Por Que Orientais Têm Olhos Puxados?

Reza September 7, 2021
POR QUE OS ORIENTAIS TEM OLHOS " PUXADOS " ?? | Déborah Hudz YouTube

Uma das características físicas mais marcantes dos orientais é o formato dos olhos, que são puxados para as laterais da face. Essa característica tem sido motivo de curiosidade e até mesmo de preconceito por parte de algumas pessoas. Neste artigo, vamos explicar as razões científicas que levam os orientais a terem olhos puxados.

Anatomia dos olhos

Antes de entendermos as razões que levam os orientais a terem olhos puxados, é importante entendermos a anatomia dos olhos. Os olhos são órgãos responsáveis por captar a luz e transformá-la em sinais elétricos, que são enviados ao cérebro para que possamos enxergar. Os olhos são compostos por várias estruturas, entre elas:

  • Córnea: é a parte transparente na frente do olho;
  • Íris: é a parte colorida do olho;
  • Pupila: é o orifício na íris por onde a luz entra no olho;
  • Cristalino: é a lente que fica atrás da íris e que ajuda a focalizar a luz;
  • Retina: é a parte do olho responsável por captar a luz e transformá-la em sinais elétricos;
  • Nervo óptico: é o nervo que transmite os sinais elétricos da retina para o cérebro.

Por que os olhos puxados?

O formato dos olhos puxados é uma característica típica de algumas populações do leste e sudeste asiático, como japoneses, chineses, coreanos e vietnamitas. Essa característica é resultado de uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

Fatores genéticos

Os olhos puxados são resultado de uma característica genética chamada epicanto. O epicanto é uma prega de pele que cobre o canto interno dos olhos e que é mais proeminente em algumas populações asiáticas. Essa prega de pele faz com que os olhos sejam puxados para as laterais da face.

Além disso, os orientais têm uma densidade maior de células adiposas na região das pálpebras superiores e inferiores. Isso faz com que as pálpebras sejam mais grossas e assemelhem-se a uma dobra, o que também contribui para o formato dos olhos.

Fatores ambientais

Alguns estudos sugerem que os olhos puxados também são resultado de fatores ambientais, como a exposição frequente à luz solar intensa. Acredita-se que a pálpebra superior mais grossa e a prega epicântica ajudem a proteger os olhos dos raios ultravioleta, tão comuns em países como China e Japão.

For more information, please click the button below.

Além disso, acredita-se que o formato dos olhos puxados também seja uma adaptação ao clima seco e ventoso de algumas regiões da Ásia. Os olhos puxados ajudariam a evitar a entrada de partículas de poeira e areia nos olhos.

Mitos e verdades sobre os olhos puxados

Os olhos puxados são frequentemente alvo de mitos e preconceitos. Abaixo, vamos esclarecer algumas verdades e mentiras sobre essa característica:

Mito: Todos os orientais têm olhos puxados

Essa é uma mentira. Nem todos os orientais têm olhos puxados. Na Ásia, existem diversas populações que têm olhos semelhantes aos ocidentais, como os mongóis, os turcos e os indianos.

Verdade: Os olhos puxados são resultado de uma característica genética

Isso é verdade. Os olhos puxados são resultado da presença da prega epicântica, uma característica genética presente em algumas populações asiáticas.

Mito: Os olhos puxados prejudicam a visão

Essa é uma mentira. O formato dos olhos puxados não prejudica a visão. Na verdade, os olhos puxados podem até mesmo oferecer proteção contra a exposição à luz solar intensa e à entrada de partículas de poeira e areia nos olhos.

Conclusão

O formato dos olhos puxados é uma característica física marcante de algumas populações do leste e sudeste asiático. Essa característica é resultado de uma combinação de fatores genéticos e ambientais, como a presença da prega epicântica e a exposição frequente à luz solar intensa e ao clima seco e ventoso. Os olhos puxados não prejudicam a visão e não devem ser motivo de preconceito ou discriminação.

FAQs

1. Os olhos puxados são uma característica exclusiva dos orientais?

Não. Os olhos puxados são mais comuns em algumas populações asiáticas, como japoneses, chineses, coreanos e vietnamitas, mas há outras populações que também apresentam essa característica, como alguns povos indígenas da América do Sul.

2. Os olhos puxados prejudicam a visão?

Não. O formato dos olhos puxados não prejudica a visão. Na verdade, os olhos puxados podem oferecer proteção contra a exposição à luz solar intensa e à entrada de partículas de poeira e areia nos olhos.

3. É possível mudar o formato dos olhos puxados?

Não. O formato dos olhos é determinado pela genética e não pode ser mudado. Algumas pessoas recorrem à cirurgia plástica para tentar mudar o formato dos olhos, mas essa prática pode ser perigosa e não é recomendada.

Related video of porque orientais tem olhos puxados

Reza Herlambang

Eu sou um escritor profissional na área de educação há mais de 5 anos, escrevendo artigos sobre educação e ensino para crianças na escola.

Leave a Comment

Artikel Terkait