Quais São As Doenças Sexualmente Transmissíveis?

Reza January 15, 2023
Doenças sexualmente transmissíveis silenciosas, mas até fatais

Doenças sexualmente transmissíveis, também conhecidas como DSTs, são infecções que podem ser transmitidas através do contato sexual com uma pessoa infectada. Essas infecções podem ser causadas por bactérias, vírus ou parasitas e podem se apresentar com sintomas variados ou mesmo assintomáticas. Abaixo, listamos as principais DSTs:

1. Clamídia

A clamídia é uma das DSTs mais comuns e é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Pode ser transmitida através do contato sexual vaginal, anal ou oral sem proteção. Nos homens, pode causar dor ou ardência ao urinar, corrimento no pênis e dor nos testículos. Nas mulheres, pode causar dor ou sangramento durante o sexo, corrimento vaginal e dor abdominal.

2. Gonorreia

A gonorreia é outra DST bacteriana que pode ser transmitida através do contato sexual sem proteção. É causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae e pode afetar tanto homens quanto mulheres. Nos homens, pode causar dor ao urinar, corrimento no pênis e dor nos testículos. Nas mulheres, pode causar dor ou sangramento durante o sexo, corrimento vaginal e dor abdominal.

3. Sífilis

A sífilis é uma DST causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode ser transmitida através do contato sexual sem proteção e também pode ser transmitida da mãe para o filho durante a gravidez. A sífilis pode se apresentar em diferentes estágios, com sintomas que incluem feridas nos genitais, erupções cutâneas no corpo e danos aos órgãos internos.

4. Herpes genital

O herpes genital é uma DST viral causada pelo vírus herpes simplex. Pode ser transmitido através do contato sexual sem proteção e causa lesões dolorosas nos genitais, ânus ou boca. Os sintomas podem ser leves ou graves e recorrentes.

5. HPV

O HPV, ou vírus do papiloma humano, é uma DST viral que pode ser transmitida através do contato sexual sem proteção. Existem mais de 100 tipos de HPV, alguns dos quais podem causar verrugas genitais e outros que podem causar câncer de colo do útero, ânus, pênis ou garganta.

For more information, please click the button below.

6. HIV/AIDS

O HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico do corpo e pode levar à AIDS, uma doença que enfraquece o sistema imunológico e torna o corpo vulnerável a infecções e doenças oportunistas. O HIV é transmitido através do contato sexual sem proteção, compartilhamento de agulhas ou de mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação.

7. Hepatite B e C

A hepatite B e C são DSTs virais que podem ser transmitidas através do contato sexual sem proteção, compartilhamento de agulhas ou de mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação. A hepatite B e C podem levar a danos no fígado e, em casos graves, câncer de fígado.

8. Tricomoníase

A tricomoníase é uma DST causada pelo parasita Trichomonas vaginalis. Pode ser transmitida através do contato sexual sem proteção e pode causar corrimento vaginal ou peniano, coceira e dor ao urinar.

As DSTs são um problema de saúde pública global e podem ter graves consequências se não tratadas adequadamente. A prevenção é fundamental e inclui o uso de preservativos durante o sexo, a realização regular de exames de DSTs e a prática de relações sexuais seguras. É importante lembrar que muitas DSTs podem não apresentar sintomas, portanto, é sempre recomendável usar preservativos e fazer exames regularmente, mesmo que não haja sintomas aparentes.

1. Quais são os sintomas comuns de uma DST?

Os sintomas de uma DST podem variar de acordo com o tipo de infecção. Alguns sintomas comuns incluem dor ou ardência ao urinar, corrimento vaginal ou peniano, dor durante o sexo, feridas ou lesões nos genitais ou ânus e erupções cutâneas no corpo. Nem todas as DSTs apresentam sintomas, por isso é importante fazer exames regularmente.

2. Como posso prevenir as DSTs?

A prevenção das DSTs inclui o uso de preservativos durante o sexo, a realização regular de exames de DSTs e a prática de relações sexuais seguras. Evite compartilhar agulhas e seringas com outras pessoas e faça exames regularmente, mesmo que não haja sintomas aparentes.

3. O que devo fazer se acredito que tenho uma DST?

Se você acredita que pode estar infectado com uma DST, é importante fazer um exame o mais rapidamente possível. A maioria das DSTs é tratável com medicamentos, mas é importante começar o tratamento o quanto antes para evitar complicações. Converse com seu médico ou procure um serviço de saúde para mais informações.

Related video of quais são as doenças sexuamente tramisivel

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait