Processo De Enfermagem Wanda Horta

Reza October 6, 2022
Enfermagem e Saúde é Aqui Livro Processo de Enfermagem Wanda de

O processo de enfermagem é uma metodologia que visa a assistência de enfermagem individualizada e de qualidade, utilizando a sistematização do cuidado. O processo de enfermagem Wanda Horta é uma das metodologias mais utilizadas no Brasil e foi criada por Wanda de Aguiar Horta, enfermeira brasileira, em 1979.

Quem é Wanda de Aguiar Horta?

Wanda de Aguiar Horta nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1919. Iniciou sua carreira como enfermeira em 1942, na Escola de Enfermagem Ana Nery, no Rio de Janeiro. Em 1948, graduou-se em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e, em seguida, fez mestrado em Enfermagem na Universidade de São Paulo.

Wanda Horta dedicou sua vida à enfermagem e ao desenvolvimento da profissão no Brasil. Foi professora em diversas universidades e criou o primeiro curso de mestrado em Enfermagem do país, na Universidade de São Paulo. Além disso, foi uma das fundadoras da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e do Conselho Internacional de Enfermeiras (CIE).

Como funciona o processo de enfermagem Wanda Horta?

O processo de enfermagem Wanda Horta é dividido em cinco etapas:

1. Coleta de dados

Nesta etapa, o enfermeiro coleta informações sobre o paciente, como histórico médico, sintomas, exames realizados, entre outros dados relevantes. Essa coleta de dados pode ser feita por meio de entrevistas com o paciente e sua família, análise de prontuários e observação clínica.

2. Diagnóstico de enfermagem

Com os dados coletados, o enfermeiro realiza o diagnóstico de enfermagem, que consiste na identificação dos problemas de saúde do paciente. Para isso, é utilizado um sistema de classificação de diagnósticos, como a NANDA International (NANDA-I).

For more information, please click the button below.

3. Planejamento

Nesta etapa, o enfermeiro estabelece os objetivos e as intervenções necessárias para solucionar os problemas identificados no diagnóstico de enfermagem. O planejamento deve ser individualizado e baseado nas necessidades do paciente.

4. Implementação

Após o planejamento, o enfermeiro implementa as intervenções definidas, utilizando técnicas e recursos disponíveis para alcançar os objetivos estabelecidos.

5. Avaliação

Na última etapa do processo de enfermagem Wanda Horta, o enfermeiro avalia os resultados das intervenções implementadas e verifica se os objetivos estabelecidos foram alcançados. Caso contrário, é necessário rever o planejamento e realizar novas intervenções.

Quais são os benefícios do processo de enfermagem Wanda Horta?

O processo de enfermagem Wanda Horta traz diversos benefícios tanto para os pacientes como para os profissionais de enfermagem. Alguns desses benefícios são:

  • Assistência individualizada e de qualidade;
  • Identificação precoce de problemas de saúde;
  • Planejamento e implementação de intervenções individualizadas;
  • Acompanhamento dos resultados das intervenções implementadas;
  • Melhoria na comunicação entre os profissionais de saúde;
  • Desenvolvimento do raciocínio clínico dos enfermeiros.

Como é a aplicação do processo de enfermagem Wanda Horta na prática?

A aplicação do processo de enfermagem Wanda Horta na prática pode variar de acordo com a instituição e a equipe de enfermagem. No entanto, de maneira geral, o processo é aplicado da seguinte forma:

  1. Coleta de dados: o enfermeiro coleta as informações sobre o paciente, utilizando diversas fontes, como entrevistas, prontuários e observação clínica;
  2. Diagnóstico de enfermagem: com os dados coletados, o enfermeiro identifica os problemas de saúde do paciente, utilizando um sistema de classificação de diagnósticos, como a NANDA-I;
  3. Planejamento: o enfermeiro estabelece os objetivos e as intervenções necessárias para solucionar os problemas identificados;
  4. Implementação: o enfermeiro implementa as intervenções definidas, utilizando técnicas e recursos disponíveis para alcançar os objetivos estabelecidos;
  5. Avaliação: o enfermeiro avalia os resultados das intervenções implementadas e verifica se os objetivos estabelecidos foram alcançados. Caso contrário, é necessário rever o planejamento e realizar novas intervenções.

Quais são as críticas ao processo de enfermagem Wanda Horta?

Apesar de ser uma metodologia amplamente utilizada no Brasil, o processo de enfermagem Wanda Horta também recebe críticas. Algumas das principais críticas são:

  • Excesso de burocracia e documentação;
  • Tempo necessário para aplicação do processo;
  • Dificuldade de aplicação em situações emergenciais;
  • Limitações na aplicação em pacientes com doenças crônicas ou múltiplas comorbidades.

Conclusão

O processo de enfermagem Wanda Horta é uma metodologia que visa a assistência de enfermagem individualizada e de qualidade, utilizando a sistematização do cuidado. Criada por Wanda de Aguiar Horta, enfermeira brasileira, em 1979, a metodologia é amplamente utilizada no Brasil e traz diversos benefícios para pacientes e profissionais de enfermagem. No entanto, também recebe críticas quanto ao excesso de burocracia e documentação, tempo necessário para aplicação e limitações na aplicação em situações emergenciais e pacientes com doenças crônicas ou múltiplas comorbidades.

FAQs

1. O processo de enfermagem Wanda Horta é utilizado apenas no Brasil?

Embora tenha sido criado por uma enfermeira brasileira e seja amplamente utilizado no país, o processo de enfermagem Wanda Horta também é aplicado em outros países, como Portugal e Espanha.

2. O processo de enfermagem Wanda Horta é aplicado apenas em hospitais?

Não, o processo de enfermagem Wanda Horta pode ser aplicado em diversos contextos de atenção à saúde, como atenção primária, atenção domiciliar e hospitais.

3. O processo de enfermagem Wanda Horta é aplicado apenas por enfermeiros?

Embora seja uma metodologia criada por enfermeiros, o processo de enfermagem Wanda Horta pode ser aplicado por outros profissionais de saúde, como médicos e fisioterapeutas, desde que sejam capacitados para isso.

Related video of processo de enfermagem wanda horta

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait