Quais São Os Biomas Do Mato Grosso Do Sul?

Reza April 14, 2021
Mato Grosso do Sul História e Geografia 30 Os biomas no estado do

O Mato Grosso do Sul é um estado brasileiro localizado na região centro-oeste do país. Com uma área total de 357.145 km², o estado é marcado por diferentes tipos de biomas. Os biomas são conjuntos de ecossistemas com características semelhantes, que possuem vegetação e fauna próprias e são influenciados por fatores climáticos e geográficos.

Cerrado

O cerrado é o bioma predominante no Mato Grosso do Sul, ocupando cerca de 52% do território do estado. Trata-se de um bioma de savana, com árvores baixas e arbustos espalhados, além de gramíneas e flores. O cerrado é conhecido pela sua grande biodiversidade, com muitas espécies endêmicas, ou seja, que só são encontradas nesse bioma.

Algumas das espécies mais conhecidas do cerrado são o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e o tatu-canastra. Além disso, o cerrado é importante para a economia do estado, pois abriga várias atividades agropecuárias, como a produção de soja, milho e carne bovina.

Pantanal

O Pantanal é um bioma de grande importância para o Brasil e para o mundo, sendo considerado uma das maiores áreas úmidas do planeta. No Mato Grosso do Sul, o Pantanal ocupa cerca de 18% do território do estado. Trata-se de uma planície alagável, com uma grande diversidade de flora e fauna.

O Pantanal é conhecido por ser o lar de diversas espécies de animais, como a onça-pintada, a arara-azul, o jacaré-do-papo-amarelo e o tuiuiú. Além disso, o bioma é importante para a economia do estado, pois abriga atividades como o turismo e a pesca esportiva.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um bioma presente em várias regiões do Brasil, incluindo o Mato Grosso do Sul. No estado, a Mata Atlântica ocupa cerca de 0,1% do território, em áreas isoladas. Trata-se de uma floresta densa, com árvores altas e uma grande diversidade de plantas e animais.

For more information, please click the button below.

Na Mata Atlântica do Mato Grosso do Sul, é possível encontrar espécies como a onça-pintada, o macaco-prego e a arara-vermelha. Além disso, a Mata Atlântica é importante para a conservação da biodiversidade do estado, pois abriga muitas espécies ameaçadas de extinção.

Chaco

O Chaco é um bioma presente em várias regiões do Brasil, incluindo o Mato Grosso do Sul. No estado, o Chaco ocupa cerca de 30% do território, principalmente na região sul. Trata-se de uma região de savanas e florestas, com uma grande diversidade de flora e fauna.

No Chaco, é possível encontrar espécies como a onça-pintada, o tamanduá-bandeira e o tatu-canastra. Além disso, o bioma é importante para a economia do estado, pois abriga atividades como a pecuária e a produção de madeira.

Conclusão

O Mato Grosso do Sul é um estado com uma grande diversidade de biomas, que abrigam uma rica biodiversidade e são importantes para a economia e para a conservação da natureza. O cerrado é o bioma mais predominante no estado, seguido pelo Pantanal, a Mata Atlântica e o Chaco.

FAQs

1. Quais são as principais atividades econômicas do Mato Grosso do Sul?

O Mato Grosso do Sul tem uma economia diversificada, com destaque para a agropecuária, a indústria e o turismo. Na agropecuária, as principais atividades são a produção de soja, milho, carne bovina e suína, além da criação de aves e suínos. Na indústria, destacam-se os setores de celulose, papel, alimentos e bebidas. No turismo, as principais atividades são o ecoturismo e a pesca esportiva no Pantanal.

2. Quais são as principais espécies ameaçadas de extinção no Mato Grosso do Sul?

O Mato Grosso do Sul abriga várias espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, o tamanduá-bandeira, o tatu-canastra e a arara-azul. Além disso, o estado é importante para a conservação de outras espécies, como a ariranha, o cervo-do-pantanal e o lobo-guará.

3. Como o turismo pode contribuir para a conservação da natureza no Mato Grosso do Sul?

O turismo pode ser uma ferramenta importante para a conservação da natureza no Mato Grosso do Sul, desde que seja realizada de forma sustentável. O ecoturismo e a pesca esportiva no Pantanal, por exemplo, podem gerar renda para as comunidades locais e incentivar a conservação do bioma. Além disso, o turismo pode contribuir para a conscientização da população sobre a importância da conservação da biodiversidade.

Related video of quais são os biomas do mato grosso do sul

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait