagrado Coração de

A Igreja Católica reconhece sete sacramentos, que são considerados sinais eficazes da graça divina e meios pelos quais os fiéis podem participar da vida divina. Esses sacramentos são:

1. Batismo

O Batismo é o primeiro sacramento e é considerado a porta de entrada para a vida cristã. Por meio do batismo, a pessoa é purificada do pecado original, torna-se um membro da Igreja e recebe o Espírito Santo. O Batismo é realizado por meio da imersão em água ou pela aspersão de água na cabeça, acompanhado pela fórmula trinitária: “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

2. Crisma (ou Confirmação)

O Crisma é o sacramento pelo qual o batizado recebe a plenitude do Espírito Santo e é fortalecido na fé. É realizado pelo bispo ou pelo sacerdote delegado por ele, que unge o crismando com óleo perfumado (óleo do crisma) na testa, dizendo: “Recebe por este sinal o dom do Espírito Santo”.

3. Eucaristia (ou Santa Comunhão)

A Eucaristia é o sacramento no qual os fiéis recebem o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo sob as espécies de pão e vinho consagrados. É considerado o centro da vida cristã e é celebrado em todas as missas. A Eucaristia é recebida após a confissão dos pecados e a preparação espiritual adequada.

4. Penitência (ou Confissão)

A Penitência é o sacramento da reconciliação e é realizado por meio da confissão dos pecados a um sacerdote, acompanhada do arrependimento e da disposição de reparar o mal causado. O sacerdote, em nome de Deus, concede o perdão dos pecados e prescreve a penitência a ser cumprida pelo penitente.

5. Unção dos Enfermos (ou Extrema Unção)

A Unção dos Enfermos é o sacramento da cura e do conforto dos doentes e dos moribundos. O sacerdote unge o enfermo com óleo consagrado e reza por ele, pedindo a Deus a cura corporal e espiritual. Esse sacramento também pode ser recebido por pessoas idosas ou debilitadas, antes de uma cirurgia ou em momentos de crise.

For more information, please click the button below.

6. Ordem (ou Ordenação Sacerdotal)

A Ordem é o sacramento pelo qual alguns fiéis são escolhidos e consagrados para o ministério ordenado, como diáconos, presbíteros ou bispos. É considerado um sacramento de serviço à comunidade cristã e é realizado por meio da imposição das mãos do bispo e da oração consagratória.

7. Matrimônio (ou Casamento)

O Matrimônio é o sacramento da união e do amor entre um homem e uma mulher, que se comprometem a viver juntos em uma relação de fidelidade, amor e respeito mútuo. É realizado na Igreja, diante de um sacerdote ou diácono, e requer a liberdade de consentimento dos noivos e a realização de um curso de preparação matrimonial.

Os sete sacramentos da Igreja Católica são uma expressão da ação de Deus na vida dos fiéis, que são chamados a participar da vida divina por meio desses sinais eficazes. Cada sacramento tem a sua própria importância e finalidade, mas todos têm em comum o objetivo de fortalecer a fé, curar as feridas da alma e unir os fiéis em uma comunhão com Deus e com a comunidade cristã.

1. Quem pode receber os sacramentos da Igreja Católica?

Os sacramentos da Igreja Católica podem ser recebidos por todos os fiéis que se encontram em estado de graça, ou seja, que estão livres de pecados graves. Cada sacramento tem as suas próprias condições e requisitos, que devem ser cumpridos pelos fiéis para que possam participar plenamente da graça divina.

2. É possível receber os sacramentos em outras igrejas cristãs?

A Igreja Católica reconhece a validade dos sacramentos ministrados por outras igrejas cristãs que têm uma sucessão apostólica válida, como a Igreja Ortodoxa ou a Igreja Anglicana. No entanto, os fiéis católicos são incentivados a receber os sacramentos na Igreja Católica, que é considerada a única Igreja fundada por Jesus Cristo.

3. Qual é a importância dos sacramentos na vida cristã?

Os sacramentos são uma expressão da ação de Deus na vida dos fiéis e são considerados meios eficazes de participar da vida divina. Eles fortalecem a fé, curam as feridas da alma, unem os fiéis em uma comunhão com Deus e com a comunidade cristã e os capacitam para o serviço e a missão na Igreja e no mundo.

Related video of quais são os sete sacramentos da igreja católica

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait