Provas Piagetianas Para Cada Idade

Reza June 17, 2021
Provas piagetianas parte 1

As provas piagetianas são uma série de testes desenvolvidos pelo psicólogo suíço Jean Piaget para avaliar o desenvolvimento cognitivo das crianças. Esses testes são aplicados em diferentes idades e ajudam a identificar em que estágio de desenvolvimento a criança se encontra.

Estágios do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget

Piaget identificou quatro estágios do desenvolvimento cognitivo:

  • Estágio sensoriomotor: dos 0 aos 2 anos de idade. Neste estágio, a criança começa a explorar o mundo ao seu redor através dos sentidos e movimentos.
  • Estágio pré-operatório: dos 2 aos 7 anos de idade. Neste estágio, a criança começa a desenvolver a linguagem e a capacidade de pensar simbolicamente.
  • Estágio operatório concreto: dos 7 aos 12 anos de idade. Neste estágio, a criança começa a desenvolver a capacidade de pensar logicamente e a entender relações causais.
  • Estágio operatório formal: a partir dos 12 anos de idade. Neste estágio, a criança começa a desenvolver a capacidade de pensar hipoteticamente e de lidar com conceitos abstratos.

Provas piagetianas para cada idade

Estágio sensoriomotor (dos 0 aos 2 anos)

Neste estágio, as provas piagetianas avaliam a capacidade da criança de compreender o mundo através dos sentidos e movimentos. Algumas das provas mais comuns são:

  • Prova do objeto permanente: consiste em esconder um objeto e avaliar se a criança entende que o objeto continua existindo mesmo que não esteja visível.
  • Prova da imitação: consiste em avaliar se a criança é capaz de imitar ações simples, como bater palmas ou acenar.

Estágio pré-operatório (dos 2 aos 7 anos)

Neste estágio, as provas piagetianas avaliam a capacidade da criança de pensar simbolicamente e de desenvolver a linguagem. Algumas das provas mais comuns são:

  • Prova do animismo: consiste em avaliar se a criança atribui características humanas a objetos inanimados.
  • Prova da conservação: consiste em avaliar se a criança entende que a quantidade ou o tamanho de um objeto não mudam mesmo que sua aparência seja alterada.

Estágio operatório concreto (dos 7 aos 12 anos)

Neste estágio, as provas piagetianas avaliam a capacidade da criança de pensar logicamente e de entender relações causais. Algumas das provas mais comuns são:

  • Prova da classificação: consiste em avaliar se a criança é capaz de classificar objetos de acordo com suas características.
  • Prova da seriação: consiste em avaliar se a criança é capaz de colocar objetos em ordem de tamanho ou quantidade.

Estágio operatório formal (a partir dos 12 anos)

Neste estágio, as provas piagetianas avaliam a capacidade da criança de pensar hipoteticamente e de lidar com conceitos abstratos. Algumas das provas mais comuns são:

For more information, please click the button below.
  • Prova do pensamento hipotético-dedutivo: consiste em avaliar se a criança é capaz de pensar hipoteticamente e de deduzir consequências lógicas a partir de uma hipótese.
  • Prova da combinação de variáveis: consiste em avaliar se a criança é capaz de entender a relação entre diferentes variáveis e de combiná-las para chegar a uma conclusão.

Conclusão

As provas piagetianas são uma ferramenta útil para avaliar o desenvolvimento cognitivo das crianças em diferentes idades. Ao identificar em que estágio de desenvolvimento a criança se encontra, os pais e professores podem adaptar as atividades e o ensino de acordo com as necessidades da criança.

FAQs

1. As provas piagetianas são obrigatórias?

Não, as provas piagetianas não são obrigatórias. Elas são uma ferramenta útil para avaliar o desenvolvimento cognitivo das crianças, mas não são a única forma de avaliação.

2. Qual é a diferença entre as provas piagetianas e outros testes de QI?

As provas piagetianas avaliam o desenvolvimento cognitivo das crianças em diferentes estágios, enquanto os testes de QI avaliam a inteligência geral da criança. Os testes de QI geralmente são mais abrangentes e não estão necessariamente relacionados ao estágio de desenvolvimento em que a criança se encontra.

3. As provas piagetianas podem ser usadas para avaliar adultos?

As provas piagetianas foram desenvolvidas para avaliar o desenvolvimento cognitivo das crianças, por isso não são adequadas para avaliar adultos. Existem outras ferramentas de avaliação mais adequadas para adultos, como testes de QI específicos para a idade adulta.

Related video of provas piagetianas para cada idade

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait