Quais Os Locais De Aferição Do Pulso?

Reza October 21, 2022
Locais de aferição do pulso Enfermagem

A aferição do pulso é um procedimento simples que permite medir a frequência cardíaca. O pulso é a expressão do movimento do sangue nas artérias, causado pela contração e relaxamento do coração. A medição do pulso pode ser feita em diversos locais do corpo humano, como:

1. Pulso radial

O pulso radial é o local mais comum para a aferição do pulso. Ele está localizado no punho, na parte interna do braço, próximo ao polegar. Para medir o pulso radial, basta pressionar levemente o dedo indicador e o dedo médio nessa região, até sentir as batidas do coração.

2. Pulso carotídeo

O pulso carotídeo é encontrado na região do pescoço, no lado direito e esquerdo da traqueia. Para medir o pulso carotídeo, é necessário pressionar levemente o dedo indicador e o dedo médio na lateral do pescoço, próximo à traqueia.

3. Pulso braquial

O pulso braquial é medido na parte interna do cotovelo, próximo à artéria braquial. Para medir o pulso braquial, é necessário pressionar levemente o dedo indicador e o dedo médio nessa região.

4. Pulso femoral

O pulso femoral é encontrado na região da virilha, próximo à artéria femoral. Para medir o pulso femoral, é necessário pressionar levemente o dedo indicador e o dedo médio nessa região.

5. Pulso poplíteo

O pulso poplíteo é encontrado na parte de trás do joelho, próximo à artéria poplítea. Para medir o pulso poplíteo, é necessário pressionar levemente o dedo indicador e o dedo médio nessa região.

For more information, please click the button below.

6. Pulso pedioso

O pulso pedioso é encontrado na parte superior do pé, na região do dorso, próximo ao tornozelo. Para medir o pulso pedioso, é necessário pressionar levemente o dedo indicador e o dedo médio nessa região.

7. Pulso braquiorradial

O pulso braquiorradial é encontrado na parte interna do cotovelo, próximo à artéria radial. Para medir o pulso braquiorradial, é necessário pressionar levemente o dedo indicador e o dedo médio nessa região.

8. Pulso temporal

O pulso temporal é encontrado na região das têmporas, próximo ao ouvido. Para medir o pulso temporal, é necessário pressionar levemente o dedo indicador e o dedo médio nessa região.

9. Pulso cubital

O pulso cubital é encontrado na parte interna do pulso, próximo à artéria ulnar. Para medir o pulso cubital, é necessário pressionar levemente o dedo indicador e o dedo médio nessa região.

10. Pulso auricular

O pulso auricular é encontrado na região da orelha, próximo à artéria auricular. Para medir o pulso auricular, é necessário pressionar levemente o dedo indicador e o dedo médio nessa região.

11. Pulso dorsalis pedis

O pulso dorsalis pedis é encontrado na parte superior do pé, na região do dorso, próximo ao tornozelo. Para medir o pulso dorsalis pedis, é necessário pressionar levemente o dedo indicador e o dedo médio nessa região.

12. Pulso subclávio

O pulso subclávio é encontrado na região abaixo da clavícula, próximo à artéria subclávia. Para medir o pulso subclávio, é necessário pressionar levemente o dedo indicador e o dedo médio nessa região.

13. Pulso axilar

O pulso axilar é encontrado na região da axila, próximo à artéria axilar. Para medir o pulso axilar, é necessário pressionar levemente o dedo indicador e o dedo médio nessa região.

Conclusão

A aferição do pulso é um procedimento importante para a avaliação da saúde cardiovascular. Ela pode ser realizada em diversos locais do corpo humano, sendo o pulso radial o mais comum. É importante lembrar que a medição do pulso não deve substituir a avaliação médica, mas sim complementá-la.

FAQs

1. Qual é o objetivo da aferição do pulso?

O objetivo da aferição do pulso é medir a frequência cardíaca, que é um indicador importante da saúde cardiovascular.

2. Como medir corretamente o pulso?

Para medir corretamente o pulso, é necessário pressionar levemente o dedo indicador e o dedo médio em um dos locais de aferição, como o pulso radial, por exemplo. É importante contar o número de batimentos durante 1 minuto para obter um resultado mais preciso.

3. Qual é a frequência cardíaca normal?

A frequência cardíaca normal varia de acordo com a idade e o estado de saúde da pessoa. Em adultos saudáveis, a frequência cardíaca normal em repouso varia entre 60 e 100 batimentos por minuto.

Related video of quais os locais de aferição do pulso

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait