Quais Línguas Da Atualidade Foram Influenciadas Pelo Latim?

Reza March 7, 2023
PPT Muitas Línguas, o Mundo, o Espírito Vivo do Latim! PowerPoint

O latim é uma língua que surgiu na região do Lácio, na Itália, por volta do século VII a.C. e foi a língua oficial do Império Romano. Sua influência foi tão grande que ainda hoje, vários idiomas são influenciados pelo latim, seja na gramática, no vocabulário ou na estrutura da língua. Neste artigo, vamos falar sobre as línguas da atualidade que foram influenciadas pelo latim.

Línguas românicas

As línguas românicas são um conjunto de idiomas que se originaram do latim vulgar, que era falado pelos soldados e pelos colonos romanos nas províncias do Império Romano. Essas línguas surgiram após a queda do Império Romano, quando a língua latina se misturou com os idiomas locais. As principais línguas românicas são:

  • Português
  • Espanhol
  • Francês
  • Italiano
  • Romeno

Essas línguas têm muitas semelhanças entre si, como a estrutura da gramática e o vocabulário. Por exemplo, a palavra “amor” em português, “amor” em espanhol, “amour” em francês, “amore” em italiano e “iubire” em romeno, todas têm a mesma origem latina “amor”. Além disso, muitas palavras em latim ainda são usadas nessas línguas românicas, como “persona” em português, “persona” em espanhol, “personne” em francês, “persona” em italiano e “persoană” em romeno, que significam pessoa em português.

Línguas germânicas

As línguas germânicas são um conjunto de idiomas que também foram influenciados pelo latim. As línguas germânicas são faladas principalmente na Europa Ocidental e incluem o alemão, o inglês, o holandês, o sueco, o norueguês e o dinamarquês.

Embora essas línguas não sejam consideradas línguas românicas, elas foram influenciadas pelo latim de várias maneiras. Isso se deve, em grande parte, à influência da Igreja Católica Romana na Europa Ocidental durante a Idade Média. A igreja usava o latim como língua oficial para a liturgia e a Bíblia foi escrita em latim durante séculos.

Como resultado, muitas palavras em latim foram incorporadas ao vocabulário dessas línguas germânicas, especialmente no vocabulário religioso. Por exemplo, a palavra “altar” em inglês, “altare” em italiano, “altar” em espanhol e “altare” em romeno, todas têm a mesma origem latina “altare”. Além disso, muitas palavras em latim são usadas nessas línguas germânicas para descrever conceitos científicos e médicos, como “corpus” em inglês, que significa corpo em português.

For more information, please click the button below.

Línguas eslavas

As línguas eslavas são um conjunto de idiomas falados principalmente na Europa Oriental. Essas línguas incluem o russo, o polonês, o checo, o eslovaco, o búlgaro, o sérvio, o croata e o esloveno. Essas línguas foram influenciadas pelo latim de várias maneiras.

Uma das principais maneiras pelas quais o latim influenciou as línguas eslavas foi por meio da Igreja Católica Romana. Como o latim era a língua oficial da igreja, muitas palavras em latim foram incorporadas ao vocabulário das línguas eslavas para descrever conceitos religiosos. Por exemplo, a palavra “crux” em latim significa cruz, e a palavra “krzyż” em polonês, “kríž” em eslovaco, “kríž” em checo e “krst” em sérvio e croata, todas têm a mesma origem latina “crux”.

Além disso, muitas palavras em latim foram incorporadas ao vocabulário das línguas eslavas para descrever conceitos científicos e médicos. Por exemplo, a palavra “medicina” em polonês, “medicina” em eslovaco, “lékařství” em checo e “medicína” em sérvio e croata, todas têm a mesma origem latina “medicina”.

Conclusão

O latim teve uma influência significativa na formação de muitas línguas da atualidade. As línguas românicas foram especialmente influenciadas pelo latim, pois se originaram do latim vulgar falado pelos soldados e colonos romanos. As línguas germânicas e eslavas também foram influenciadas pelo latim, principalmente por meio da Igreja Católica Romana.

FAQs

1. O latim ainda é falado em algum lugar?

Embora o latim não seja mais falado como língua nativa em nenhum lugar do mundo, ele ainda é estudado e ensinado em muitos lugares, especialmente em escolas e universidades. Além disso, muitas palavras e expressões em latim ainda são usadas em várias áreas, como na medicina, na lei e nas ciências.

2. Quantas palavras em português têm origem latina?

Estima-se que cerca de 60% das palavras em português têm origem latina. Isso se deve à influência do latim durante a formação da língua portuguesa, especialmente durante a Idade Média, quando o latim era a língua oficial da igreja e da cultura erudita.

3. O que é o latim clássico?

O latim clássico é a forma mais antiga e mais tradicional do latim. Essa forma de latim era falada durante a República Romana (509 a.C. – 27 a.C.) e era usada por escritores e poetas como Cícero, Virgílio e Horácio. O latim clássico é considerado a forma mais pura e mais elegante da língua latina.

Related video of quais linguas da atualidade foram influenciadas pelo latim

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait