Quais Os Principais Gêneros Que Apresentam Fungos Dermatófitos?

Reza February 26, 2023
Major dermatophyte species—appearance in the laboratory. Each section

Os dermatófitos são fungos que causam infecções na pele, cabelo e unhas em humanos e animais. Eles se alimentam de queratina, uma proteína presente na pele, cabelo e unhas. Existem três gêneros principais de dermatófitos que afetam humanos:

1. Trichophyton

Trichophyton é o gênero mais comum de dermatófitos que afetam humanos. Ele é responsável por cerca de 80% de todas as infecções fúngicas da pele. Existem mais de 40 espécies diferentes de Trichophyton, e cada uma delas pode afetar uma parte diferente do corpo.

Algumas das espécies mais comuns de Trichophyton que afetam humanos incluem:

  • Trichophyton rubrum – causa infecções nas unhas, couro cabeludo e pele
  • Trichophyton tonsurans – causa infecções no couro cabeludo, especialmente em crianças
  • Trichophyton interdigitale – causa infecções entre os dedos dos pés e das mãos

2. Microsporum

Microsporum é outro gênero comum de dermatófitos que afetam humanos. Existem cerca de 20 espécies diferentes de Microsporum, e elas geralmente causam infecções na pele e no cabelo.

Algumas das espécies mais comuns de Microsporum que afetam humanos incluem:

  • Microsporum canis – comumente encontrado em gatos e cachorros, pode causar infecções na pele, cabelo e unhas em humanos
  • Microsporum audouinii – causa infecções no couro cabeludo, especialmente em crianças
  • Microsporum gypseum – encontrado em solo e animais, pode causar infecções na pele e no cabelo

3. Epidermophyton

Epidermophyton é um gênero menos comum de dermatófitos que afetam humanos. Existem apenas duas espécies conhecidas de Epidermophyton, e elas geralmente causam infecções na pele e nas unhas.

For more information, please click the button below.

As duas espécies de Epidermophyton que afetam humanos incluem:

  • Epidermophyton floccosum – causa infecções na pele, especialmente nas dobras da pele
  • Epidermophyton stockdaleae – causa infecções nas unhas

Conclusão

Os dermatófitos são um grupo de fungos que causam infecções fúngicas na pele, cabelo e unhas em humanos e animais. Os três gêneros principais de dermatófitos que afetam humanos são Trichophyton, Microsporum e Epidermophyton. Cada um desses gêneros possui várias espécies diferentes que podem afetar diferentes partes do corpo.

FAQs

1. Como os dermatófitos são transmitidos?

Os dermatófitos são transmitidos por contato direto com uma pessoa, animal ou objeto infectado. Eles também podem ser adquiridos ao compartilhar objetos pessoais, como toalhas, escovas de cabelo e roupas íntimas com alguém que está infectado. Os dermatófitos também podem ser encontrados em ambientes quentes e úmidos, como vestiários e piscinas públicas.

2. Como os dermatófitos são tratados?

O tratamento para infecções fúngicas da pele, cabelo e unhas causadas por dermatófitos varia dependendo da gravidade da infecção. Os tratamentos comuns incluem medicamentos antifúngicos tópicos e orais. Em casos graves, pode ser necessário remover a unha infectada ou realizar cirurgia para remover a pele infectada.

3. Como posso prevenir infecções fúngicas causadas por dermatófitos?

Para prevenir infecções fúngicas causadas por dermatófitos, é importante manter a pele, cabelo e unhas limpos e secos. Evite compartilhar objetos pessoais com outras pessoas e use chinelos em ambientes públicos, como vestiários e piscinas. Também é importante manter uma boa higiene pessoal e lavar as roupas e toalhas regularmente.

Related video of quais os principais generos que apresentam fungos dermatofitos

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait