Quais São As Principais Funções Do Sangue?

Reza December 13, 2021
O Sangue

O sangue é um tecido líquido que circula pelo corpo humano, transportando nutrientes, hormônios e oxigênio para as células, além de remover dióxido de carbono e outras substâncias tóxicas do corpo. Ele é composto por células e substâncias líquidas, que desempenham funções essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Composição do sangue

O sangue é composto por três tipos de células e por uma substância líquida chamada plasma. As células são:

  • Eritrócitos ou hemácias, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio para as células e de dióxido de carbono para os pulmões;
  • Leucócitos ou glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico e ajudam a combater infecções e doenças;
  • Plaquetas, que têm a função de coagular o sangue e evitar sangramentos excessivos em caso de lesões ou cortes.

O plasma é uma substância líquida composta por água, proteínas, hormônios, nutrientes, gases e outras substâncias que circulam pelo corpo.

Principais funções do sangue

O sangue desempenha diversas funções essenciais para o bom funcionamento do corpo humano, entre as quais podemos destacar:

Transporte de substâncias

O sangue é responsável pelo transporte de diversas substâncias pelo corpo, como nutrientes, hormônios, oxigênio e dióxido de carbono. As hemácias são as células responsáveis pelo transporte de oxigênio para as células, enquanto o dióxido de carbono é transportado de volta para os pulmões, onde é eliminado do corpo. O sangue também transporta nutrientes para as células e hormônios produzidos pelas glândulas endócrinas.

Regulação da temperatura corporal

O sangue ajuda a regular a temperatura do corpo, distribuindo o calor produzido pelo metabolismo das células. Quando o corpo está frio, os vasos sanguíneos se contraem para manter o calor no centro do corpo. Quando o corpo está quente, os vasos sanguíneos se dilatam para permitir que o calor escape do corpo.

For more information, please click the button below.

Proteção contra infecções e doenças

Os leucócitos são as células responsáveis pela defesa do organismo contra infecções e doenças. Eles reconhecem e combatem os agentes invasores, como bactérias, vírus e fungos, além de eliminar as células danificadas ou mortas do próprio corpo. O sistema imunológico é composto por várias células e substâncias que trabalham em conjunto para proteger o organismo contra as ameaças externas.

Coagulação do sangue

As plaquetas são as células responsáveis pela coagulação do sangue, ou seja, pela formação de um coágulo que impede o sangramento excessivo em caso de lesões ou cortes. Quando uma lesão ocorre, as plaquetas se acumulam no local e liberam substâncias que ativam outras células e proteínas do sangue, formando um coágulo que fecha o ferimento.

Conclusão

O sangue é um tecido essencial para o funcionamento do corpo humano, desempenhando funções vitais como o transporte de nutrientes, oxigênio e hormônios, a regulação da temperatura corporal, a proteção contra infecções e doenças e a coagulação do sangue. É importante manter uma alimentação saudável e equilibrada, além de praticar exercícios físicos regularmente, para garantir a produção adequada de células sanguíneas e a manutenção da saúde do organismo.

FAQs

1. O que causa a anemia?

A anemia é uma condição em que o corpo não produz células sanguíneas suficientes ou produz células sanguíneas defeituosas. As causas da anemia podem incluir deficiência de ferro, deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico, doenças crônicas, perda de sangue excessiva ou problemas genéticos.

2. O que é o tipo sanguíneo e por que é importante saber o seu?

O tipo sanguíneo é determinado pela presença ou ausência de antígenos nas hemácias. Existem quatro tipos sanguíneos principais: A, B, AB e O. Saber o seu tipo sanguíneo é importante em caso de necessidade de transfusão de sangue, pois só é possível receber sangue do mesmo tipo ou de tipos compatíveis. Além disso, algumas pessoas podem ter reações alérgicas ou de rejeição a transfusões de sangue de tipos incompatíveis.

3. Como é feita a doação de sangue?

A doação de sangue é um ato voluntário e seguro que pode salvar vidas. Para doar sangue, é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar documento de identificação com foto. Antes da doação, é feita uma triagem para avaliar as condições de saúde do doador e garantir a segurança do receptor. O sangue doado é testado para detectar possíveis doenças infecciosas antes de ser utilizado em transfusões.

Related video of quais sao as principais funcoes do sangue

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait