Quais São Os 4 Santos Juninos?

Reza June 10, 2022
Um mês especial para celebrar e recordar os santos juninos Diocese de

No Brasil, a festa junina é uma das celebrações mais populares do país. Durante o mês de junho, diversas cidades brasileiras realizam festas com danças típicas, comidas deliciosas e muita animação. É uma época de alegria e devoção aos santos juninos.

Os santos juninos são quatro: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Cada um deles é celebrado em uma data específica do mês de junho.

Santo Antônio

Santo Antônio é o santo mais popular das festas juninas. Ele é conhecido como o santo casamenteiro e é muito venerado pelas mulheres solteiras que procuram um marido. A data da festa de Santo Antônio é 13 de junho.

Além de ser considerado o santo casamenteiro, Santo Antônio também é conhecido por sua bondade e caridade. Ele nasceu em Lisboa, Portugal, em 1195, e morreu em Pádua, na Itália, em 1231. Foi canonizado no ano seguinte.

Na festa de Santo Antônio, é comum as pessoas prepararem um arraial com muita comida típica, fogueira e danças. Também é comum as mulheres solteiras fazerem simpatias para encontrar um marido. A mais famosa é a simpatia da “noiva de Santo Antônio”, que consiste em colocar a imagem do santo de cabeça para baixo e só virá-la quando encontrar um marido.

São João

São João é o segundo santo junino mais popular no Brasil. A festa de São João é celebrada no dia 24 de junho. São João é conhecido como o santo festeiro e é muito venerado pelos agricultores, que pedem sua proteção para as colheitas.

For more information, please click the button below.

São João Batista nasceu em Jerusalém, no ano 4 a.C. Foi ele quem batizou Jesus Cristo e é considerado o precursor do Messias. São João morreu decapitado, a mando do rei Herodes, por se opor aos seus costumes imorais.

Na festa de São João, é comum as pessoas decorarem suas casas com bandeirinhas coloridas e prepararem comidas típicas, como canjica, paçoca, milho cozido e quentão. Também é comum as pessoas dançarem a quadrilha, uma dança típica das festas juninas, que simboliza um casamento caipira.

São Pedro

São Pedro é o terceiro santo junino e é celebrado no dia 29 de junho. Ele é conhecido como o protetor dos pescadores e é muito venerado pelos católicos que vivem na beira do mar.

São Pedro é um dos discípulos de Jesus Cristo e é considerado o primeiro papa da Igreja Católica. Ele nasceu em Betsaida, na Galileia, e morreu em Roma, no ano 64 d.C. Segundo a tradição católica, São Pedro teria sido crucificado de cabeça para baixo a mando do imperador Nero.

Na festa de São Pedro, é comum as pessoas fazerem procissões marítimas para pedir sua proteção para os pescadores e para os navegantes. Também é comum as pessoas prepararem pratos com peixe em homenagem ao santo.

São Paulo

São Paulo é o quarto e último santo junino. Sua festa é celebrada no dia 29 de junho, juntamente com a festa de São Pedro. São Paulo é conhecido como o apóstolo dos gentios e é muito venerado pelos católicos que vivem na cidade de São Paulo.

São Paulo é um dos discípulos de Jesus Cristo e é considerado o maior pregador do cristianismo. Ele nasceu em Tarso, na Cilícia, no ano 5 d.C., e morreu em Roma, no ano 67 d.C. São Paulo escreveu diversas cartas que fazem parte do Novo Testamento da Bíblia.

Na festa de São Paulo, é comum as pessoas fazerem procissões e missas em sua homenagem. Também é comum as pessoas prepararem pratos típicos da cidade de São Paulo, como o sanduíche de mortadela e o pastel de feira.

Conclusão

Os santos juninos são muito importantes para a cultura brasileira e são celebrados com muita festa e devoção. São eles: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. Cada um deles tem características próprias e é venerado por diferentes grupos de pessoas.

FAQs

1. Por que os santos juninos são tão populares no Brasil?

Os santos juninos são populares no Brasil porque a festa junina é uma das celebrações mais tradicionais do país. Ela é uma mistura de festa religiosa e festa popular, com muita comida típica, danças e fogueiras. Além disso, os santos juninos são venerados por diferentes grupos de pessoas, o que torna a festa ainda mais plural.

2. Como são as comidas típicas das festas juninas?

As comidas típicas das festas juninas são muito variadas e dependem da região do país. Entre as mais comuns estão a canjica, o milho cozido, a paçoca, o quentão, o bolo de milho, o pé-de-moleque e o doce de abóbora. Também é comum as pessoas prepararem pratos com carne de porco, como o churrasco e a linguiça.

3. Qual é a origem da festa junina no Brasil?

A festa junina tem origem nas festas pagãs que eram realizadas na Europa no solstício de verão, que acontece no dia 21 de junho. Essas festas eram uma forma de celebrar a colheita e a chegada do verão. Com a chegada do cristianismo, as festas foram incorporadas ao calendário religioso e passaram a homenagear os santos do mês de junho.

Related video of quais são os 4 santos juninos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait